Saiba agora como proteger a energia do seu negócio
Para que uma indústria ou uma empresa funcione de maneira correta, é preciso que tenham algumas questões bem resolvidas. Funcionários adequados, estrutura de qualidade e planejamento correto são apenas alguns deles.
Porém, além de todos os pontos que podemos enxergar, há um deles, em especial, que faz toda a diferença: a energia.
Para que todos os processos industriais e comerciais sejam feitos de forma eficiente, é preciso que a energia seja, também, de qualidade.
Isso porque muitas das máquinas (principalmente nas indústrias) precisam de uma grande quantidade de voltagens. Apesar de muitos equipamentos utilizarem baterias específicas, é preciso mais do que isso.
Por conta disso, vamos falar sobre dois equipamentos que toda indústria e empresa precisa ter: o estabilizador e o nobreak.
O que é um estabilizador de energia?
A maioria das empresas e indústrias contam com diversos aparelhos, equipamentos e maquinários de várias tensões diferentes.
Por conta disso, foi criado (na década de 40) o estabilizador de energia industrial. Sua função é corrigir e regular a tensão elétrica de acordo com a necessidade dos aparelhos.
Isso faz com que a alimentação de energia seja mais segura e filtrada, o que evita queimas e quebras.
O estabilizador é capaz de trabalhar tanto com subtensão quanto com sobretensão. Isso faz com que a vida útil dos equipamentos seja maior. Outras vantagens de utilizar esse aparelho são:
- Estabilização da rede elétrica;
- Evita sobrecarga;
- Evita sobreaquecimento;
- Sinalização de problemas da rede elétrica;
- Diminuição de ruídos.
Existe mais de um tipo de estabilizador de energia industrial, sendo cada um voltado para determinados tipos de equipamentos.
Por conta disso, é preciso pesquisar corretamente antes de adquirir qualquer produto. Alguns tipos de estabilizadores são: para computadores, para rede de telefonia e para sistemas industriais.
Outra questão importante de ser levada em conta é que a rede de energia elétrica do Brasil não é das melhores. É muito comum acontecerem quedas de energia ou aumentos de tensão. O estabilizador também serve para proteger os equipamentos e aparelhos desse tipo de instabilidade.
Os estabilizadores são compostos por:
- Chave liga e desliga;
- Fusível;
- Chave seletora;
- Tomadas.
Porém, os estabilizadores são equipamentos um pouco antigos, que servem para aparelhos movidos à válvulas, como alguns maquinários industriais. Para os aparelhos mais modernos, são utilizados os nobreaks.
O que é um nobreak?
Assim como os estabilizadores de energia, os nobreaks também são aparelhos que regulam a energia. Além disso, ele também é utilizado em caso de quedas de luz.
Isso é possível por meio de uma bateria de chumbo ácido. Ao nobreak podem ser ligados mais de um aparelho. Porém, sua eficiência vai depender dessa quantidade e do quanto esses equipamentos consomem de energia.
Em geral, são três tipos de nobreaks: Stanby – mais comum, mas não impede as alterações de voltagem; Linha Interativa – regula a voltagem; Online – mais eficientes e utilizados em locais grandes.
Mas, atenção: assim como todos os outros equipamentos, é preciso se preocupar com a manutenção de nobreak APC.
Como muitos locais utilizam esse aparelho (indústrias, empresas, hospitais, entre outros), é preciso que ele esteja em perfeito estado e que haja uma assistência técnica presente para qualquer momento.
Não é apenas a manutenção corretiva que deve ser ativada. Na verdade, esse é um dos maiores erros de qualquer empresa: só ajustar aquilo que quebra.
Na verdade, a manutenção preventiva é ainda mais importante. Ela evita danos e desgastes desnecessários.
A manutenção preventiva dos nobreaks é fundamental, já que ela evita diversos tipos de perdas: tanto de equipamentos quanto de tempo e dinheiro.
E para maior comodidade e praticidade, lojas fazem a entrega de baterias de forma gratuita, esse modelo é a melhor opção para quem precisa da bateria e não pode sair de casa.
Quando falamos em hospitais, então, essa prática é ainda mais importante. Muitos dos aparelhos hospitalares necessitam de energia para funcionar. Assim, problemas com quedas de energia não podem atrapalhar o dia a dia.
Com essa manutenção, é possível ter certeza de que a energia não faltará nos momentos mais necessários. É claro que, para isso, é preciso encontrar empresas que sejam confiáveis e eficientes.
Assim, elas serão capazes de identificar qualquer problema de maneira adiantada e corrigir todos os danos e defeitos.
Por fim, conseguimos entender que a energia é um dos pontos mais importantes para o funcionamento de um local.
Hoje, dependemos dela para diversas atividades. Por conta disso, o estabilizador de energia e o nobreak precisam estar sempre presentes no dia a dia dos negócios.