Agile marketing: o que é e como fazer
Trabalhar com marketing digital pode parecer uma tarefa simples. No entanto, há muita demanda por uma pessoa com esse conhecimento. Em um campo que envolve extensa mediação de processos, é necessário aumentar o agile marketing.
Quando falamos de marketing digital, estamos falando diretamente de marketing de conteúdo, e-mail marketing, SEO e outras diversas ferramentas relacionadas à geração de leads, ou seja, potenciais consumidores da sua empresa de assessoria financeira.
Em questão de habilidade, podemos pensar em uma estratégia que não seja tão atual quanto o próprio marketing digital, mas que pode muito bem melhorar seus resultados.
Suas origens remontam às décadas de 1980 e 1990, quando os métodos ágeis foram analisados como uma nova forma de pensar no desenvolvimento de software. Estes, por sua vez, priorizam a comunicação entre as equipes e o consumidor.
Com o crescimento da indústria de software, viu-se que métodos como Scrum e Framework foram adaptados para uso mais ágil. Começou a ser mais utilizado a partir de 2001, quando esta ferramenta de gestão de projetos foi realmente desenvolvida.
Nesse sentido, o agile marketing trata de pegar um problema e dividi-lo em partes menores para que possa ser feito em ciclos. Assim, cada vez que o ciclo é fechado, é possível entregar parte do projeto, tornando essa estratégia funcional e flexível para uso múltiplo.
Com isso, pode-se dizer que, basicamente, o marketing ágil é um equilíbrio entre flexibilidade de gerenciamento de projetos e bom planejamento.
Nesse sentido, empresas de diversos setores se beneficiam da agilidade, desde empresas de energia solar fotovoltaica para condomínios até fabricantes de máquinas de jogos, as oportunidades para otimizar as estratégias desenvolvidas são grandes e fáceis de mudar.
Exemplos incluem diferentes cenários de negócios de empresas que poderiam aplicar o agile marketing em sua rotina.
Quais são os princípios do marketing ágil
Mantendo o conceito de marketing ágil, podemos discutir os princípios que norteiam o funcionamento dessa estratégia.
A cooperação com o cliente é mais importante do que a negociação de contratos; reagir às mudanças é mais eficaz do que seguir um plano; indivíduos e suas interações são mais importantes do que ferramentas e processos.
Neste último caso, um exemplo pode ser uma empresa de consultoria ambiental, que deve priorizar as conexões criadas por pessoas, por ser uma prestadora de serviços.
Estratégias e trabalhos aprovados são mais importantes do que documentação rica, como relatórios e textos longos. Além desses princípios, há outros doze de igual importância:
Mudanças nos requisitos são frequentes
Embora os planos sejam muito importantes, deve-se entender que podem surgir novas dinâmicas que exigem mudanças. É por isso que você precisa trabalhar para atender às novas necessidades emergentes, caso contrário o trabalho pode não sair como imaginou.
Motivação da equipe equivale a maior renda
A qualidade do trabalho e a produtividade sofrem muito com a motivação da equipe, o que dificulta os resultados que podem ser alcançados, portanto todos os parceiros envolvidos no projeto devem estar motivados.
Isso pode acontecer criando um ambiente favorável para as relações internas e o desenvolvimento pessoal. Nesse contexto, você pode imaginar um espaço para que os funcionários se comuniquem, onde possam ter ideias, discutir planos juntos, por exemplo.
As estratégias eficazes são melhores que planos complicados
Uma estratégia operacional corresponde a uma estratégia praticamente viável e que produz resultados. Outra característica é que as atividades operacionais não requerem um planejamento detalhado de todas as partes do projeto.
A qualidade do serviço pode melhorar a flexibilidade
A qualidade do trabalho é extremamente importante, pois serviços mal implementados precisam ser atualizados com mais frequência. Isso torna os projetos menos flexíveis e, portanto, menos eficientes.
Equipes auto-organizadas trazem melhores resultados
Quando uma equipe é organizada, é possível desenvolver estratégias melhores e mais adequadas de acordo com as necessidades.
Isso porque essas equipes podem definir suas prioridades de forma independente, levando em consideração o conhecimento de seu trabalho.
A satisfação do cliente é uma prioridade
A satisfação do cliente é o objetivo de cada projeto, portanto o processo de entrega do produto não termina após a compra, mas também inclui o pós-venda.
Por exemplo, uma empresa de desenvolvimento de software automação comercial pode usar questionários para verificar a situação dos clientes que recebem determinados serviços.
Os valores financeiros devem ser sempre transferidos
Alcançar o lucro é visto como o objetivo final das empresas. Por isso, eles devem investir na criação de conteúdo relevante, pois são responsáveis por orientar um estranho até o momento em que decide fazer uma compra.
Combinar competências é muito importante
A atividade mais adequada nas empresas é combinar as melhores competências de cada profissional. Isso permite que as habilidades de todos sejam combinadas para produzir um trabalho de qualidade que conquiste clientes.
A comunicação interna deve ser eficaz
No entanto, a integração das competências dos colaboradores não é eficaz se a comunicação entre as partes nem sempre for aberta e clara.
Portanto, a comunicação pode ser estimulada por meio de um software ou mesmo presencial, o que é possível pela remoção de barreiras físicas entre os colaboradores.
Por exemplo, pode haver empresas de inspeção de segurança em caldeiras que tomem medidas como desenvolver escritórios sem divisórias nas áreas de trabalho dos funcionários. Tal atividade facilita muito a comunicação entre funcionários do mesmo campo.
Processos ágeis são mais fáceis de manter
Processos lentos podem prejudicar a produtividade de uma empresa, tornando o trabalho massivo e difícil de manter.
Por outro lado, as atividades desenvolvidas com eficiência e rapidez fazem com que os colaboradores se adaptem ao ritmo de trabalho ao longo do tempo. Isso torna o serviço mais fácil de manter.
Nesse sentido, pode-se investir em sistemas de automação residencial de iluminação ou industrial, pois eles podem automatizar determinadas funções, economizando esforços físicos e financeiros.
Ações simples evitam desperdícios
Complicar demais ações simples, como discussões, planejamento e táticas, pode resultar em desperdício de dinheiro, tempo ou energia. Portanto, tudo o que pode ser simplificado deve ser simplificado. Assim, o trabalho é limitado ao mais importante.
A melhora não acontece se não houver avaliação de desempenho
Afinal, todo serviço prestado deve ser avaliado. Essa é uma parte importante do planejamento do negócio, pois sem medir o verdadeiro potencial do trabalho das equipes, a maioria das estratégias dá errado.
No caso de uma loja de móveis para jardim, é possível analisar o quanto o negócio começou a gerar renda após criar um site com conteúdo e dicas de jardinagem.
A importância de conteúdo para o agile marketing
De todas as atividades relacionadas ao marketing que podem trazer retornos interessantes para a empresa, o marketing de conteúdo se destaca.
Em suma, um conjunto de estratégias voltadas para a criação de conteúdo relevante para os clientes. Isso faz com que eles criem uma imagem positiva da empresa produtora de conteúdo.
Por exemplo, uma empresa de instalação de ar condicionado split pode criar um site oficial para publicar conteúdo técnico relacionado aos serviços que a empresa oferece, que atraem a atenção de pessoas que desejam tirar dúvidas sobre esse procedimento.
Assim, o conteúdo pode aumentar os leads de negócios. No entanto, o marketing de conteúdo deve seguir alguns aspectos para que o agile marketing seja muito eficaz:
- Satisfação do conteúdo do seu público-alvo;
- Adaptação às mudanças do mercado e gostos do público;
- Investir na colaboração dos funcionários para o conteúdo;
- Publicar regularmente;
- Comunicar-se com as pessoas que consomem conteúdo;
- Usar métricas para medir o desempenho.
Considerando em texto informações processadas com empresas de diversos segmentos, entendemos que hoje o agile marketing é uma importante ferramenta que pode produzir estratégias rentáveis em um tempo relativamente curto.
Com isso, a produtividade da empresa pode atingir grandes aumentos sem a contratação de novos funcionários, o que vai gerar uma economia para você, o que pode ser convertido em bônus para os funcionários ou melhorias na empresa.
Vale a pena lembrar que investir no agile marketing pode trazer mais do que lucros para a sua empresa, isto é, pode trazer reconhecimento para a sua marca, o que sempre é bom ter para conseguir clientes novos e manter os que já foram conquistados.
Existem outras estratégias que podem ser implementadas junto com o agile marketing e o marketing de conteúdo para trazer mais reconhecimento para a sua empresa, que podem ser usados de forma paralela.
Uma estratégia não anula a outra, muito pelo contrário, elas apenas agregam valor para a sua empresa, o que sempre será um ponto positivo para qualquer empresa, não importando em qual segmento ela está inserida.