Como utilizar o e-commerce para alavancar uma empresa?

Como utilizar o e-commerce para alavancar uma empresa?

Como empresário, você já deve estar farto de ouvir sobre a importância de ter um e-commerce. E como muitos, deve se frustrar ao investir em uma e não ter resultados, no final somente onerando novos custos para sua empresa.

Você já se perguntou por que isso acontece? O que faz com que algumas empresas consigam alavancar seus negócios e outras não? Confira abaixo as principais causas e como resolvê-las.

Porque algumas empresas decolam com um e-Commerce e outras não?

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Quem gerencia o seu e-commerce?

 O motivo mais comum de um e-Commerce fracassado é a falta de cuidado do empresário com sua própria loja virtual. Assim como na loja física, onde o empresário cuida da vitrine, quais preços expor com mais destaque, quais produtos entrarão na promoção e como esses produtos serão exibidos, no ambiente digital não deve ser diferente!

Você precisa de alguém para cuidar da logística do seu e-Commerce! Precisa atualizar as informações dos produtos, informar quais textos o Google irá ler para exibir nos resultados de busca, cuidar das vendas que ocorrem no administrativo da loja virtual, entre outros…

“Ah, mas não criei a loja para reduzir gastos?” sim, você criou. A loja virtual vende 24h, 7 dias por semana, evita erros humanos e espaço necessário para operar… mas não quer dizer que não é necessário um certo cuidado. Por isso, o primeiro motivo do seu e-Commerce não estar vendendo é muito claro:

Motivo 1: você não tem um gerente de e-Commerce  ou coloca um colaborador que já possui outras atividades ou não possui conhecimento técnico para utilizar a plataforma da loja virtual.

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Em qual plataforma hospedar seu e-commerce

Outra razão, muito comum para a loja digital não vender, é a plataforma escolhida. O comerciante não precisa ter conhecimento técnico para desenvolver uma loja virtual, por esse motivo mesmo é que ele contrata uma agência ou desenvolvedor. Porém ele dever fazer algumas perguntas básicas, como por exemplo:

  • Em qual plataforma minha loja virtual será produzida?
  • O servidor na qual meu site ficará hospedado é rápido e possui backup?
  • Quantos acessos de usuários minha loja aceita ao mesmo tempo?
  • Haverá suporte de desenvolvimento para caso haja algum problema na loja?
  • O e-Commerce será responsivo (se adaptará para dispositivos móveis como celulares?)

Motivo 2: não possui uma boa plataforma\servidor\serviços

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Quanto utilizar para divulgar sua loja virtual?

Estar na internet aumenta muito a abrangência da sua marca. As fronteiras deixam de existir e seus produtos passam a ser acessível para um grande número de pessoas que cada vez mais utilizam a internet para consumir.

Porém,  só estar ativo na rede digital não significa vendas garantidas. Você também está competindo com um mercado muito maior. Divulgar seus serviços é uma necessidade. Isso vai desde a criação de Banners promocionais para você colocar na página inicial do seu site à disparo de e-mails em massa para sua lista de clientes e postagens em redes sociais.

Existem também recursos mais avançados, porém não gratuitos, como o Google Ads e o Google Shop, que deixam sua loja em primeiro lugar nas pesquisas dependendo da palavra digitada pelo internauta no Google.

Motivo 3: Não fazer divulgação digital do e-Commerce na internet

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Talvez esteja na hora de buscar alguma ajuda profissional 

Se nenhum dos passos acima funcionou para alavancar sua loja virtual então o problema pode ser outro, e só com uma análise minuciosa você conseguirá resolver este problema.

Nestes casos o ideal é contratar um consultor de e-Commerce. O consultor é um profissional que possui um conhecimento mais aprofundado quanto a plataforma, tecnologia e integração de lojas virtuais e também possui noções de logística e marketing digital, assim sendo capaz de identificar em quais áreas o e-Commerce está pecando para então sugerir soluções.

O ideal é contratar os serviços de uma empresa de consultoria de e-Commerce antes mesmo de começar a produzir, para já começar com pé direito, ao invés de investir e não ter resultados, assim fazendo o investimento só onerar em mais custos.

Motivo 4: Não possui uma consultoria de e-Commerce durante a produção ou após lançado um e-Commerce.

Como podemos ver, existem inúmeros motivos de uma loja virtual não vender. Podem existir outros não relacionados diretamente com a loja virtual, como preço não competitivo ou concorrência grande e forte, mas na grande maioria das vezes uma plataforma ruim, um e-Commerce sem o devido cuidado e/ou falta de divulgação da loja digital são o que fazem este investimento tão assertivo muitas vezes se tornar um estorvo oneroso.

Artigo produzido por Vinicius Tarouco da softhouse Kasterweb