Como uma agência de merchandising pode auxiliar uma empresa?
No entanto, após o investimento nessas áreas, há também a possibilidade de contratar agencias de promotores de merchandising para que a última etapa de convencimento do cliente seja realizada.
Para que um produto chegue ao ponto de venda, ele precisa passar por diversas etapas. Publicidade e marketing digital são algumas das mais conhecidas.
Para entendermos melhor como tudo isso funciona, vamos visualizar todo o caminho até o momento final da venda. Primeiro se planeja todo o marketing, envolvendo a publicidade e analisando o público-alvo.
Após todo o mapeamento dessa parte, inicia-se a inserção dos materiais de marketing nas redes (podem ser redes sociais, sites, blogs e, até mesmo, por e-mail).
Após a criação da imagem do produto no mercado, é o momento de atuar fisicamente. E é neste momento que entra o promotor de merchandising.
É ele quem organiza como o produto ficará exposto no mercado de acordo com todo o planejamento inicial. Assim, podemos dizer que essa é basicamente a estratégia final da venda: o que vai atrair o cliente para a compra daquele produto.
Onde se pode utilizar o merchandising?
Hoje, o merchandising pode ser utilizado em todos os tipos de negócios. Essa é mais uma estratégia do marketing para que uma marca seja vista de uma maneira positiva.
Por exemplo, no merchan voltado à moda, características da vitrine e do atendimento da loja contam como merchandising.
No lançamento de uma marca, por exemplo, é muito comum realizar o casting de modelos masculinos para a apresentação das peças. Isso também faz parte da estratégia de merchandising.
Essa é uma forma de vender não apenas a peça de roupa ou de sapato que está sendo apresentada, mas todo um estilo de vida e um padrão de beleza. Isso encanta e atrai cada vez mais clientes.
Mas não é apenas em produtos físicos que o merchandising se aplica. Serviços também podem ser beneficiados com essa estratégia.
Algo cada vez mais comum, hoje em dia, é a agência de motorista particular. Nesse caso, o que está à venda não é o motorista em si, mas sim o serviço que ele oferece.
Assim, o merchan se aplica na forma de atendimento e convencimento final da pessoa que pretende contratar esse serviço.
Um bom exemplo são as promoções de desconto específicas em um período de tempo definido. Essas são ações de merchandising para angariar mais clientes para aquele serviço.
A Agencia de modelo também pode entrar nesse exemplo de venda de serviço. Nesses casos em que a venda não é de produto, é preciso que o merchandising seja muito bem programado e planejado, para que tenha o efeito desejado e converta cada vez mais clientes.
Dentre as estratégias para que o merchan chegue de forma correta e no momento exato para o possível cliente, é preciso que o marketing tenha sido feito com eficácia anteriormente.
Uma das formas disso acontecer é a criação de textos para blogs, por exemplo. Posts sobre “como ser modelo” ou “quem procurar para ser modelo” são algumas das sugestões. Investir em redes sociais e e-mail marketing também são outras formas de auxiliar o merchandising final.
Um tipo de merchandising para cada negócio
A partir do que vimos em todo o texto acima, já deu para parecer que não existe apenas um tipo de merchandising.
Seja ele voltado para modelo e motorista de executivo ou para chocolates e cosméticos, existe um merchan para cada tipo de mercado, que conta com peças diferentes. Essas são as principais:
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Banner: bastante focado no efeito visual e flexível;
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Adesivo para piso no ponto de venda;
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Móbiles: peças que podem ser penduradas no teto;
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Wobbler: especiais para indicar lançamentos e promoções.
A escolha das peças do merchandising também é de extrema importância para a estratégia de vendas de um determinado serviço ou produto.
Para escolher corretamente, é preciso compreender a persona, o público-alvo e qual é a finalidade da venda. É aqui que os promotores de merchandising entram: tanto no auxílio da escolha quanto na montagem das peças.
Assim, sempre haverá um tipo de peça e merchan específico para um negócio e que seja mais eficiente para a atração e convencimento de mais clientes, mas tudo depende de um bom planejamento e uma boa equipe.