Saiba mais sobre a estrutura de uma empresa de impressora 3D
O uso da impressora 3d tem permitido a realização de uma série de projetos interessantes nos últimos anos, que, por sua vez, levaram à fabricação de uma série de itens de uma maneira totalmente diferente.
Dentre eles podemos destacar, alguns como:
-
Casas inteiras;
-
Órgãos e tecidos humanos;
-
Remédios;
-
Pneus.
Devido ao avanço dessa técnica, cada vez mais empresas que trabalham com ela têm surgido no mercado, visando suprir uma necessidade que, a seu ver, tende a ser crescente.
Por mais que o uso dessa impresora realmente tenda a crescer no futuro, também é importante considerar que essa tecnologia ainda não está tão disseminada. Consequentemente, abrir um negócio nessa área pode exigir um aporte financeiro considerável.
Está pensando em empreender nesse segmento? Então continue lendo e confira alguns itens imprescindíveis para equipar o seu negócio para que ele funcione a todo vapor:
O que é a impressão 3D?
A impressão tradicional tem um mecanismo de funcionamento muito simples, pois basta que a impressora lance tinta sobre a superfície em questão para dar origem a uma figura.
Existem vários métodos para a realização dessa tarefa, e é possível escolher aquele que melhor se enquadra às suas necessidades.
Já no caso da impressão 3D, a impressora não faz o lançamento de tinta sobre a superfície, mas cria camadas de um material sólido (logo, com três dimensões). Isso é feito com base em um projeto digital, elaborado em um software específico para tal.
Qual é a estrutura de uma empresa do ramo?
É óbvio que um negócio que se proponha a atuar nesse ramo precisa ter uma impressora que trabalhe em três dimensões para começar a funcionar.
Porém, também é preciso considerar a necessidade de outros itens, que levam a comprar filamento 3d e muitos outros acessórios para a realização dos trabalhos.
Da mesma forma, é preciso contar com objetos que não são relacionados com a atividade final, mas que são igualmente importantes para o seu funcionamento. Quer aprender mais sobre isso? Então confira alguns itens imprescindíveis para a abertura do seu negócio:
-
Profissionais qualificados
Você pode ter a impressora em três dimensões mais avançada do mundo, mas ela não servirá para nada sem um time de profissionais qualificados para manuseá-la. Portanto, a contratação de pessoal com esse perfil é o primeiro passo em direção a um estabelecimento bem-sucedido.
Da mesma maneira, é fundamental que a empresa conte com pessoas que saibam elaborar os projetos digitais que guiam o funcionamento da impressora.
Do contrário, por mais que ela seja avançada e de qualidade, o resultado final dos objetos gerados por ela não será bom, dificultando a consolidação do estabelecimento nesse segmento.
-
Acessórios para a impressão 3D
Por mais importante que a impressora em si seja para a confecção de produtos, ela também precisa de alguns acessórios para funcionar corretamente.
É o caso, por exemplo, da matérias-prima, como os filamentos. Sem eles, não há nenhum material para que o equipamentos trabalhe.
Porém, também é preciso considerar que há vários tipos de filamentos no mercado, e que cada um deles tem as suas particularidades. Por conta disso, é importante pesquisar a respeito de todos para saber em quais situações eles serão mais úteis.
De acordo com especialistas, o filamento pla impressora 3d é uma das melhores opções, pois além de ser versátil e poder ser usado com diversas finalidades, trata-se de um material biodegradável, cujo descarte não agride a natureza.
Há, também, a opção do filamento flexível, que, como o próprio nome diz, serve para a fabricação de produtos que precisam ser maleáveis.
-
Itens de segurança
Como a impressão 3D é uma técnica que ainda é emergente, ela ainda não se disseminou. Uma das consequências disso é o fato de que todos os itens necessários para trabalhar com ela são caros – e, consequentemente, muito visados por criminosos, que podem vendê-los em mercados paralelos.
Felizmente, há medidas de segurança que podem ser tomadas para que sua empresa não seja vítima das ações de criminosos, como o uso de uma porta de enrolar.
Trata-se de uma porta metálica que, apesar de resistente, pode ser enrolada e desenrolada com tranquilidade para abrir e fechar o estabelecimento.
Vale ressaltar que, por mais que boa parte dos modelos seja de acionamento manual, também há versões automáticas, acionadas por controle remoto. Apesar de a porta de enrolar automatica preço ser alto, ele costuma valer a pena pela comodidade e praticidade que proporciona.