4 dicas importantes para o sucesso da sua empresa
Uma pesquisa da MindMiners revelou um dado surpreendente a respeito dos profissionais brasileiros: dois terços deles (ou seja, aproximadamente 66%) sonham em abrir o próprio negócio. Para eles, a iniciativa é sinônimo de mais liberdade e autonomia, tudo vale pelo sucesso.
Além disso, o levantamento revelou que empreendedores de primeira viagem costumam preferir amigos e familiares como sócios, vender produtos diretamente ao consumidor final e ter um negócio multicanal – ou seja, vender pela internet ou em lojas físicas.
O problema é que essas pessoas normalmente esbarram em um obstáculo: o ambiente de negócios no Brasil. Além de queixas antigas, como a alta carga tributária, nos últimos anos os empreendedores têm tido que lidar com a difícil situação financeira tanto dos cofres públicos quanto das famílias. Assim, atrair clientes se torna mais difícil.
Felizmente, por mais que abrir uma empresa e torná-la próspera seja difícil, isso está longe de ser impossível. Continue lendo e confira algumas dicas para aumentar as chances de que o seu estabelecimento seja bem sucedido:
-
Escolha seus móveis com cuidado para ter sucesso
Por mais que boa parte das pessoas veja os moveis de escritorio como algo não muito importante para o sucesso de um estabelecimento, isso não é verdade.
Isso pois, no mundo dos negócios, a aparência importa muito; assim, caso a sede de um estabelecimento não pareça profissional, as chances de que investidores, colaboradores e clientes em potencial não tenham uma boa imagem dele, e a mobília é muito importante para isso.
Do mesmo modo, é preciso ter em mente que os móveis são decisivos para outro aspecto muito importante do ambiente de trabalho: a ergonomia.
Caso ela não exista, as chances de que os funcionários se lesionem durante o expediente são grandes, o que, por sua vez, gera desfalques e gastos não previstos para a empresa.
Para evitar que isso aconteça, também é interessante investir em um treinamento de ergonomia no trabalho, de modo que profissionais da área orientem a equipe a respeito de boas práticas.
-
Tenha um ambiente que favoreça a produtividade
Nos últimos anos, as startups têm tornado os escritórios totalmente abertos muito mais populares. Por mais que esse modelo também tenha as suas vantagens, é preciso levar em consideração que ele nem sempre favorece a produtividade. É interessante que a sede da empresa tenha ambientes distintos, tais como:
-
Salas de reunião;
-
Espaços de trabalho individuais, para tarefas que exigem concentração;
-
Copa e áreas de convivência;
-
Sala de espera para clientes e visitantes.
Do mesmo modo, é fundamental que cada espaço esteja devidamente equipado para a função para a qual foi destinado. Por exemplo, um local para atividades em equipe deve conter uma mesa e várias cadeiras.
Felizmente, como a procura por esses itens é grande, não será difícil encontrar uma loja que venda mesa de reunião na Zona Norte ou em qualquer outro local.
-
Considere terceirizar alguns serviços
Os gastos com pessoal e com serviços de apoio podem consumir uma fatia considerável do orçamento corporativo. Por conta disso, não é raro que empreendedores busquem uma forma de reduzir essa despesa, mas sem prejudicar a qualidade de tais atividades.
De acordo com especialistas, uma das melhores maneiras de se fazer isso é optando por terceirizar tais serviços. Por exemplo, ao invés de contar com uma frota de veículos própria, é possível investir no aluguel de Vans SP e na contratação de uma empresa que forneça os motoristas para ela.
Assim, o serviço é prestado da mesma forma, mas a um custo muito menor.
No caso de equipamentos e de veículos, essa opção ainda tem a vantagem de que, em caso de defeito, o fornecedor do item se responsabiliza tanto pelo reparo quanto por sua substituição. Deste modo, caso uma van apresente problemas, a frota não fica desfalcada.
-
Invista em atualizações para a equipe
Por último todo empreendedor deve ter em mente que uma equipe motivada e qualificada é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.
Assim, é interessante investir em eventos, palestras e outras iniciativas que proporcionem conhecimentos úteis a todos os colaboradores.
Felizmente, isso é mais simples do que boa parte das pessoas imagina: é possível que tais ocasiões aconteçam na própria sede da empresa.
Basta investir no aluguel de mesas e cadeiras, em um bom serviço de catering e na contratação de um palestrante renomado em seu segmento.