A importância do gerenciamento financeiro para sua empresa
Nem todo empreendedor gosta de falar sobre gerenciamento financeiro empresarial, não é mesmo? Se esse é o seu caso, não se sinta culpado. Milhares de pessoas como você preferem pensar:
- Em estratégias de marketing;
- Novos produtos;
- No atendimento ao cliente;
- Entre outros tópicos importantes para o seu negócio.
Entretanto, as finanças também merecem toda a dedicação. Um bom gerenciamento financeiro pode tirar uma empresa de uma situação crítica ou impulsionar o empreendimento para que ele cresça ainda mais.
Em ambos os casos, dar uma atenção especial a esse assunto somente contribui para que o negócio consiga prosperar. Talvez seja essa a sua situação. Afinal, você alcança bons resultados e consegue conquistar clientes.
Por outro lado, o seu contador ou o seu pessoal de finanças sempre aponta alguma pendência. Talvez a solução esteja na melhoria do seu gerenciamento financeiro.
Por que é importante entender o que é gerenciamento financeiro?
Sem entender sobre um assunto, o empreendedor pode colocar tudo a perder. Por vezes, uma pessoa tem uma excelente ideia sobre algum produto ou serviço. A campanha de marketing está pronta e tudo aponta para o sucesso do negócio.
Contudo, imprevistos acontecem. Quem poderia imaginar a chegada de uma pandemia global. Sobreviveram aqueles que fizeram um planejamento comercial e um gerenciamento financeiro correto.
Nos casos onde isso não ocorreu, esses empreendedores contraíram:
- Dívidas;
- Atrasaram fornecedores;
- Pediram falência.
Por mais que o último ano tenha sido complicado, negócios com gerenciamento financeiro correto puderam utilizar suas reservas, por exemplo, para manter as atividades em dia. Sem esse lastro, é quase impossível sobreviver a qualquer crise econômica.
A importância de aplicar o gerenciamento financeiro
Como citado no início do artigo, nem só de marketing e ideias criativas vive o empreendedor. Se ele quiser investir, por exemplo, numa ferramenta de CRM para conquistar novos leads, isso é excelente.
Além disso, o negócio tem mais chances de arrecadar mais. Mas sempre há uma pergunta. O que fazer quando esse dinheiro começar a entrar no caixa? Nesse momento, é possível que você verifique a importância do gerenciamento financeiro.
Ele permite não só que sua empresa organize essa entrada de recursos, mas possibilita que você possa fazer uma melhor gestão. Afinal, ao saber de onde vem e para onde vai cada centavo, os gestores têm mais oportunidades de tomarem decisões corretas.
Por isso, sempre que algo for anotado no fluxo de caixa, deve ser preenchido com precisão. Qualquer informação errada pode impactar negativamente na gestão de sua empresa.
É preciso verificar o quanto será aplicado em matéria-prima, funcionários, impostos e diversos outros custos. Isso vai permitir também que você possa calcular o preço correto para que o seu produto ou serviço seja competitivo em relação à concorrência.
Gerenciamento financeiro – o que não fazer?
O primeiro erro é simplesmente não ter um gerenciamento financeiro. Caso a empresa já esteja fazendo essa tarefa, é importante agora analisar o desempenho das finanças.
Mensalmente, verifique você mesmo a situação real de sua empresa. Esses números tem a obrigação de estarem corretos. Com isso, você já tem um panorama sobre a real situação de sua empresa.
Outro ponto muito relevante é quanto ao fluxo de caixa. Imprescindível reconhecer todas as transações realizadas pela sua empresa, desde a compra do cafezinho até mesmo a aquisição de computadores, carros ou salas comerciais.
Há outras questões mais básicas, porém não menos importantes. Muitas empresas simplesmente esquecem de pagar as contas em dia.
No fim do mês, além de se manterem desorganizadas, elas ainda necessitam desembolsar enormes quantidades de dinheiro apenas para quitar os juros.
Ao longo de 12 meses, esse prejuízo pode ser muito pesado para a sua empresa. Por isso, tome muito cuidado com o prazo de pagamento de qualquer boleto. Um planejamento anual é uma excelente solução para superar esses imprevistos.
Afinal, quando se analisa as finanças por meio de um longo prazo, sua empresa tem a oportunidade de estar preparada para qualquer cenário econômico, mesmo aquelas com baixa taxa de crescimento.
Portanto, se você ainda não tem foco no gerenciamento financeiro de sua empresa, o momento de começar é agora. Além de ajudar o seu negócio, vai dar mais oportunidades para acumular recursos e investir em estratégias que possam diferenciar sua empresa.