Como tornar o seu ambiente de trabalho mais seguro
A segurança do trabalho é um requisito importante para manutenção de um negócio. Por isso, muitas empresas já adotaram um setor voltado à segurança do trabalho, que conta com profissionais que visam evitar acidentes dentro do local do trabalho.
Cabe à empresa oferecer os equipamentos de proteção individual aos funcionários, e cuidar da sua manutenção e ainda, do seu uso nesse ambiente.
Aos funcionários, cabe respeitar as regras estabelecidas pela empresa assim como monitorar se a empresa está oferecendo condições adequadas para a manutenção da segurança.
Por conta da importância dessa temática, esse artigo vai trazer algumas dicas de como tornar o seu ambiente de trabalho ainda mais seguro. Não deixe de conferir!
Os protetores necessários à segurança
Os equipamentos de proteção individual, também conhecidos como EPIs são entregues aos funcionários no momento que se inicia o trabalho.
Dentre os principais tipos de EPIs que, geralmente, são disponibilizados pelas empresas, podemos citar:
- Botas;
- Luvas;
- Óculos de proteção;
- Roupagem específica;
- Protetores auriculares.
Em relação aos protetores auriculares, existem algumas temáticas interessantes exatamente por existir diversos modelos disponíveis no mercado.
Por exemplo, o protetor auricular com silicone, ou do tipo concha, com espumas ou tipo plug, dentre outros modelos. Geralmente, esses equipamentos são utilizados em locais como a indústria, comércio, em movimentação de cargas e entre outros.
Um dos protetores auditivos é o protetor auditivo de inserção. Eles são aplicados de forma mais facilitada, assim como também sua remoção. Outro detalhe interessante é que eles podem ser de silicone, plug, feitos com plástico, dentre outros quesitos.
Esses materiais são considerados como à prova de som assim como de ruídos que possam afetar a audição e o desenvolvimento das atividades no ambiente de trabalho.
Por isso, cabe ao empregador verificar qual é o tipo de atividade que está disponível em sua empresa, assim como o nível de periculosidade e as ações que precisam ser desenvolvidas para a proteção dos funcionários, seja no uso de um protetor de inserção, ou roupa adequada e outros mecanismos de segurança que podem ser adequadas em uma instituição.
A importância dos treinamentos para prevenção de acidentes dentro do local de trabalho
Já que é importante lidar com os equipamentos de proteção e segurança, vale a pena ressaltar que são necessários cursos de aplicação e treinamento para saber em como se prevenir ou como agir diante de uma situação de crise.
Por isso, recomenda-se que os técnicos e pessoas que fazem parte do setor de segurança do trabalho realizem esses cursos e treinamentos.
Um deles é o treinamento NR 33. Para atuar na regulamentação da segurança dentro do ambiente de trabalho, existem normas e regras que são criadas com o objetivo de tornar o ambiente ainda melhor.
Esse tipo de treinamento é destinado a pessoas que precisam trabalhar com o espaço confinado.
Dentre os assuntos discutidos durante o treinamento podemos citar as definições da norma, assim como ma avaliação dos riscos, os procedimentos necessários durante a entrada e saída do trabalho, além de treinamento para primeiros socorros.
Além disso o curso NR 33 oferece conhecimentos sobre o uso de equipamentos que são utilizados para controlar os riscos, assim como em ter práticas consideradas seguras para um espaço de confinamento.
Também existem outras orientações como entender algumas regras sobre segurança no ambiente de trabalho, como fazer salvamentos, e outros.
No caso do treinamento espaço confinado NR 33 tanto a equipe como os supervisores podem passar por treinamento. Vale ressaltar que os espaços confinados também são decididos por essa norma reguladora como um ambiente que não foi projetado para ocupação de pessoas por um tempo continuado.
Além disso, esse espaço pode ser considerado como de ventilação limitada e insuficiente, com uma deficiência de oxigênio.
Dentre os locais em que ocorre esse tipo de atuação podemos citar, espaços de eletricidade, esgoto e até mesmo do fornecimento de gás. Por serem locais específicos e de áreas de atuação muito peculiares, é importante que o treinamento seja feito capacitando a equipe.
É importante também que o supervisor de espaço confinado participe desses treinamentos para direcionar sua equipe da melhor forma possível.
Vale ressaltar também que os treinamentos devem ser feitos por uma equipe especializada, com o objetivo de obter aprendizados importantes para o cotidiano e local de trabalho.