Romaneio de entrega: entenda o que é e como emitir
Vários documentos fazem parte da rotina de empresas de logística. Mantê-los organizados ajuda o gestor a ter menos problemas durante a fiscalização e facilita a otimização de diversos processos. Justamente por isso é importante ter cuidado com a emissão de documentos como o romaneio de entrega.
O romaneio de entrega agiliza rotinas de fiscalização e controle. Assim, os times gastam menos tempo para entregar os seus produtos. Isso permite que o negócio tenha um maior controle sobre as suas atividades, diminuindo suas chances de ter que lidar com multas ou prejuízos causados por erros.
Se você quer saber mais sobre o tema e entender como emitir o romaneio de entrega, continue a leitura!
O que é o romaneio de entrega?
O romaneio de entrega, também conhecido como romaneio de embarque, é um documento que lista todos os detalhes relevantes sobre uma carga. Ele tem como foco agilizar processos de verificação durante as rotinas de logística. Por isso, ele é utilizado em todas as etapas do processo de transporte e entrega de uma mercadoria.
A emissão do romaneio de entrega deve considerar todos os dados de uma carga, como o seu nome, código de identificação, dados sobre o remetente e o destinatário. Ela pode ser feita com o apoio de sistemas de gestão de logística, o que ajuda a manter o romaneio padronizado. Desse modo, a empresa pode manter rotinas com o máximo de qualidade.
Por que esse processo é importante?
A gestão de logística é uma tarefa complexa. Profissionais devem estar atentos a todos os fatores que podem afetar a qualidade dos seus serviços. Isso se faz adotando abordagens que podem reduzir as chances de erros acontecerem.
Uma delas é a emissão do romaneio de entrega. Ter esse documento reduz riscos e torna diversos processos mais eficientes. Assim, o negócio consegue maximizar a sua competitividade e o valor agregado de seus serviços. Confira mais benefícios a seguir!
Maior padronização dos dados
Um dos pontos mais importantes para o sucesso de estratégias corporativas é ter dados organizados. Isso previne fraudes e amplia as chances de rotinas serem feitas corretamente. Assim, o negócio deixa de pagar multas em processos fiscalizatórios e passa a executar rotinas com maior nível de continuidade.
Maior disponibilidade de dados durante o transporte de cargas
Muitas vezes, os motoristas precisam lidar com a fiscalização rodoviária durante o processo de entrega de cargas. Nesse momento, ter os dados corretos é fundamental para evitar problemas. O romaneio de entregas ajuda o motorista a ter informações relevantes sobre os produtos transportados rapidamente e com alta precisão.
Maior produtividade
Um time produtivo é aquele que consegue executar rotinas sem interrupções ou erros. Nesse sentido, o romaneio de entregas ajuda o processo de logística a ter um bom nível de continuidade e, consequentemente, alta produtividade. Afinal, a equipe sempre terá acesso fácil e padronizado a dados relevantes para fazer a gestão das cargas.
Como fazer a emissão do romaneio de entrega?
A emissão do romaneio de entregas deve ser feita de maneira padronizada. Isso garante uniformidade e rapidez na avaliação de documentos. Além disso, o procedimento minimiza as chances de erros acontecerem.
O ideal é que a empresa utilize uma ferramenta de gestão de logística, o que automatiza as rotinas e garante maior agilidade no dia a dia.
Há alguns negócios que optam por estratégias como o uso de planilhas ou documentos padronizados que são preenchidos manualmente. Essas escolhas ampliam as chances de erros e perda de prazos. Portanto, sempre que possível, elas devem ser evitadas.
Independentemente da alternativa escolhida pelo negócio, o romaneio de entrega deve incluir algumas informações específicas. Entre as principais, podemos apontar:
- a identificação do número do pedido;
- a identificação do produto;
- o código de identificação da mercadoria;
- a especificação do tipo de embalagem utilizada para transportar a mercadoria;
- a quantidade de volumes que fazem parte do transporte de carga;
- o peso líquido e o peso bruto dos produtos;
- as dimensões das embalagens;
- as notas fiscais referentes às mercadorias transportadas.
O negócio também pode inserir dados sobre a empresa e quem será o destinatário. Além disso, ele pode implementar registros que auxiliem no correto manuseio da carga ou que agilizem o transporte, como local de origem e destino. Dessa maneira, a conferência de dados terá mais abrangência e qualidade.
Como escolher uma ferramenta para emitir o romaneio de entrega dos seus fretes?
Como apontamos, a melhor estratégia para otimizar a gestão de frotas é investir na tecnologia. Isso vale especialmente para a emissão dos documentos que fazem parte da rotina do setor: quando feitos com o apoio da TI, eles são automatizados e não contêm erros.
No entanto, para garantir que o seu investimento consiga trazer bons resultados, o negócio deve apostar em parcerias de qualidade. Isso é possível quando há um processo de pesquisa robusto e bem estruturado sobre as empresas do mercado.
Nesse sentido, o negócio pode utilizar as seguintes estratégias:
- Levantar dados sobre as suas demandas;
- Buscar o feedback de clientes;
- Identificar os padrões regulatórios do software;
- Avaliar a compatibilidade das ferramentas com a sua infraestrutura de TI;
- Avaliar as políticas de segurança e privacidade do desenvolvedor;
- Identificar os padrões de suporte, de licenciamento e de atualizações da empresa;
- Levantar dados sobre as possibilidades de personalização e integração do sistema.
O mercado de logística é conhecido pela complexidade. Quem atua com a gestão de frotas precisa lidar com documentos e normas que afetam todas as atividades da cadeia operacional do setor. Portanto, conhecer e preencher corretamente os documentos necessários é um passo básico para ter sucesso comercial.
Investir em estratégias que otimizam a emissão do romaneio de entregas é, portanto, investir no sucesso da sua marca. Nesse cenário, a empresa que utiliza soluções de TI se destaca entre os seus concorrentes por ter processos mais eficazes. Por isso, não deixe de investir em um software para garantir que esse documento sempre seja padronizado.
Quer saber mais sobre como ter um bom sistema de gestão de logística? Você pode encontrar sites e conteúdos que podem te ajudar. Então, continue nos acompanhando nas próximas postagens!