Conheça as principais tendências de marketing para 2020

by redator 0 Comments
Conheça as principais tendências de marketing para 2020
Endomarketing

O ano mal começou, mas as tendências de marketing para 2020 já podem ser vistas claramente. O marketing digital vem se desenvolvendo e ganhando espaço no mundo moderno, os seus impactos sobre a formas das marcas se relacionarem com sua persona também.

Com tudo que temos visto, é fundamental que estejamos de olho nas previsões de marketing para 2020, para podermos identificar mudanças de comportamento e o surgimento de novas tecnologias.

Vamos nos preparar o quanto antes para explorar as novas tecnologias que vêm surgindo e adotar as práticas? Pensando nisso, elaboramos este artigo para listar as 4 principais tendências de Marketing Digital para 2020. 

1. O aumento do uso do chat bot

Depois da transformação digital que passamos, as redes sociais se tornaram mais um canal de vendas. Esses canais servem como plataformas para atrair a atenção da audiência e, em casos mais avançados, dispõem de chats privados que podem ser usados para o atendimento.

Tendo uma boa comunicação via mensagem direta em redes como o Twitter e o Instagram fez com que as marcas tivessem sucesso em vendas e a partir disso olharam com maior atenção para essa funcionalidade.

Por isso os que chats privados são checados frequentemente pelos usuários e já fazem parte de sua rotina digital. Podemos dizer que é uma versão mais jovem e atual do email.

Seguindo esse pensamento, por que não investir na comunicação em aplicativos que, em essência, funcionam como chats privados?

2. A evolução e melhorias da IA

A inteligência artificial terá a possibilidade de se desenvolver mais ainda em 2020. Hoje, a tecnologia já é aplicada em recursos como os chatbots, atendentes virtuais que simulam um humano e conseguem aprender com as interações com os usuários. 

A importância dessa tecnologia é grande. Um exemplo é o crescimento de buscas por voz. Em janeiro de 2018, o número de pesquisas na internet utilizando esse recurso já ultrapassava a marca de 1 bilhão por mês. Sua popularidade, então, não é a grande novidade.

Mas o que poderá mudar é o desenvolvimento tecnológico, pois o mesmo vem tornando a experiência dos usuários cada vez mais qualificada. Já podemos dizer que a maioria dos serviços de reconhecimento de voz consegue processar até falas mais confusas, como as proferidas por crianças pequenas. Tal tecnologia é, portanto, algo cada vez mais presente na rotina das pessoas.

3. A personalização da experiência do usuário

Quando você entra nas rede sociais, é notável que o feed traz, com frequência, recomendações baseadas em sua experiência na internet.

Todos os assuntos que o usuário mais acessa, ele recebe com mais frequência no seu feed. Perfis de possíveis conhecidos são oferecidos para enriquecer e personalizar sua navegação. Nada disso é por acaso. Essa personalização dos conteúdos para agradar ao usuário é uma tendência que vem se desenvolvendo há algum tempo e promete alcançar seu pico em 2020. 

4. O crescimento da busca visual

 Uma nova tendência seria a busca visual, é um recurso que permite que uma pesquisa se inicie, a partir de uma imagem enviada pelo o usuário e que pode ser até mesmo um printscreen.

O uso das imagens para a realização de buscas é mais interessante do que o de textos ou áudios porque 90% das informações transmitidas ao cérebro humano são em forma de imagem (que inclusive são processadas 60 mil vezes mais rápido que qualquer texto). 

5. O aumento de conteúdos em áudio

Mais uma tendência que vem sendo cada vez utilizada no marketing digital, é o áudio.

As pessoas estão fazendo cada vez mais buscas por voz no Google, Porém, a tendência vai muito além da mera realização de pesquisas por meio da fala.

Em busca de experiências cada vez mais ágeis e eficientes e dinâmicas, os usuários têm dado muita atenção a conteúdos sonoros.

Essas são cinco das principais tendências de marketing para 2020. Como a tecnologia aliada ao marketing evolui cada vez mais rápido, é sempre importante ficar antenado com todo o tipo de novidade que possa aparecer a qualquer momento em nosso cotidiano.