Empreendimento digital – Melhores áreas do mundo digital para investimento em 2021
Atualmente, estamos vivenciando uma mudança no cenário mundial do empreendimento digital, bem como em muitas outras frentes que envolvem o mercado de trabalho, independentemente de qual seja o segmento.
Sabemos que a pandemia modificou muito a forma como os consumidores se comportam, pois as medidas de isolamento e o medo da contaminação fizeram com que as pessoas passassem mais tempo em suas casas e utilizassem mais o meio digital para comprar e trabalhar.
Esse cenário propiciou a entrada de novos produtos no mercado, assim como o surgimento de modalidades de trabalho que antes não eram tão realizadas em alguns setores do mercado (trabalho feito em domicílio), além de novas formas de empreender.
Nesse contexto, o empreendimento digital ganhou força e tem se popularizado de forma intensa no mundo. Mas afinal, o que é empreendimento digital? Esse termo se refere aos negócios que atuam na forma digital, via internet.
Entender como funciona um empreendimento digital é simples, mas na prática, realizar esse tipo de negócio, gerenciar, e obter um crescimento significativo não é uma tarefa simples.
É necessário saber em qual área se deve investir mais, para que seu dinheiro seja bem empregado e traga bons frutos. Sendo assim, abaixo confira algumas das melhores áreas para que você invista em 2021, no mundo do empreendimento digital.
1. Invista na gestão de redes sociais
As redes sociais são ambientes ricos e comportam milhões de usuários. Com a pandemia do coronavírus, os consumidores passaram a utilizar mais o meio digital para fazer compras de produtos variados do seu dia a dia.
As empresas passaram a perceber que as redes sociais são locais perfeitos para investir no marketing e conquistar muitos clientes, principalmente para iniciar no empreendimento digital.
Entretanto, hoje em dia, não basta apenas ter seu negócio presente nas redes sociais. Você precisa gerenciar! Você precisa estar preparado para a enxurrada de clientes que podem procurar seu produto, oferecendo qualidade no atendimento e buscando fidelizar clientes.
Para isso, você precisa contar com várias ferramentas, tanto relacionadas a recursos humanos, como os gerentes de comunidade e produtores de conteúdo, quanto a produtos tecnológicos.
Dessa forma, você poderá lançar mão de estratégias que aproximem os clientes da sua marca, para construir um relacionamento de confiança com eles; e investir em tecnologia para gerenciar os clientes que você receberá.
Essas estratégias estão atreladas uma à outra e trazem resultados excelentes para a sua empresa, quando aplicadas com sucesso.
Tendo como base um relacionamento individualizado, você poderá investir nos Softwares CRM, como o famoso amoCRM. Essa plataforma é capaz de organizar os dados dos seus clientes para que sejam acessados facilmente e torne o atendimento ágil e personalizado.
Afinal, os clientes não gostam de esperar muito tempo em um atendimento, e se sentem valorizados quando o suporte mostra que já o conhece. Com essa ferramenta você poderá conhecer informações como:
- Histórico de compra dos seus clientes;
- Quais os produtos mais consumidos por cada cliente;
- Quais os produtos de interesse individual de cada um;
- Quantos clientes têm acessado seu site.
Dessa forma, poderá usar esses dados para traçar metas para o crescimento do seu empreendimento digital com base em informações concretas coletadas e armazenadas no software CRM.
Então, podemos compreender como as redes sociais e o gerenciamento delas são fundamentais para o sucesso e alcance do seu empreendimento digital.
2. Mundo dos infoprodutos
Os infoprodutos são as novas tendências da atualidade, e poderão ser uma boa área para que você possa investir. São produtos digitais como e-books, vídeo-aulas, assessoria acadêmica, cursos online, infográficos e etc.
Esses produtos geralmente estão voltados para a obtenção de conhecimentos específicos ou entretenimento, e são colocados à venda por serem considerados bens materiais.
Com o surgimento da internet e de todas as possibilidades tecnológicas que ela apresenta, as empresas passaram a pensar em como lucrar com isso, e, inclusive, vemos o resultado atualmente.
Ademais, o surgimento desses produtos trouxe uma maior praticidade para os consumidores, que viram uma possibilidade de adquirir um determinado serviço de forma simplificada, no conforto das suas próprias casas.
Dessa forma, podemos ver que o empreendedorismo digital abriu um leque de possibilidades que podem ser exploradas pela sua empresa
3. Marketplaces
Os Marketplaces são um nicho potencial para que você invista e obtenha sucesso no seu negócio digital. Atualmente são muito populares e muito procurados nas redes sociais.
Se você possui um negócio de pequeno porte, que está em crescimento e ainda não possui o próprio site, poderá fazer uso dos Marketplaces, que são plataformas de vendas que podem fazer o intermédio entre o produto que sua empresa oferece e os clientes.
No mercado existem muitas plataformas populares, que concentram milhares de clientes que buscam produtos específicos. Sua empresa pode estar presente nelas!
Porém, para que seu negócio usufrua dessa ferramenta, precisa que haja uma organização de todo o processo de trabalho e financeiro da empresa, além da questão logística, para que o serviço realizado seja eficiente e mais clientes comecem a adquirir os produtos.