6 dicas para melhorar a segurança do seu e-commerce
Para quem tem um e-commerce, uma das grandes preocupações é a segurança! É errado pensar que mesmo não oferecendo e demonstrando segurança aos clientes eles continuarão consumindo. Tendo um mercado tão disputado, não basta oferecer produtos de qualidade, praticidade e um bom marketing.
Vai muito além disso, é necessários garantir a segurança aos visitantes, para que eles acreditem que comprando de você não sofrerão com fraudes e roubos.
Se pensar bem, você também não forneceria seus dados pessoais e seus dados do cartão de crédito para qualquer um, não é mesmo?
É exatamente por isso que é preciso ter um cuidado minucioso com a segurança do seu site, para que os usuários percebam a segurança e confiem em você para efetuarem a compra!
Portanto, leia com atenção essas 6 dicas, para garantir a segurança de seu e-commerce.
1 – Exija políticas de segurança
Primeiramente, exija políticas de segurança, inclusive da própria plataforma de e-commerce.
Invista em uma empresa confiável e conhecida pelo mercado para fazer todo o trabalho para você, e que utilize os protocolos de segurança como:
Certificado digital SSL
Obrigatório para qualquer e-commerce, o certificado digital SSL (ou somente SSL) é uma tecnologia que faz a criptografia dos dados fornecidos pelos clientes, dificultando, desse modo, a ação dos “agentes” mal-intencionados.
Blindagem de sites
Desenvolvido para proteger sua loja virtual contra invasões e outras ameaças, a blindagem de sites é um termo utilizado para descrever um software que, por sua vez, tem o propósito de proteger a sua loja contra os invasores.
2 – Invista em um bom sistema de pagamento
No mercado, hoje, existem infinitas marcas de meios de pagamentos. A expansão desse mercado chegou a um nível irreconhecível.
Com esse crescimento, é inevitável que apareçam os aproveitadores que aplicam golpes por todos os lados.
Devido a isso, busque conhecer a empresa que você está investindo e peça referências sobre elas, para não oferecer riscos a você e aos seus clientes.
3 – Adote um sistema antifraude
Outro passo importante é adotar um sistema antifraude, mesmo tendo os protocolos e certificações de segurança que citamos acima.
Assim, em tempo real, esse sistema identificará o número dos cartões de crédito e suas operadoras, para descobrir se eles são legítimos ou não, afinal você também corre riscos de encontrar clientes com más intenções.
4 – Reivindique senhas fortes
Mesmo que seja você o responsável pela segurança das informações dos seus clientes, exija que eles cadastrem senhas fortes.
Quanto mais compridas e difíceis elas forem, menos chances terá de que sejam alcançadas por ladrões virtuais.
Peça pelo menos oito caracteres, mesclando letras, números e símbolos.
5 – Consulte a documentação
Outra dica eficiente é consultar a documentação do cliente cadastrado. Nesse caso, basta verificar se o CPF do comprador corresponde ao CPF que está cadastrado no seu site.
Esse simples cuidado pode evitar alguns problemas, já que a não conferência desses dados pode indicar uma fraude.
6 – Entre em contato com o cliente
Por último, mas não menos importante, está o contato com o cliente. Nas situações de fraude, as informações fornecidas no ato de compra, provavelmente, estarão erradas ou, até mesmo, nem existam.
Portanto, para ter certeza de que a operação é legal, entre em contato com o cliente e exponha a situação.
Se o relato for de que ele próprio fez o pedido, explique toda a situação com calma e tente resolver o problema.
Depois de todas essas dicas, é importante ressaltar que é impossível estar 100% seguro, mas com todas as precauções ditas ficará mais difícil ser vítima de criminosos.
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