Conhecendo mais sobre o corpo de bombeiros
O corpo de bombeiros têm atribuições indispensáveis para a segurança das pessoas, sendo composto por profissionais preparados para enfrentar diferentes tipos de situações.
É interessante abordar o fato de que muitas vezes o bombeiro é atrelado apenas a função de apagar incêndio. No entanto, o papel desse profissional vai muito além, envolvendo atividades como:
- Corte de árvores em áreas com risco de quedas;
- Desencarceramento em acidentes ferroviários e rodoviários;
- Salvamento aquático;
- Intervenções em acidentes hidráulicos, elétricos e em redes de gás;
- Captura de animais que apresentam algum risco para a sociedade.
Por esse motivo, o curso de bombeiro civil é abrangente. Naturalmente, as características podem variar de acordo com a instituição de ensino, mas é possível encontrar cursos com a carga horária de 210 horas, sendo que um dos principais requisitos, é um atestado médico de saúde que comprove a aprovação para exercer a atividade de bombeiro civil.
Com este curso, além das possibilidades citadas anteriormente, o profissional estará apto a atuar na regularização de edificações ou área de risco juntamente às seguradoras ou órgãos públicos, identificar riscos de incêndios, inspecionar e testar equipamentos de combate a incêndio, entre outras possibilidades fundamentais para a segurança do meio ambiente, patrimônio e das pessoas.
O que é DPS?
A instalação de DPS consiste na aplicação de Dispositivos de Proteção contra Surtos, mais precisamente, recursos desenvolvidos para identificar sobretensões que podem ser transitórias nas redes elétricas, com capacidade de desviar as correntes do surto.
Basicamente, um surto elétrico corresponde a uma onde transitória de tensão ou potência, que tem como principal característica uma taxa elevada de variação por um curto período.
É interessante citar que se propaga por meio da instalação eletrica e tem potencial para gerar grandes danos a equipamentos eletroeletrônicos e até mesmo acidentes, dependendo da taxa de elevação da potência, corrente ou tensão.
Comumente os surtos são originados de descargas atmosféricas, manobras de rede ou estão relacionados às grandes máquinas.
Com os dispositivos DPS, é possível evitar diversos prejuízos, por isso, é interessante citar que existem três classes de dispositivos: I, II e III. No primeiro caso, são dispositivos que apresentam capacidade de corrente satisfatória para drenar as correntes parciais de um raio.
Dessa maneira, é considerada uma proteção primária, normalmente aplicada em ambientes que estão expostos a descargas atmosféricas diretas, por exemplo, áreas rurais.
Já a classe II corresponde a dispositivos com potencial para efetuar a drenagem de correntes que penetram as edificações, ou seja, que estão relacionadas aos efeitos indiretos de uma carga atmosférica.
Por fim, a classe III se refere aos dispositivos direcionados para a proteção final de equipamentos ligados a rede elétrica, além de linhas telefônicas e linha de dados.
Para o que serve o plano de abandono e evacuação elaborado pelos bombeiros?
O plano de abandono e evacuação é indispensável em qualquer tipo de edificação, afinal, uma série de situações pode tornar necessária a evacuação, como incêndios e desabamentos.
Trata-se de um tipo de ação preventiva, capaz de ser decisiva para a vida das pessoas, uma vez que deixar o local rapidamente pode reduzir os danos causados a saúde e integridade física.
É fundamental que a rota de fuga estabelecida seja bem sinalizada, principalmente para que as pessoas, mesmo em uma situação de emergência, consigam seguir o caminho necessário sem grandes dificuldades e claro, de maneira realmente segura. Entre os recursos essenciais estão iluminação, escadas de emergência, sirenes, entre outros.
Neste cenário, o corpo de bombeiros também desempenha a importante função de realizar vistorias e a liberação de funcionamento do local, pois a rota de fuga, entre outras condições necessárias para a segurança contra incêndio, é um dos requisitos básicos para o funcionamento de diversos locais.
Conforme pode ser notado com as informações ao longo do texto, o corpo de bombeiros é essencial não apenas para resgates e vistorias, mas também para outras possibilidades fundamentais para a vida das pessoas e para maior proteção do patrimônio e meio ambiente com um todo.
Afinal, todos os locais estão propensos as mais diversas ocorrências de acidentes e, por esse motivo, é indispensável sempre buscar o conhecimento das normas vigentes e a adoção das medidas de segurança necessárias para evitar possíveis acidentes e para controlá-los inicialmente da melhor forma possível, caso ocorram.