Utilizando recursos audiovisuais no e-mail marketing
O e-mail marketing é uma das formas mais importantes de uma empresa se conectar com seus clientes, com aproximadamente 72% dos consumidores acreditando que o e-mail é o melhor canal de comunicação para marcas e negócios, segundo a MarketingSherpa. Mas como fazer o email marketing se destacar ainda mais entre os clientes da empresa?
Nas estratégias de produção de conteúdo, o conteúdo que inclui conteúdo audiovisual é muito importante, pois pode capturar ainda mais a atenção dos destinatários do e-mail.
Nesse sentido, o objetivo do artigo a seguir é ilustrar as vantagens da utilização de recursos audiovisuais no e-mail marketing e também explorar as técnicas que são importantes para as empresas.
Por que os recursos audiovisuais são tão importantes?
O vídeo é uma das formas mais flexíveis e eficazes de comunicação de marketing. Isso porque a mídia audiovisual pode produzir resultados significativos como:
- Aumento das taxas de conversão;
- Ajuda na educação do cliente;
- Aumentar a popularidade da marca;
- Melhora positivamente a percepção dos clientes sobre a empresa.
Além disso, existem várias vantagens que são discutidas abaixo.
1) Aceitam-se conteúdos audiovisuais
Os vídeos têm uma função chave que os torna muito eficazes: atraem fortemente a atenção dos contactos comerciais, o que mostra a importância dos meios audiovisuais nas estratégias de marketing. Isso ocorre porque os vídeos são considerados mais ativos e envolventes do que apenas texto simples, pois exigem profundidade do destinatário do e-mail, o que às vezes pode ser um pouco esmagador para o leitor.
Portanto, se uma empresa de design de interiores enviar a seus antigos clientes um anúncio de, digamos, uma fabrica de portões, é provável que os consumidores prestem mais atenção a um vídeo apresentando o produto do que ao texto da campanha.
2) Vídeos economizam tempo
Outra coisa importante que torna os vídeos mais populares do que o texto é a economia de tempo. Por sua vez, esse recurso pode ser útil tanto para receptores para absorção de conteúdo quanto para remetentes. Assim, os meios audiovisuais são capazes de fornecer ao consumidor as informações mais claras possíveis sobre o serviço ou produto, o que torna pedagógico o entendimento de temas mais complexos.
Com isso, por exemplo, uma empresa que fabrica caçamba para entulho economizará o tempo de seus funcionários no futuro, pois se o destinatário de um e-mail de texto explicando a ordem dos entulhos s desejados não entender o conteúdo, ele confia nessa empresa. tire suas dúvidas e aproveite o tempo da equipe de atendimento.
3) Vídeos produzem melhor qualidade
Os recursos audiovisuais podem ser considerados uma ferramenta de marketing bastante abrangente e positiva no processo de engajamento do cliente. Isso ocorre porque existem várias ferramentas que podem ser usadas no desenvolvimento de vídeos que podem ser usadas para criar maneiras eficazes de dizer as coisas. Recursos como luz, música, textos verbais e não verbais são utilizados para encantar o cliente de uma loja que vende canga personalizada . Desta forma, os contactos da empresa vão começar a mostrar interesse pela organização e a criar uma imagem mais profissional da mesma graças ao cuidado da produção do vídeo.
Esse recurso se torna ainda mais poderoso quando usado em emails personalizados. Assim, por exemplo, uma empresa de jardinagem ribeirão preto que envia conteúdo personalizado para um cliente que comemora um aniversário consegue engajar ainda mais, para que o consumidor possa continuar utilizando os serviços da empresa ou até mesmo promovê-lo espontaneamente para seus conhecidos e amigos.
Como esses recursos são usados na prática?
Apesar de todas as vantagens discutidas acima, existem vários aspectos a serem considerados para o conteúdo audiovisual, pois são mais complexos de processar:
1) Preocupação com a duração do vídeo
No entanto, os vídeos são muito importantes para atrair a atenção das pessoas, podem perdem sua eficácia se ocuparem muito tempo que os espectadores não desejam usar. Por isso, recomenda-se que os vídeos enviados aos consumidores no topo do funil de vendas tenham entre 30 e 90 segundos. Durante esse tempo, a empresa muitas vezes não precisa se preocupar em sanar todas as necessidades e dúvidas do destinatário, mas apenas em fazê-lo consumir o conteúdo da organização e seguir a marca.
Por exemplo, se uma empresa que faz serviço de alongamento de chassi já possui muitos clientes que já conhecem os produtos da empresa, a empresa pode aumentar a duração dos vídeos de e-mail de um minuto para meia hora para atender todas as necessidades dos consumidores. encontrar em tal organização comprando um portão.
2) Perceba as Inúmeras Possibilidades
Os recursos audiovisuais para e-mail marketing são ainda mais eficazes quando todo o seu potencial é aproveitado e considerado. Como a produção de conteúdo audiovisual está cada vez mais lucrativa, os vídeos podem ser utilizados em diversas situações. Em outras palavras, por exemplo, Empresa de topografia e georreferenciamento podem usar vídeos institucionais para apresentar serviços aos recém-chegados. Além disso, também podem ser enviados vídeos orientados a vendas que mostram as vantagens dos sistemas automatizados de suas empresas em relação aos concorrentes. Este último tipo de vídeo pode ser direcionado mais para usuários que já estão mais próximos de uma compra, ajudando a dar o “empurrão” final.
3) Procure estimular as atitudes dos destinatários
De nada adiantam os vídeos em e-mail se não estimularem algum tipo de atitude no destinatário, seja ela passiva ou ativa. Por isso é interessante sugerir ações que o espectador deve realizar após assistir ao vídeo. Isso pode ser feito com um “call to action”, um call to action.
Um call to action pode, portanto, ser usado, por exemplo, por um fabricante de linha para incentivar o espectador de vídeo a saber mais sobre a marca. O conteúdo que se concentra mais na conversão de leads (prospects) pode ser desenvolvido para apresentar às pessoas a nova cerca de tela de uma empresa.
Além disso, é bom utilizar botões que otimizem a navegação do usuário no email enviado.
4) Redirecionar usuários para e-mail marketing
Como o e-mail não suporta o upload de arquivos muito grandes, é muito difícil incluir vídeos em e-mails enviados. Nesse sentido, uma estratégia muito inteligente de usar é enviar um e-mail para alguns destinatários que contenha uma imagem que se pareça com um player de vídeo clicável. Portanto, clicar nesta imagem pode direcionar o leitor de e-mail para páginas do Youtube ou Facebook que contenham vídeos.
A vantagem desse recurso é que, por exemplo, um distribuidor de roçadeira pode economizar todo o tempo de carregamento do vídeo toda vez que enviar um e-mail para um consumidor. Dessa forma, essa empresa otimiza o envio de e-mails, familiariza o destinatário com seu mobiliário exclusivo e aumenta as chances de os clientes obterem produtos.
Outra opção é usar GIFs animados que tentam representar o player no vídeo. Assim, uma pequena parte do vídeo pode ser exibida, o que atrai a atenção e o interesse do usuário em assistir ao conteúdo.
Por fim, a última atitude que uma empresa deve adotar é analisar os resultados.
Como todas as estratégias de marketing, enviar vídeos por e-mail requer análise de dados e estatísticas para verificar o verdadeiro poder desse conteúdo.
Portanto, por exemplo, uma empresa de raspagem de pisos de madeira poderia tentar descobrir o percentual inicial de vídeos enviados para e-mails. Com isso, é possível ver se, por exemplo, o conteúdo que mostra o processo de medição dessa empresa é realmente atrativo para as pessoas ou não.
Assim, usando as dicas do texto acima, é possível obter excelentes resultados com os recursos audiovisuais das plataformas de e-mail, o que colocará a empresa à frente da concorrência.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.