10 dicas para administrar sua loja de roupa
Abrir uma loja de moda feminina é um sonho para você? Empreender não é tarefa fácil, exige planejamento e pesquisa, não apenas vontade. Se você está pensando em investir suas economias para abrir a sua própria loja, confira algumas de nossas dicas.
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Tenha um planejamento
A primeira coisa é saber onde você quer chegar e, a partir daí, traçar seu caminho. Sem ele, você pode até caminhar, mas dificilmente vai decolar. Por isso, é preciso alinhar três planejamentos: o estratégico, o tático e o operacional.
O planejamento estratégico é de longo prazo, para um horizonte de 5 a 10 anos, e se baseia em ações mais gerais. Já o planejamento tático, de médio prazo, visa coordenar todas as áreas de gestão: vendas, financeiro, estoque. O operacional é o do dia a dia, direcionando as ações de cada setor.
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Organize sua vitrine e o visual da loja
A vitrine de sua loja é seu cartão de visita, o primeiro contato físico do cliente com seu estabelecimento e, por isso, merece atenção especial. Ao organizá-la, verifique se as ofertas e os preços estão legíveis, se há muito reflexo no vidro por causa do sol, dificultando a visualização, e evite o excesso de produtos em exposição.
Cuide também de seu espaço interno. Invista em uma boa apresentação geral da loja, com displays e luminárias, atente para a sinalização e distribuição dos produtos. Instigue todos os sentidos da clientela, com uma boa música ambiente, cheiro agradável e iluminação aconchegante.
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Faça uma boa gestão financeira
Defina um orçamento: não tenha medo de gastar, mas faça isso de forma correta, sem deixar de cuidar do seu fluxo de caixa. Dica de ouro para empreendedores iniciantes: jamais misture dinheiro pessoal com o da empresa!
Defina seu pró-labore com apenas uma retirada mensal, evitando várias retiradas ao longo do mês, que favorecem o descontrole e a desorganização. À medida que o negócio crescer de modo concreto, você poderá aumentar esse valor.
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Foco no controle de estoque
Não deixe as roupas em qualquer lugar: armazene seu estoque em um local organizado, controle entradas e saídas, mantenha os níveis ideais. Automatize esse processo: a melhor forma de fazer esse controle é por meio de sistemas que, além de reduzirem tempo, também otimizam suas horas de trabalho.
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Escolha bons fornecedores
Tenha bastante critério ao escolher os fornecedores com os quais você pretende trabalhar, pois eles serão seus maiores parceiros. Crie um cadastro e enumere fatores como a qualidade das mercadorias, a rapidez da entrega e o atendimento que a empresa proporciona, de modo a priorizar aqueles que apresentam mais aspectos positivos.
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Saiba o momento certo para promoções
Liquidações significam sacrificar parte das margens de lucro para aumentar os volumes de vendas, mas só valem a pena quando feitas da maneira e na época corretas. Os descontos devem ser aplicados apenas nos itens que tem uma margem de lucro mais generosa e as promoções devem ser realizadas em períodos nas quais as pessoas estão mais propensas a gastar.
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Divulgue sua loja de roupa
Investir em marketing é essencial para divulgar seu negócio, mas não precisa se preocupar com somas estrondosas: você pode começar com um investimento baixo que pode dar muito retorno como, por exemplo, abrindo uma conta da loja na rede social onde estão os clientes.
Calma, não é necessário marcar presença em todas as redes logo de cara (lembre-se que você precisará de alguém ou uma agência de marketing digital para gerenciar tudo isso), mas escolha aquela de maior abrangência e comece a alimentá-la: coloque fotos dos produtos, anuncie promoções e descontos especiais para os seguidores e veja sua marca ganhar cada vez mais fãs.
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Busque excelência no atendimento ao cliente
O cliente precisa ser acolhido e sua equipe deve demonstrar empatia em cada atendimento. O que mais destaca um vendedor é sua capacidade de atuar como consultor, conversando com o cliente para entender suas necessidades e poder oferecer a ele a melhor solução possível. Faça do atendimento seu diferencial competitivo.
E extrapole essa fronteira pensando também em relacionamento com o cliente, para que ele se torne fiel ao seu espaço. Proporcione a ele uma experiência na visita à loja física, invista em um bom atendimento online, mantenha site e redes sociais atualizados. Garanta um atendimento personalizado, com mensagens de aniversário, descontos exclusivos, avisos sobre novas coleções antes de todo mundo e outros serviços únicos.
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Qualifique e motive seus colaboradores
Você precisa ter ao seu lado alguém preparado para lidar com a rotina de comércio, por isso invista em treinamento. Seus colaboradores devem estar sintonizados com seu negócio e motivados.
Criar uma cultura de motivação implica auxiliar seus colaboradores a desempenharem suas atividades com o mínimo de desgaste físico e mental possível e com a máxima qualidade.
Além disso, inclua na sua rotina de gestão os feedbacks, pois seus colaboradores precisam saber o que você espera deles, onde estão acertando e onde precisam melhorar. Esteja aberto também para ouvir suas reclamações e os oriente para que o façam da maneira mais construtiva possível.
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Esteja antenado
Nunca pare de se atualizar. Ainda que a experiência do dia a dia traga muito aprendizado, é preciso sempre estar por dentro das tendências do mercado e do comportamento do consumidor, principalmente em uma era de mudanças tão rápidas.
Sabemos que o dia a dia de um negócio é puxado, mas você não precisa ir muito longe para identificar tendências. Comece verificando no histórico de vendas de produtos estão com mais saída, a calça flare social, o casaco com capuz, enfim, analise a performance de todos os produtos, veja também o que a concorrência anda fazendo, invista em cursos, participe de eventos, leia sobre o tema. O conhecimento é a chave para ter ideias no dia a dia e fazer o negócio sempre avançar.
Esperamos que nossas dicas possam ser de grande ajuda na administração de sua loja de roupa. Prepare-se para colocar tudo em prática e garanta um crescimento saudável e organizado para a sua empresa.