O SEO (Search Engine Optimization), ou, em português, otimização de mecanismos de busca, se trata dos fatores levados em consideração pelos sites de busca para ranquear e organizar conteúdos quando pessoas pesquisam sobre um determinado assunto. Read More
Como expandir sua marca com o inbound marketing
O mercado está sempre mudando, então os empreendedores precisam ter o cuidado de ajustar suas estratégias e garantir a estabilidade nas negociações, já que estratégias como o inbound marketing estão ocupando cada vez mais espaço.
Principalmente porque a busca por melhorias é constante e em um contexto onde a mídia digital tem um enorme impacto na jornada de compra das pessoas.
A ideia do inbound, como será relatado ao longo do texto, é engajar os clientes por meio de conteúdo rico. A partir daí a oportunidade de apresentar as soluções da empresa se multiplica e as oportunidades de vendas e fidelização aumentam.
Como é o processo de inbound marketing?
Existem quatro etapas mais importantes no inbound marketing, e é esse tipo de processo o responsável por destacar essa estratégia para os mais diversos setores. Os passos são os seguintes:
- Atração;
- Conversão;
- Venda;
- Relacionamento.
A atração se dá basicamente por meio de conteúdo relevante e seu principal objetivo é atrair usuários valiosos para visitar suas páginas regularmente. Esse tipo de processo pode ser feito por meio de postagens em blogs, redes sociais, entre outras alternativas.
Na conversão, a empresa direciona estratégias para gerar mais engajamento e mostrar mais conteúdos que despertem o interesse do cliente.
Por exemplo, mais visitantes do conteúdo de uma empresa que vende bancada inox expurgo podem ter informações inseridas por meio de formulários, entre outras possibilidades.
A etapa de vendas pode ser alcançada por meio de conteúdo personalizado, reuniões e ligações, pois é onde o prospect está mais preparado para esse tipo de abordagem. O relacionamento, por outro lado, prioriza uma experiência ainda mais positiva do cliente.
No entanto, para que todo esse processo ocorra sem problemas, conforme discutido a seguir, é preciso estar atento às características de cada parte do funil de vendas.
Entendendo os canais em todas as etapas
O conceito de funil de vendas é importante para muitas estratégias de marketing digital e também é relevante para entender a jornada do cliente.
No entanto, para cada etapa do processo, conforme demonstrado, as táticas utilizadas sofrem algumas alterações para que os resultados sejam realmente satisfatórios.
O funil é dividido em três estágios: superior, médio e inferior. A primeira está basicamente relacionada à parte de aprendizado e descoberta, onde a pessoa não tem certeza de que tipo de solução está procurando.
Por isso os documentos recomendados para esta etapa são aqueles de fácil digestão e compartilhamento, valiosos para apoiar a educação de mercado.
Por exemplo, um serviço de transporte de veículos nesta fase pode demonstrar a importância da segurança nas viagens e como melhorar esse fator. O importante é que o foco não esteja no serviço, mas na apresentação de informações valiosas para levar o usuário ao próximo passo.
Se, em um momento anterior, a intenção de compra era sutil ou inexistente, no meio do funil o cliente em potencial já entende qual é o tipo de problema e, portanto, está procurando uma solução.
Isso não quer dizer que está totalmente preparado para uma aquisição, mas sim para um compromisso mais consistente.
O conteúdo pode ser mais avançado nesse estágio e meios diferenciados podem ser fornecidos para obter insights e nutrir leads, que são clientes em potencial que demonstram interesse no seu empreendimento.
Aqui está um exemplo de um usuário procurando por um fornecedor de produtos de limpeza e encontrando uma extensa literatura de uma empresa terceirizada de limpeza de escritório, como um e-book.
Com as informações obtidas, é possível nutrir leads para manter o interesse, dessa forma a intenção de fechar o negócio é alta.
Em relação ao final do funil, onde o cliente avalia qual solução tem maior potencial para atender suas necessidades, é importante que as empresas façam ofertas mais atrativas para estimular vendas.
Após todo esse processo, é fundamental que os profissionais continuem atualizando o conteúdo, mantendo a qualidade e respeitando tudo o que foi fornecido ao cliente, principalmente para não perder o relacionamento estabelecido.
Ele pode ser aplicado em diferentes campos?
O marketing digital apresenta uma grande diversidade e é certamente um elemento que requer uma avaliação criteriosa por parte de especialistas para descobrir qual o método que melhor se adequa aos seus objetivos, setores econômicos e recursos da empresa.
No caso do processo de inbound marketing, vale ressaltar que essa é uma tática bastante flexível, portanto tem grande potencial para empresas de diversos setores e portes.
Por exemplo, uma pequena empresa que mantém uma máquina de café expresso vending pode entrar em operação e adotar investimentos graduais.
Idealmente deve haver o equilíbrio e o planejamento corretos, seja um comércio eletrônico, instituição educacional, empresa ou agência de saúde. Com os processos certos você pode expandir sua marca drasticamente.
10 Dicas para fidelizar e encantar clientes pelo seu negócio
Quem é o seu cliente ideal? Como fidelizar? Você sabe tudo sobre ele? Sabe o que o motiva a comprar de você e não de outro fornecedor?