Cloud computing: tudo que você precisa saber
Os ataques cibernéticos são uma preocupação constante no Brasil, com o avanço do cloud computing o acesso as essas informações, pode ser mais difícil.
De acordo com o laboratório especializado em segurança digital Dfndr Lab, esses incidentes estão em tendência de alta: só no primeiro semestre de 2018, foram detectados mais de 120 milhões de ataques apenas no Brasil.
Isso, por sua vez, significa que a taxa quase que dobrou em comparação ao mesmo período de 2017.
A boa notícia é que há diversas maneiras de se tornar a navegação na internet mais segura, protegendo dados pessoais e corporativos.
Uma delas é contar com soluções de computação em nuvem, também conhecido como cloud computing.
Aprenda mais a respeito dela a seguir:
O que é cloud computing?
O cloud computing é uma solução totalmente inovadora para o armazenamento de dados na internet.
Nela, os dados gerados por um usuário regular da internet ou de uma empresa não ficam armazenados na memória física da máquina, mas em um servidor remoto.
É o que é conhecido como nuvem de armazenamento no meio da informática.
Para muitas pessoas isso pode parecer desnecessário – ou pior, pouco prático.
Entretanto, as múltiplas aplicações dessa solução mostram que ela oferece diversas vantagens – e veio para ficar.
Como o cloud computing é usado?
Uma das principais aplicações desta tecnologia é o meio corporativo: cada vez mais empresas investem no modelo de nuvem para armazenar dados estratégicos, como relatórios e mesmo registros de clientes e colaboradores.
Porém, cada vez mais pessoas físicas têm optado pelo cloud computing para armazenar seus dados, como fotos, planilhas de gastos domésticos e até mesmo trabalhos escolares.
A opção por esse tipo de armazenamento é tão grande que as principais empresas do ramo digital têm lançado soluções gratuitas para que todos tenham acesso a ela.
Quais são as vantagens do cloud computing?
Tendo em vista o crescimento do armazenamento em nuvem, qualquer um imagina que ele deva ter uma série de vantagens. E, de fato, ele tem: confira-as a seguir.
Mais segurança
Há um tipo de ataque cibernético muito conhecido pela população: o phishing.
Nele, o hacker cria páginas que imitam muito bem os sites que o indivíduo costuma acessar, tais como:
-
Bancos;
-
Instituições de ensino;
-
Empresas cujos serviços ele consome;
-
Marcas de varejo reconhecidas.
Por meio da chamada engenharia social, o criminoso convence a vítima a realizar determinada ação (normalmente fornecer seus dados bancários) sem lhe fazer nenhuma ameaça: o tempo todo, ela acredita que a página realmente pertence à organização em questão.
Em outros casos, o criminoso pode induzir o usuário da máquina a baixar um arquivo ou instalar um programa, sendo que a sua única utilidade é roubar dados e enviá-los indevidamente a terceiros.
Tudo que estiver na memória física da máquina fica em risco.
A boa notícia é que os servidores de hospedagem cloud são extremamente seguros: as empresas que os administram costumam elaborar uma série de mecanismos para evitar o roubo de dados.
Consequentemente, as chances de ser vítima de um ciberataque são bastante reduzidas.
Acesse seus arquivos de onde estiver
Além de tornar o cotidiano mais seguro, o cloud computing também o torna mais prático.
Como os servidores remotos podem ser acessados de qualquer lugar (desde que a pessoa conte com o nome de usuário e a senha da conta), não é preciso ficar pendente de pendrives ou de HDs externos para realizar tarefas pessoais ou profissionais: basta uma conexão à internet para que tudo esteja plenamente acessível.
Não ocupa memória dos dispositivos
As preferências dos consumidores têm feito com que computadores e smartphones sejam cada vez mais leves e práticos de se transportar.
Isso, porém, tem uma desvantagem: os fabricantes podem se ver obrigado a reduzir a memória disponível neles.
Felizmente, a computação na nuvem pode solucionar este problema.
Como os arquivos ficam armazenados em servidores remotos, eles não ocupam espaço na memória física do dispositivo.
Assim, é possível trabalhar, normalmente, com aparatos com baixa capacidade de armazenamento.
Custo reduzido
É comum que empresas (principalmente as de grande porte) tenham uma estrutura de tecnologia da informação bastante robusta.
Afinal, elas precisam armazenar uma quantidade considerável de dados, e isso tem que ser feito da forma mais segura que há.
Consequentemente, o investimento necessário pode ser bastante alto.
A boa notícia é que o cloud computing permite a redução desses custos: normalmente, o valor do armazenamento neles costuma ser mais baixo que o de construir servidores físicos.