Os elementos que compõe uma boa escola
É provável que um dos ambientes que mais se passam a primeira e a segunda parte da vida antes de chegar a vida adulta é na escola. Esses momentos todos são marcantes, algumas vezes fazem amigos para o resto da vida, outras vezes, pode ser um ambiente estressante e em outros momentos pode ser altamente estimulante.
O fato é que este espaço de ensino e aprendizagem é fundamental para a vida. Essas instituições, grandes ou pequenas, compostas de salas de reunião pequenas e quadras, são compostas de profissionais engajados e que visam sempre uma coisa, a educação de melhor qualidade para as pessoas.
Trabalhar em uma escola significa acreditar que o ser humano pode amansar seus instintos de violência e se preocupar com o diálogo, promover a paz e amar as artes.
As escolas são fundamentais também para as famílias que possuem filhos pequenos e que precisam trabalhar.
Algumas regiões do país já possuem empresas com creche no local, para que os pais possam trabalhar e a criança possa estar cuidado no mesmo ambiente, garantindo assim a esperança.
Neste texto abordaremos elementos necessários para que o colégio ou a escola seja bom ambiente. Isso envolve tanto a capacidade filosófica, como a capacidade física do ambiente, como a infraestrutura e a segurança.
A segurança em um ambiente escolar
Para que o ensino e a aprendizagem ocorram na escola de forma adequada e sem riscos nenhum é preciso que o espaço escolar esteja bem guardado.
Sabendo desse detalhe é possível que o trabalho dos professores, da coordenação na sala de reunião escritório e da direção sejam executados sem problemas e com tranquilidade.
Assim, é possível contar com algumas ações que visam promover a segurança desse espaço que é tão importante para as nossas vidas e para as vidas das gerações que estão aqui e agora.
1. Envolva todos na escola
O ponto mais importante para que a segurança seja efetuada é que todos os procedimentos e protocolos sejam conhecidos por todos.
Assim, é necessário fazer a inclusão dos alunos, da equipe pedagógica e dos pais para criar medidas que ajudam todo o trabalho da equipe.
O envolvimento de todos não é importante apenas nas escolas, nos negócios, em estabelecimentos que possuem refeição para empresas os procedimentos tomados em conjunto são fundamentais para que tudo ocorra de maneira pacífica e segura.
2. Investir em segurança
Para que os procedimentos de segurança sejam executados de forma adequada é importante que haja o investimento no setor.
Esse investimento pode ser tanto em equipes de segurança que presta o serviço, como em equipamentos que ajudam no monitoramento de atividades suspeitas como as câmeras.
Também é obrigatório por lei que a escola tenha os profissionais preparados para os primeiros socorros e que o ambiente tenha um DEA – Desfibrilador Externo Automático, ajudando a salvar vidas enquanto o atendimento mais especializado chegue.
Outros equipamentos são sensores de presença e alarmes. O investimento de segurança também é preciso nas empresas de alimentos, mercados, padarias e farmácias.
3. Automatizar entradas e acessos da escola
O terceiro ponto que podemos tratar como segurança no ambiente escolar é automatizar as entradas e as saídas, isso permite uma verificação mais atual e mais segura de quem realmente está na escola.
Assim, isso é possível com marcações de ponto em cartões de acesso e acesso com biometria.
Somente com esses pontos é possível ter nesse ambiente:
- Segurança;
- Tranquilidade;
- Conforto;
- Pacificidade.
As atividades extracurriculares
Além da segurança existem outros fatores que devem ser levados em consideração para compor uma escola boa e que tem a maioria dos atrativos para os pais e alunos.
Uma delas é o plano de ensino. O plano de ensino é como a escola entende o processo educativo e quais são as ênfases que a instituição mais atende. Uma delas é as atividades extracurriculares, ou seja, aquelas que ocorrem foram do currículo obrigatório.
Essas atividades ajudam no desenvolvimento de habilidades diversas como a cognitiva, a pessoal e a afetiva, e podem ser variadas oficinas e cursos que vão da aula de ballet iniciante até o ensino de uma modalidade esportiva diferente como o rúgbi.
Com tudo isso entendemos que uma escola possui múltiplos fatores para a ser considerada boa, mas que é imprescindível observar a segurança e o plano de ensino baseado nas atividades extracurriculares.