7 benefícios dos painéis solares para universidades e escolas
Grande parte das pessoas sabe os benefícios da utilização dos painéis solares, seja dentro da própria casa, do ambiente corporativo ou do espaço educacional.
O artigo de hoje visa tratar da usabilidade destes itens dentro de universidades e escolas. Confira 7 benefícios dessa adequação.
1. Energia livre do sol
Uma vez pago o equipamento para produzir células solares, a energia livre do sol acabará por compensar os custos de instalação e material, levando a um retorno do investimento em questão de anos.
Ao contrário de um painel solar residencial, que só pode permitir um certo número de painéis devido às limitações de espaço no telhado, as universidades possuem estruturas amplas que podem acomodar centenas de painéis, que podem alimentar um campus inteiro.
Quanto mais painéis você instalar, mais energia livre ilimitada poderá produzir.
2. Metas de sustentabilidade aumentam a credibilidade
O fato de a energia solar ser uma fonte ilimitada de energia por si só, a torna mais ecológica do que as fontes de energia finita de combustíveis fósseis.
O uso dos recursos naturais da terra por meio de perfurações e explosões pressiona o meio ambiente e cria efeitos colaterais que envolvem questões de poluição e saúde.
Sustentabilidade se tornou uma palavra da moda no mundo corporativo, assim como o governo e os painéis solares estão aqui para ficar.
Quanto mais uma instituição adotar energia renovável, melhor será sua imagem com a comunidade.
3. Fonte de Energia Independente
Embora os sistemas fotovoltaicos possam servir como fontes de energia independentes, eles geralmente são integrados ao sistema de grade tradicional como energia de reserva.
Faculdades e universidades que apostam em alternativas que investem energia solar podem operar fora do sistema de rede tradicional, o que pode ser útil durante uma falta de energia elétrica.
Assim como as empresas de energia solar fornecem energia limpa para residências, as universidades podem operar como centros de energia independentes para seus campus.
Em casos de desastre natural, um painel solar pode ajudar a melhorar a resposta de emergência e fornecer energia de backup até que a energia da rede local seja restaurada.
Com o surgimento de várias usinas solares que geram vários megawatts ou gigawatts de energia, é possível que a energia solar seja eventualmente 100% renovável e completamente independente da rede.
4. Oportunidade de cobertura da imprensa
As universidades que experimentam constantemente novos desenvolvimentos solares, como a UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”, são rotineiramente cobertas pela mídia, particularmente publicações especializadas em energia alternativa.
Ao criar matrizes solares que economizam dinheiro e dar um nome à sua instalação solar, como “Projeto Energia Solar”, uma universidade pode obter uma imprensa positiva, o que pode atrair grandes investidores que desejam melhorar a qualidade de suas comunidades.
Eles entendem que investir energia solar agora significa, grande economia de custos de energia no futuro, além de fornecer energia limpa, o que promove um ambiente mais saudável.
5. Baixa manutenção
Outro grande benefício dos painéis solares para faculdades e universidades alternativas é que, uma vez instalados, eles não precisam de muita manutenção.
O vidro e a estrutura que protege as células solares são muito fortes e duráveis.
Certos painéis são fortes o suficiente para suportar furacões.
A maioria dos painéis solares modernos é projetada para durar pelo menos 25 a 30 anos, mas é possível durar mais em climas amenos.
Uma das chaves para os painéis serem de baixa manutenção é que eles não têm partes móveis.
Uma universidade ou um conjunto solar residencial deve ser inspecionado periodicamente, mas em climas mais quentes os painéis solares têm mais longevidade.
Os painéis podem ser danificados pelo vento e outras condições climáticas severas, mas tendem a ser inquebráveis.
6. Energia verde atrai a geração do milênio
A geração do milênio favorece predominantemente a energia verde; portanto, a instalação de painéis solares no telhado de uma universidade pode ajudar a aumentar as matrículas.
Os créditos fiscais do governo e os painéis solares produzidos de forma barata são dois tópicos ambientais que despertaram o interesse de jovens que desejam participar do projeto de energia solar.
Mesmo os alunos preocupados com o meio ambiente, que não podem pagar pelos painéis, querem aprender como instalar os próprios painéis para se prepararem para o futuro.
As atuais emissões de gases de efeito estufa sugerem que a sociedade precisa se converter em energia renovável nas próximas décadas para evitar danos irreversíveis ao meio ambiente.
Por esse motivo, os jovens veem o design da sustentabilidade como essencial para a sobrevivência do planeta.
7. Energia Solar funciona bem em telhados planos
A maioria das universidades é construída com telhados planos em vez de inclinados, tornando-os ideais para fácil instalação de painéis solares.
Os estudantes que desejam instalar painéis solares próprios em telhados planos podem aprender diretamente com as autoridades da universidade como isso é feito.
Eles podem aplicar parte desse conhecimento a telhados inclinados, com o entendimento de que os telhados inclinados precisam estar voltados para o sul e livres de sombra para obter luz solar adequada.
Telhados planos são mais convenientes para universidades e grandes estruturas que incluem HVAC e outros equipamentos para telhados.
Texto por: WNWeb