Tirando suas dúvidas sobre cloud computing
Cloud computing. Essa palavra nunca esteve tão em voga na história do mundo. Gerenciar sistemas na nuvem, mover aplicativos para a nuvem, armazenar as fotos na nuvem, entre outras menções comuns.
Bom, mas você entende o contexto significativo quando esse termo é utilizado? Basicamente, a nuvem é o lugar ao oposto da sua conexão de internet, digamos que é o lado de lá. É onde se é possível acessar informações e aplicativos, que estarão armazenados de forma segura em um servidor web.
O Cloud computing mudou completamente o modo como as pessoas, empresas e entidades consomem e interagem com a tecnologia e, neste texto, iremos discorrer um pouco mais sobre esse tipo de serviço e o melhor modo para utilizá-lo .
Então, continue sua leitura e conheça um pouco mais.
Cloud Computing
O sistema de cloud computing mudou a tecnologia. Basicamente, por três motivos. Primeiro. Não há necessidade nenhuma que haja um esforço para controlar e fazer a manutenção de aplicativos e softwares.
Segundo. A nuvem é praticamente ilimitada, sendo assim, preocupações com tamanho e capacidade de armazenamento ficaram totalmente para trás.
Terceiro. A praticidade em acessar as informações armazenadas no cloud server independente de onde você esteja. Basta que seu equipamento esteja conectado na rede.
Bom, para entendermos um pouco da definição do termo vamos conhecer um pouco de sua história. Bem, a internet realmente começou a ser utilizada de forma mais incisiva nos negócios a partir dos anos 90, apesar de seu começo remeter aos longínquos anos 60.
Conforme as conexões se tornaram mais rápidas e confiáveis, surgiram empresas que chamam de ASP (do inglês Application Service Provider, ou Provedor de Serviços de Aplicações). Elas faziam o gerenciamento de aplicações de negócios que já existiam para seus clientes.
As ASP’s começaram a adquirir mais poder de informática e administravam as aplicações para clientes numa espécie de plano mensal, que permitia o acesso dessas aplicações por meio da internet.
Pois bem, no fim da década de 90, a computação na nuvem surgiu nos moldes que a conhecemos hoje.
Ali foi introduzida no mercado a aplicação que fora construída especificamente para ser executada na “nuvem”, por meio de um navegador web, e sendo utilizada por um grande volume de clientes de forma simultânea e com custo baixo.
Como funciona
Ainda existe a ideia errônea de que o cloud computing seja algo muito complexo de se entender, porém isso não deve ser tomado como verdade absoluta.
Mas hoje, quase tudo que consumimos na internet ou fazemos, como gerenciamento de redes sociais, armazenamento de arquivos, streaming de vídeos e música, tudo isso é provido com auxílio de Aplicativos e serviços baseados no mecanismo da nuvem.
A nuvem pode estar em um servidor aqui no país ou mesmo do outro lado do mundo. O ponto interessante é o modo como conseguimos acessar esses dados através da internet, mesmo que separados por um continente de distância.
Existe a opção de adaptar os itens que estão armazenados na nuvem conforme a necessidade imposta.
Exemplos de cloud computing, dessa forma, é o aumento do modo de processamento de um e-commerce no momento em que se ocorre uma promoção ou mesmo evento comemorativo.
Seguindo essa constatação, a empresa não precisa se limitar em instantes esporádicos e também não precisam arcar com valores de servidores e máquinas locais, que não teriam muito serviço na maior parte do tempo.
O armazenamento em nuvem traz diversos benefícios, tais como:
-
Pagamento apenas pelo uso;
-
Capacidade de armazenamento conforme a demanda;
-
Acesso prático de qualquer lugar;
-
Centralização de arquivos, aplicativos e afins.
São diversas vantagens que o cloud computing traz para empresa que adota seu funcionamento. Além de economia, ele também oferece a segurança do backup e a praticidade de poder ser acessado por qualquer pessoa competente que necessite dos dados.
A nuvem, como a conhecemos hoje, sempre foi o objetivo de pesquisadores e estudiosos da informática.
Com o passar dos anos, a rede capaz de conectar uma infinidade de máquinas tornou-se uma realidade concreta, e atualmente ela se mostra rápida o suficiente para substituir o uso de equipamentos físicos em uma diversidade de funções e atribuições.
A grande maleabilidade e variedade de serviços a serem prestado pela nuvem, permite que qualquer empresa, independente de seu tamanho ou objetivo, possa usufruir dos benefícios e vantagens que essa ferramenta proporciona.
A modernidade chegou e bate na porta. Na corrida da concorrência, sairá na frente quem mais souber adotar as tecnologias e incorporá-las aos seus métodos de trabalho, para que assim ofereça maior praticidade, rapidez e otimização a toda equipe e a toda a empresa.