Conheça as formas de manter um escritório bem organizado
Para manter o ambiente de trabalho sempre bem organizado e dentro de uma lógica que estimule produtividade, é preciso seguir algumas regras e táticas específicas.
Antes de tudo, no entanto, é necessário fazer uma geral no ambiente e olhar de forma pragmática para o ramo no qual está inserido.
É um escritório comum? Um Escritório de contabilidade sp? Um coworking? Após definido essas perguntas estratégicas é possível seguir com as regrinhas básicas de convivência e organização.
Em primeiro lugar, procure sempre por um ambiente que seja bem distribuído e amplo. A sensação de grandeza do local faz com que o seu desenvolvimento seja muito mais rentável para todos os colaboradores que por ali passam diariamente.
Outra forma de avaliar essas opções são utilizando de estratégias decorativas para trazer amplitude ao local. Janelas de vidro grandes podem ser uma ótima saída se o espaço for pequeno demais.
Procure alternativas que cabem no orçamento do escritório e aplique diariamente como formas de adaptação.
Além disso, procure por itens que sejam organizacionais. Afinal, ninguém quer conviver em um ambiente onde tudo está uma bagunça, não é mesmo? A produtividade só é possível com um ambiente arejado, amplo e também limpo.
A limpeza, apesar de não parecer, é uma característica muito importante também. Na contratação de novos funcionários, por exemplo, manter uma boa apresentação e estimular o candidato a trabalhar em um local tão agradável é fundamental.
Portanto, o ideal mesmo é que antes de qualquer grande mudança, você observe esses pequenos detalhes para deixar o lugar melhor.
As vantagens de manter um ambiente organizado na rotina diária de um escritório são inúmeras, como:
- Aumento de produtividade
- Estímulo aos funcionários
- Local agradável de trabalhar
- Recomendação e satisfação profissional
Além disso, escute os funcionários. Pergunte quais podem ser os processos de infra estrutura ou qualquer outro elemento que melhoraria a rotina daqueles que frequentam o ambiente?
É fundamental ouvir o que os funcionário se colaboradores tem para dizer na hora de fazer uma mudança para melhor na companhia.
Como dar conta e deixar tudo organizado?
Embora pareça fácil no papel, a ralidade pode ser muito cansativa. Por isso, opte por buscar ajuda de uma empresa terceirizada.
Por exemplo, no quesito limpeza, opte por procurar ajuda e auxilio de outras empresas que executam tal serviço ao invés de contratar cada funcionário para um função.
Dessa forma o problema é solucionado de uma só vez ao invés de tomar tempo e muitas contratações ou fatores diversos que podem causar dor de cabeça a longo prazo. A praticidade pode ser sua melhor aliada, basta ficar de olho nas opções disponíveis e pesquisar no mercado.
Também é altamente recomendável que se vá a outros locais parecidos de trabalho para conhecer sua gestão e como é feita. Faça pesquisas, leia, escute e vá atrás de soluções efetivas de fato para o seu escritório.
Você verá que todos estarão muito mais motivados com o passar do tempo mesmo que as mudanças sejam básicas e praticamente imperceptíveis.
Afinal, uma gestão de sucesso inclui sempre estar de olho nos melhoramentos necessários.
Uma Portaria terceirizada também pode ser a saída para evitar dores de cabeça com um entra e sai desnecessário, além de acrescentar segurança no dia a dia da empresa.
Técnicas e estratégias
Para além das soluções visíveis, físicas, estéticas e visuais rotineiras no escritório, opte por fazer um processo de triagem dos candidatos na empresa.
Quando realizar entrevistas com possíveis clientes e colaboradores, explique sobre a companhia, os prós. Também argumente sobre como a empresa precisa do perfil detalhado da pessoa e como pode ser útil no dia a dia.
Na fase do exame admissional, por exemplo, é bacana que a pessoa seja encaminhada para outro espaço para tal procedimento.
Enquanto esse processo estiver rolando, procure sempre estar em contato para que o candidato se sinta seguro e querido pela empresa.
Além disso, faça com que ele se enturme diariamente com os outros funcionários e colaboradores.
Dessa forma, a pessoa se sentirá muito mais acolhida e bem vinda no recinto. É uma tática pouco pensada, mas que serve e muito para garantir uma boa organização nas empresas e escritórios corporativos.
O encaminhamento para uma Clínica de exame admissional é fundamental para que o funcionário seja tratado de forma correta e segura. Também é possível obter convênios vinculados com clínicas e total auxílio.