Negócios na manutenção da saúde e atividades físicas
Os empreendedores sempre buscam uma forma de investir um capital em negócios que tem um retorno garantido. Com muitas pessoas preocupadas com a saúde e a possibilidade de praticar atividades esportivas individuais e coletivas, as academias de ginástica se tornaram um potencial modelo de investimento.
Atualmente, há diversos modelos de academias que miram públicos-alvos distintos. Há espaços para aqueles que preferem a natação, outros procuram treinos aeróbicos e muitos que buscam exercícios de baixo impacto, como a hidroginástica, o yoga e o pilates.
De todas as formas, a prática de exercícios físicos tem ajudado muita gente a se afastar de hábitos ruins, como cigarros e bebidas alcoólicas.
Além de aliviar o estresse e quebrar a rotina diária entre residência e trabalho, ou outras atividades que ocupam o tempo, mais por obrigação do que por prazer.
Vontade de aprender nunca é demais para os negócios
Para manter o corpo saudável, muitas pessoas procuram uma forma de praticar atividades físicas que ajudam a fortalecer os músculos, utilizar o cérebro e até mesmo para se distrair do dia a dia de uma maneira segura.
É para esse público consumidor que os empreendedores oferecem um espaço dedicado para a prática de exercícios e treinamentos funcionais para o corpo humano.
A própria atividade cerebral é estimulada, pois há produção de endorfina, que ajuda a manter o corpo com a saúde em dia.
O custo para esse tipo de investimento varia de acordo com o espaço disponível, o número de funcionários e quantas pessoas podem ser atendidas ao longo de um dia.
Muitos aparelhos de academia ocupam um espaço considerável, como bicicletas ergométricas, esteiras para corrida, halteres e colchonetes para fazer abdominais no solo.
Dessa forma, o empreendedor deve colocar no papel um planejamento de negócios adequado, calculando o custo do espaço, a compra de materiais, a contratação de profissionais e a divulgação do estabelecimento.
Lutas marciais atraem crianças, jovens e adultos
Ao contrário de uma academia de ginástica e musculação, as artes marciais atraem um público interessado a partir dos seis anos de idade, que é quando uma criança passa a se interessar por práticas esportivas, seja sozinha ou incentivada pelos pais.
Apesar que os esportes olímpicos e outros eventos também costumam ser um fator de incentivo.
O mercado oferece academias de com lutas esportivas distintas, como:
- Karatê;
- Judô;
- Taekwondo;
- Jiu jitsu.
Para a prática ser realizada dentro dos parâmetros e normas regulamentadas por associações esportivas, as vestimentas devem ser apropriadas dentro do dojo, espaço onde ocorrem as lutas e todo o aprendizado.
Aqui o empreendedor também pode faturar, pois a disponibilidade de uma loja dentro da academia pode disponibilizar faixas, judogi adulto e infantil, que é a roupa apropriada para a prática do judô e outros materiais para o aprofundamento nos ensinamentos da cultura oriental, que é o berço desses estilos de luta.
Vale lembrar que a vestimenta dessa modalidade, o judô, em específico, deve ser branco, pois os japoneses respeitam o tradicionalismo e são extremamente conservadores.
Ambiente seguro e confortável para todos
O imóvel disponível para a adaptação de uma academia de ginástica e prática de lutas esportivas deve ser climatizado e confortável para todos, com uma ventilação adequada.
A presença de aparelhos de ar condicionado valorizam o espaço, mantendo uma temperatura que seja cômoda para treinadores e aprendizes.
Dessa forma, a instalação elétrica externa e interna devem suportar a presença de diferentes equipamentos ligados à tomada, assim como a iluminação de todo o ambiente, principalmente, no período noturno, quando mais pessoas têm tempo e disposição para treinar.
O projeto desenvolvido por profissionais como engenheiros elétricos e técnicos eletricistas precisa incluir a carga de energia, os fios e cabos adequados para suporte e adequação em toda a rede.
Academias que contam com vestiários e banheiros com chuveiros tendem a atrair mais alunos e alunas, pois permitem a higienização no próprio local após o treinamento.
Para a segurança de todos que frequentam a academia, um projeto que engloba um sistema integrado e software para portaria virtual e catracas eletrônicas pode ser ideal.
A recepção pode ser o limite máximo para pessoas interessadas em participar da rotina da academia, recebendo um crachá eletrônico que permite sua entrada após o pagamentos de taxas e mensalidades.
São soluções associadas à tecnologia que mantém a segurança de um empreendimento comercial, qualquer que seja a finalidade e o objetivo do empreendedor para com o mercado consumidor.
As academias de ginástica e práticas de lutas esportivas são ambientes que contam com entusiastas da boa forma e cuidados com a saúde.
Um investimento em segurança é apenas mais um atrativo, além da disponibilidade de equipamentos modernos e presença de profissionais da área de educação física, para seus negócios.