Qual o papel dos laboratórios de análise e pesquisa?
Os laboratórios de pesquisa são fundamentais para a sociedade, muitas descobertas importantes utilizadas atualmente são resultado de trabalhos constantes de pesquisadores que viram a necessidade de investir no aprimoramento de técnicas e processos, a exemplo existem os medicamentos, que ajudam a salvar muitas vidas.
Importância do setor de pesquisas e seus equipamentos
Com o avanço das tecnologias a atuação dentro dos centros de análise se tornou ainda mais eficiente, isso porque o ambiente está equipado com máquinas modernas que garantem a exatidão de todos os resultados obtidos com as pesquisas.
Os microscópios são um alguns dos equipamentos mais importantes e usado nos laboratórios, por isso é importante entender seu funcionamento dentro de uma pesquisa.
Os microscópios ópticos possibilitam enxergar materiais impossíveis de ver a olho nu com a ajuda de lentes específicas que captam refrações de luzes.
Este aparelho é composto por uma parte óptica responsável pela ampliação do objeto e uma outra mecânica que tem como objetivo o foco.
Contudo, existem matérias que não refletem luz, como moedas, cristais e fósseis e, neste caso, um equipamento especial deve ser usado.
O microscópio biológico binocular, por exemplo, é indicado para análises clínicas e estudos. Isso ocorre porque esse equipamento facilita a visualização de itens opacos.
No entanto, para que esse equipamento funcione de forma precisa é necessário o uso de demais ferramentas ópticas, que complementarão o equipamento como um todo.
Na prática, são chamados de componentes ópticos tudo aquilo que ajuda a compor um equipamento usado para observar amostras em laboratórios, alguns exemplos que podem ser destacados são:
- Espelhos que flexibilizam os feixes de luz e ajudam a focar;
- Filtros e aberturas que modificam a intensidade da luz;
- Lentes cilíndricas que ampliam o feixe de luz em uma única dimensão;
- Sistemas ajustáveis para zoom, de acordo com o material a ser analisado.
- Outros itens que desempenham funções imprescindíveis.
Equipamentos laboratoriais com uso cotidiano
Às vezes utilizamos determinada ferramenta no dia a dia e não pensamos que elas podem ter outras finalidades em segmentos muito importantes, como é o caso do termometro digital para uma pesquisa.
É correto pensar que o princípio do termômetro é medir a temperatura, mas se engana quem pensa que ele pode estar presente apenas nas residências consultando o calor do corpo.
Isso porque existem modelos industriais e mais avançados, inclusive, é fundamental nos centros de meteorologia.
Neste momento, o objetivo é ressaltar a aplicação dos termômetros nos laboratórios para precisar a temperatura de substâncias químicas, líquidos, gases e muitos outros.
O mesmo acontece com a balança eletronica, que serve para pesar produtos, como aquela usada para calcular o peso da farinha e açúcar na hora de fazer um bolo.
Outra ferramenta conhecida das industriais e comerciais é a balança usada em padarias e grandes empresas alimentícias, mas além delas tem também uma outra usada em laboratórios e é indicada para pesar a amostra de cada elemento usado para as experimentações e pesquisas.
Laboratórios qualificados zelam pela segurança e confiança de seus resultados
Todas as empresas, corporações e indústrias, sejam elas de qualquer segmento, devem ter a preocupação com a rede elétric, por isso a pesquisa é improtante.
Com os laboratórios não seria diferente, principalmente porque neste ambiente são realizados muitos trabalhos que dependem do manuseio de componentes químicos e inflamáveis.
Neste contexto, uma rede segura que transmita a quantidade certa de energia para a utilização dos equipamentos de análise é imprescindível até para evitar acidentes e transtornos relacionados as cargas elétricas. Para isso, pode-se contar com o quadro de distribuição.
Responsável por receber a energia que chega pela concessionária de distribuição e repassar para os circuitos instalados no ambiente, é bastante eficiente na redução de custos e riscos a vida.
De modo geral, esse equipamento é bastante utilizado porquem deseja obter geradores para quando ocorrer quedas de energia os trabalhos em execução não sejam perdidos. Além disso, ele tem a função de garantir a viabilidade de amostras em laboratórios clínicos. Para isso, uma opção é o quadro de transferência automático.
O quadro qta tem como função o acionamento automático dos geradores, não necessita interferência manual, a menos que a queda de energia seja programada, aí é possível definir o momento exato em que o quadro deve entrar em ação, assim não se perde tempo de trabalho.
Ou seja, assim que houver a interrupção da energia o equipamento já começa a atuar e religa todo o sistema elétrico.
Seguindo essas orientações e aplicando esses mecanismos de segurança, os prédios vão estar protegidos e os funcionários também.
Com isso, o trabalho vai fluir de maneira mais prática e os resultados vão ser cada vez mais precisos. Mas vale lembrar que realizar manutenções nos equipamentos periodicamente é fundamental.