Atendimento do público infanto-juvenil: nichos e dicas
O público infanto-juvenil e jovem são um dos públicos mais versáteis e que mais possuem nichos. Os nichos estão, principalmente, focados em entretenimento e também em confecção.
Segundo a Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) o mercado de roupas infantis cresce cerca de 6% ao ano.
Por isso, que é muito importante o desenvolvimento de um atendimento mais adequado e eficiente para atingir esse público, para vender tanto enxoval quarto infantil, quanto jogos eletrônicos, acessórios de decoração entre outros aspectos.
Neste artigo abordaremos os muitos elementos que podem ser levados em consideração no atendimento desse público, tanto no comércio como em clínicas e outros ambientes.
Dicas de atendimento para o público jovem
Os jovens e também as crianças estão cada vez mais em contato com os dispositivos eletrônicos, de modo que os serviços digitais sejam eficientes e adequados.
Por isso, que é muito importante que tanto as lojas físicas como loja de roupa de bebe online, conhecida como e-commerce estejam atentos a essas redes sociais.
Nesse tópico abordaremos alguns aspectos que devem ser levados em consideração para que o público infanto-juvenil seja atingido de forma adequada e correta.
1. Crie uma linguagem humanizada
Os chatbots são chats que fazem com que o atendimento entre a loja e cliente seja mais automatizada. Entretanto, esses robôs, muitas vezes cria uma linguagem artificial, e que não atende as demandas dos clientes.
Por isso, que tanto para o público infantil como para o jovem é muito importante criar uma linguagem humanizada, respondendo de forma clara e objetiva, fazendo com que as roupinhas de criança sejam vendidas de forma mais adequada e correta.
2. Tenha paciência
O público infanto-juvenil por conta da idade pode não compreender as orientações realizadas pelos atendentes. Por isso, que é fundamental que se tenha paciência e que haja o desenvolvimento de uma linguagem adequada e bastante clara.
A outra dica atrelada a esta está na adequação da linguagem de acordo com o público, de modo que qual que seja o produto, do anel da lol até roupas sejam vendidos de forma eficiente e adequada.
Ao agregar esses aspectos o público infanto-juvenil consegue ser atendido com:
- Qualidade;
- Clareza;
- Adequação;
- Segurança.
Além do comércio um ambiente que recebe crianças são as clínicas, como o consultório de pediatria, psicologia infantil, entre outros.
De modo que é fundamental o desenvolvimento de um ambiente agradável, que pode utilizar em alguns cômodos a decoração de festa infantil e outros pontos.
No tópico abaixo falaremos sobre como fazer o atendimento desse público.
Atendimento ao público infantil em clínicas
Como qualquer ambiente que trate do público infantil é fundamental o desenvolvimento de um ambiente agradável e que faça com que as crianças se sintam confortáveis e não com medo.
Abaixo falaremos de estratégias que são usadas para que esse atendimento seja efetivo e adequado.
1. Compor ambientes lúdicos
Para que haja um atendimento infantil adequado é importante que os diversos cômodos da clínica sejam adaptados para os pacientes mais novos.
Por isso, é importante a criação de um ambiente lúdico, isso significa o uso de diversos elementos como cores alegres, decoração divertidas, brinquedos e acessórios como escova de cabelo infantil personalizada.
Com esses elementos as crianças se sentem mais confortáveis enquanto esperam o atendimento do médico.
2. Tenha uma equipe qualificada
Outro elemento que é muito importante para o desenvolvimento de um bom atendimento infantil é ter uma equipe qualificada. Isso acontece porque as crianças precisam de um atendimento personalizado, atendendo as demandas desse público.
Além do profissional pediátrico, é importante que os outros profissionais da clínica sejam treinados para atender as diversas faixas etárias.
3. Converse com as crianças
Outro ponto importante para que o atendimento com as crianças seja eficiente é que os atendimentos e os médicos expliquem os procedimentos para as crianças, para que elas saibam exatamente o que acontecerá.
Ter uma boa comunicação permite que as crianças se sintam mais segurança e disposta a cooperar com o tratamento ou aberta a consulta.
Por fim, é sempre importante parabenizar o bom comportamento e fazer com que os pais e responsáveis sejam parceiros. Com isso, as crianças normalizam esse ambiente e se sentem tranquilos e seguros.
Com tudo que tratamos aqui o público infanto-juvenil consegue ser bem atendido e desenvolvendo soluções adequadas e corretas.