Conhecendo mais sobre uma empresa de gelo seco
A principal diferença entre o gelo seco e o gelo comum ou como também é conhecido o gelo molhado, é que o primeiro é feito de dióxido de carbono, ou seja, o CO2 que expelimos do nosso corpo durante a respiração, e o segundo é feito de água.
Pensando em estado físico, o gás carbônico é a fase gasosa do CO2, enquanto o gelo seco é a fase sólida.
O gelo seco preço não é tão simples de ser produzido como o gelo normal. Apesar do gás carbônico estar presente no ar, quem fabrica gelo seco não captura ele do ar.
Para se ter uma ideia, durante a produção de amônia, por exemplo, o CO2 liberado pode ser sugado por uma chaminé e direcionado para um tanque específico, onde é resfriado até uma temperatura de -28ºC.
Ao mesmo tempo ele é comprimido a uma pressão de 300 psi.
Após esse momento, se abrir a válvula do tanque em uma sala que tenha pressão normal, o CO2 que sair dela vai se expandir, metade dele se torna sólido e a outra gás.
Para que ele se torne o gelo seco, basta prensar em um formato de blocos, cubos ou cilindros e, então, vender.
Uma outra diferença entre os estilos de resfriamento é que ele consegue se manter em temperatura de oitenta graus abaixo de zero, ou seja, ele consegue se manter gelado e, consequentemente, manter o que for necessário em temperaturas mais baixas por muito mais tempo.
Uma das curiosidades da etapa de fabricação do gelo seco é que ele sofre o processo químico de sublimação, que é quando uma substância passa direto do seu estado sólido para o gasoso, pulando o estado líquido.
O gelo seco é muito utilizado em camara fria, para transporte e conservação de alimentos, por exemplo.
No caso do ar condicionado, diferentemente do processo de sublimação, ocorre a evaporação, em que uma substância, a R-22, deixa o estado líquido e passa para o gasoso, absorvendo o calor do ar sugado do ambiente.
Ao adquirir um aparelho, confira a indicação de empresa de manutenção de ar condicionado.
Saiba o passo a passo da produção
- Comprar os equipamentos necessários;
- Escolha um local adequado para realizar a fabricação;
- Cumpra as normas de segurança;
- Produza o gelo seco;
- Embalem sacos plásticos grossos e bem vedados.
Para profissionalizar o seu negócio, é necessário adquirir os equipamentos que são fundamentais para produzir o gelo seco, como um extintor de gás carbônico ou um tanque, que possua o tamanho adequado para a quantidade de gelo que você pretende produzir.
Esse modelo de equipamento pode ser adquirido em lojas que vendem produtos industriais específicos para a produção de gelo seco.
Um dos sistemas de refrigeração mais conhecidos é o chiller.
Quando for procurar por um, é importante comprar esse equipamento de uma empresa que também ofereça a manutenção de chiller em caso de necessidade.
O chiller é uma máquina resfriadora que retira todo o calor do líquido. Muitas vezes, as mesma empresa de manutenção de ar condicionado também realizam a manutenção desse equipamento.
Em relação à escolha do local adequado, nada que possa produzir calor ou fogo pode estar próximo, pois além de dificultar o processo de resfriamento e a consequente formação gelo, o gás carbônico pode causar acidentes.
Toda a produção deve ser feita de forma segura, cumprindo as normas de segurança e utilizando os equipamentos exigidos para proteção.
Até ser vendido para o consumidor final, o gelo seco deve ser mantido em câmaras de resfriamento ou em caixas de isopor.
O gelo seco, por ter uma temperatura tão baixa, pode causar queimaduras, então é de suma importância tomar os devidos cuidados ao manipular esse produto, evitando que fabricantes ou consumidores possam se machucar.
Quais as vantagens em fabricar este material?
Para a produção de gelo seco não é necessário um investimento alto, ou seja, é possível iniciar esse negócio possuindo uma quantidade menor de capital.
Além do pouco investimento, o retorno de lucro é relativamente rápido, pois é um produto bastante procurado no mercado.
Como são diversos os clientes que necessitam de adquirir gelo seco, como empresas de refrigeração, os fabricantes conseguem negociar com cada um, obtendo lucros mensais consideráveis.