Prédios comerciais: saiba como ter máxima segurança
Os prédios comerciais são formações modernas na sociedade. Acompanhando o desenvolvimento na construção civil, bem como na economia, os prédios passaram a ser desenvolvidos para dois fins, um deles é a moradia e o outro é locação de empresas, em sua maioria prestadoras de serviços.
Isso ocorre porque os prédios são estruturas que permitem uma segurança maior por um preço mais acessível, bem como a locação do espaço quando comparado com demais estruturas empresariais disponíveis para locação.
Com isso, passou a ser comum os prédios voltados ao atendimento das necessidades empresariais.
Servindo para a constituição de diferentes empresas, os edifícios comerciais apresentam um sistema de segurança reforçado, além de demandar mais organização da portaria e recepção para atender todos os colaboradores e clientes com qualidade e profissionalismo.
Sistema de segurança
As empresas possuem em seu interior diversas máquinas e equipamentos e demais acessórios e documentos que são de alto valor e, por isso, precisam ser mantidos em segurança.
Devido a isso, os prédios comerciais possuem um sistema de segurança maior que os prédios residencias.
Um dos recursos utilizados é a câmera de segurança distribuída estrategicamente nos pontos de acesso ao prédio, bem como nos corredores de cada andar, para que a central de monitoramento tenha visão remota completa de todos os espaços.
A quantidade de câmeras é bem maior, visto que as empresas podem contratar o serviço de vigilância remota com inclusão de câmeras dentro dos espaços da empresa.
Além das câmeras, o sistema de recepção e portaria são igualmente importantes. Afinal, eles são responsáveis por autorizar e cadastrar por meio de sistemas tecnológicos a estrada, permanência e saída de todos os colaboradores e clientes. Com isso, também é possível saber a localização exata de cada pessoa.
De um modo geral, a controladoria de acesso permite que o espaço garanta a sensação de mais segurança, promovendo nas pessoas mais confiança para o desenvolvimento de todas as atividades que são necessárias para que o atendimento ao público aconteça com qualidade, profissionalismo e otimização.
Auxiliando nos processo de controladoria, há os sistemas e programas que interligam as máquinas e centralizam os procedimentos.
A catraca biométrica para academia e acesso a demais estruturas dos edifícios comerciais, por exemplo, consegue criar um banco de dados com todas as pessoas que já tiveram passagem no prédio, além de tornar a entrada e saída mais segura, rápida e prática a todos.
Assim como há as catracas e o cadastro das pessoas na recepção aos colaboradores, é possível prover uma segurança a mais, por meio de acesso controlado na estrada da empresa após a passagem na recepção.
Por meio de um cartão de funcionário, que além de identificar é utilizado nos sistema de segurança para a passagem aos locais de trabalho.
A fim de conservar a identificação, há o porta cartão atacado que pode ser concedido a cada um dos funcionários junto com cordões para serem usados como parte do uniforme profissional.
Desse modo, há dois sistemas de identificação e segurança que precisam ser utilizados pelos colaboradores para se instalarem nas dependências das empresas. Essas medidas promovem ambientes mais:
- Produtivos;
- Colaborativos;
- Seguros;
- Funcionais.
Oferecendo para as empresas um clima organizacional ideal para que os trabalhos sejam realizados com máxima qualidade e praticidade, aprimorando a imagem das organizações, bem como tornando-as mais competitivas no mercado.
Estruturas essenciais
O modelo de prédio comercial tem uma estrutura diferenciada do residencial. Com foco no crescimento das empresas, há espaços e estruturas que fomentam isso. Assim, há salas para reuniões e locais para confraternizações empresariais, além de ambientes para pequenos eventos.
Contudo, semelhante ao residencial, a locomoção precisa ser acessível a todos. Por isso, os elevadores são essenciais, principalmente no comercial em que o fluxo de pessoas utilizando esse recurso é bem maior, na maioria das vezes.
O elevador comercial 1 andar, pode ser localizado em diferente locais do prédio, sendo instalado mais de um para facilitar a locomoção de todas as pessoas, evitando atrasos e situações desagradáveis aos funcionários e clientes que circulam no prédio.
Atendendo todas as especificações de segurança, incluindo o sistema de combate a incêndio correto e facilitando o acesso aos andares com a inclusão de elevadores em diferentes locais, é possível ter uma estrutura segura e funcional, fazendo com que os prédios comerciais sejam dinâmicos e ideias para o locação de empresas de pequeno e médio porte.