Marketing para pequenas empresas, por onde iniciar?
Você tem algum negócio de pequeno porte? Saberia dizer sobre o quão importante é conhecer sobre as estratégias de marketing para pequenas empresas?
Com o aumento da tecnologia e dos canais de contato com os clientes, utiliza-se o marketing como a ferramenta adequada para promover os negócios, e ela poderá fazer toda diferença.
Os dois maiores canais de marketing para as pequenas empresas são as redes sociais e o website.
Portanto, a tendência, segundo algumas pesquisas, é que ambas as ferramentas ganhem ainda mais espaço no mercado nos próximos anos.
Por isso, é muito importante ter em seu currículo o curso de informática, esse curso vai lhe auxiliar no manuseio nesses dois canais.
Como usar o marketing
Quando mencionamos sobre o uso marketing para as pequenas empresas, precisamos compreender sobre o conceito completo das estratégias, com a finalidade de encantar os clientes e vender cada vez mais.
Os canais de marketing mais efetivos para conseguir cada vez mais clientes são:
- Social media;
- E-mail marketing;
- Mídia paga;
- Marketing de eventos;
- Marketing de conteúdo;
- Marketing de influência;
- Vídeo/streaming;
- Vídeo Marketing;
- Podcasts;
- Anúncio em rádio.
Portanto, o marketing digital tem se popularizado nos últimos anos, mesmo não sendo a única ferramenta capaz de conquistar novos clientes.
6 dicas para melhorar o seu marketing
Se você tem o objetivo de aprender mais sobre esses canais, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.
1° Tenha um excelente site
Atualmente, é essencial ter uma rede social ou um site onde o seu público possa entrar em contato com você.
Existem diversas formas para construir um site sem investir em grandes quantias. Há plataformas que oferecem hospedagem e facilidade em criar páginas web.
Indicamos que você invista em um modelo que tem o objetivo de facilitar a gestão e a organização das suas informações.
Se você deseja vender dentro da web, as plataformas exclusivas de e-commerce são uma excelente alternativa para aumentar o seu público.
2° Invista em SEO
A forma mais barata de atrair clientes para as suas páginas é aumentando o seu tráfego orgânico. Portanto, para isso, você precisa compreender sobre o uso do SEO.
Com uma excelente estratégia, o seu site aparecerá entre as primeiras posições de buscas do Google, garantindo assim cada vez mais visitas de pessoas.
Se você já tem uma página, indicamos que você comece a fazer uma análise do cenário atual que você vive.
Há ferramentas como a Semrush e SEO Analyzer que permitem fazer gratuitamente o rastreamento do seu site, comparando assim com concorrentes e apontando as suas necessidades e quais serão as suas melhorias.
Se você deseja começar a usar um site, o interessante é sempre seguir as boas práticas para garantir o cenário ideal.
Algumas dicas são:
- Pesquise e escolha bem as palavras-chaves;
- Site leve e otimizado;
- Insira as palavras-chave na página;
- Google Meu Negócio;
- Consiga bons links;
- Tenha um blog.
Sendo assim, para compreender melhor sobre esses meios, indicamos que você faça um curso de informática.
3° Sempre produza e ofereça diversos conteúdos
Oferecer um excelente conteúdo é primordial para ganhar valor com o seu público, sendo uma incrível forma de marketing.
Porém, muitos se enganam, pensam que para começar a produzir algum conteúdo será preciso investir algum dinheiro.
Inúmeras empresas produzem diversos materiais que são muito úteis e valiosos aos seus prospects, mas não sabem como se deve oferecer ao seu público.
Com uma estratégia de planejamento editorial e um bom entendimento da persona do seu negócio, será possível começar a elaborar bons conteúdos.
A nossa dica é que você comece a focar em materiais que buscam resolver os problemas comuns dos seus clientes, como um guia de viagem, por exemplo.
Depois da elaboração do projeto, será preciso planejar a distribuição para que os seus conteúdos alcancem um grande público.
Portanto, entra a segunda dica, o SEO. Com um bom SEO para atrair os visitantes, as redes sociais serão muito úteis nesta etapa de marketing.
4° Faça uso das suas redes sociais
Inúmeras pessoas utilizam as suas redes sociais pelo menos uma vez ao dia.
Por causa disso, as redes sociais são um excelente canal para se comunicar e atrair cada vez mais clientes para o seu negócio.
A empresa não necessita estar em todas as redes sociais, porém, é preciso estar onde o seu público frequenta.
A dica é sempre se manter ativo nas redes sociais, compartilhando conteúdos e informações que são relevantes para o seu público.
5° Construa uma excelente base de e-mails
Você sabia que o e-mail marketing é um canal que é considerado ultrapassado e acaba sendo totalmente ignorado por algumas startups e pequenas empresas?
Entretanto, ele é uma excelente base de e-mails sólida e muito real, sendo uma ótima aliada na hora da conversão.
Se você deseja construir uma excelente lista de confiança e que seja eficiente, aposte sempre em oferecer conteúdos e materiais.
Peça o cadastro do interessado e disponibilize em landing pages o material.
6° As automações facilitam a organização do seu marketing
Logo após começar a produzir e a distribuir o seu conteúdo, você sempre deverá nutrir as suas redes sociais.
Diversas plataformas oferecem possibilidades de automações para determinar quais serão os leads que você encaminhará para o comercial, quais e-mails que serão disparados para os seus clientes cadastrados.
A nossa dica é que você comece com os cenários mais simples, e depois ir peneireirando de acordo com o perfil de cliente que a sua marca espera.
Depois de ler sobre o “marketing para pequenas empresas, por onde iniciar”, você ficou com alguma dúvida?
Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. Portanto, se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.