Segurança, conforto e bem estar: veja os diferenciais que a seu comércio precisa ter!

Segurança, conforto e bem estar: veja os diferenciais que a seu comércio precisa ter!

No comércio, o que mais conta é a capacidade de oferecer bons produtos, de maneira prática, para seus clientes, gerando assim diferenciais para uma empresa.

E, parte disso, é saber das necessidades do seu público-alvo e também, como alcançá-lo. Vemos então um fator importantes para qualquer comércio: publicidade.

Esses dois aspectos estão intimamente ligados, uma vez que, um se encarrega de conseguir novos clientes e de fazer com que esses novos clientes permaneçam.

Esse ramo do negócio, precisa estar em equilíbrio para que seu comércio possa funcionar bem e crescer, em um ritmo sustentável. Muitos donos de negócios erram ao querer trazer muita inovação, sem praticidade.

Se o mundo avança, seu negócio deve avançar também

Em contrapartida, ficar preso aos métodos tradicionais, quase nunca se mostra uma maneira eficiente de gerir um negócio.

Uma vez que a tecnologia avança constantemente, em um ritmo cada vez mais acelerado, é papel do gestor saber discernir quais avanços serão úteis e aplicáveis para seu negócio.

Imagine uma copiadora que não possui internet ou computadores com entradas USB, totalmente inviável não?

Da mesma forma, conhecer as novas tecnologias e metodologias, é extremamente importante para que seu comércio não fique “parado no tempo”, causando sensação de ser retrógrado ou antiquado, ao cliente.

Erra aquele que pensa que apenas negócios diretamente envolvidos com computadores e tecnologia precisam de avanço, nos métodos de trabalho, itens de segurança e conforto.

Quanto melhor for a análise de estratégias, que podem ser usadas em seu ambiente, melhor será a experiência para o cliente, que se sentirá satisfeito em voltar.

Deixar o cliente confortável não depende apenas de tecnologia e sim dos seus diferenciais

Quando falamos em “avanço de tecnologia e metodologia”, não estamos falando apenas de máquinas e aparelhos eletrônicos mas, sim, de quaisquer itens que podem melhorar a experiência de clientes e funcionários, dentro de seu negócio.

Um exemplo claro dessa perspectiva é que, hoje em dia, podemos encontrar, em diversos tipos de comércio equipamentos, como bebedouros, entradas, etc., específicos para cadeirantes.

Este é um desenvolvimento claro no setor de acessibilidade, que não envolve necessariamente componentes eletrônicos.

É o avanço baseado na observação e mudança da maneira de se relacionar, para facilitar a integração das pessoas ao ambiente.

Vamos falar agora, de alguns desses diferenciais que podem ser implantados no seu comércio, para gerar segurança, conforto e bem estar.

Portarias virtuais e seus diferenciais

As portarias virtuais, são ótimas alternativas para alguns tipos de estabelecimentos e condomínios.

A portaria virtual, funciona com um sistema de vigilância e controle de acesso virtual. Isso significa que, não será necessária a clássica guarita, com um porteiro 24h.

Dependendo do tipo de estabelecimento, é uma ótima opção pois, trará a mesma segurança, com um custo menor.

Isso porque, principalmente, não haverá a necessidade de contratar uma pessoa para ficar no controle de acesso o tempo todo.

A empresa de portaria se encarregará de ter sempre alguém controlando o acesso e vigiando as câmeras de sua central e, caso necessário, entrará em contato com a polícia, imediatamente.

No caso onde é necessária vigilância 24h, seria interessante contratar dois ou três empregados para revezar entre os turnos – a portaria virtual diminui a preocupação e o gasto.

Proteção e sinalização

Item fundamental na parte de segurança do cliente e funcionários. A sinalização correta do ambiente, pode evitar acidentes e melhorar a dinâmica do seu comércio.

O uso da faixa de sinalização visual para degraus de escada, pode evitar situações perigosas e desagradáveis para os clientes e funcionários e, assim como faixas de piso antiderrapantes, são essenciais no seu comércio.

Alguns dos tipos de itens de segurança e sinalização que não podem faltar:

  • Placas de identificação de ambientes (banheiro, sala de reuniões, caixa, etc.);
  • Placas de instruções (“faça silêncio no ambiente”, “retire uma senha”, “aguarde ser anunciado”, “toque a campainha para ser atendido”, etc.);
  • Placas de advertência (“cuidado piso molhado”, “utilize o corrimão”, “em caso de queda de energia utilize as escadas”, etc.);
  • Faixa guia nas paredes e piso, para indicar direções aos visitantes;
  • Faixas antiderrapantes em locais escorregadios;
  • Faixa separadora de filas.

Ar-condicionado

Esse item deixa de ser opcional em muitas cidades do Brasil. Donos de comércio (e seus funcionários), podem constatar que colocar uma central de ar-condicionado, é uma das melhores decisões tomadas.

Claro que, nem sempre é possível utilizar esse tipo de sistema mas, quando é utilizado, causa grande conforto para clientes e funcionários, aumentando o bem estar de quem visita ou trabalha no estabelecimento.

Em alguns casos, não é necessário contratar uma empresa que instala ar condicionado, é possível utilizar um ar condicionado portatil.