Conheça mais sobre distribuidoras de peças agrícolas
Talvez seja um pouco difícil entender a situação e como funcionam essa distribuidoras. Por isso, com o intuito de informar melhor sobre como são feitas as manutenções e como as peças são utilizadas, esse artigo foi criado.
O mercado agrícola é um dos que esta em maior ascensão no Brasil, tendo um crescimento exponencial mesmo em meio a crises. Com isso, as distribuidoras que fornecem as peças necessárias para manter essa indústria a todo vapor se tornaram – também – um mercado com bom crescimento.
Deste modo, para obter mais informações referente a esse mercado que cresce consideravelmente, continue sua leitura final.
Maquinário e manutenção em distribuidoras
O maquinário agrícola é muito diversificado, pois o próprio mercado é muito amplo. Com o passar do tempo foram sendo produzidos equipamentos específicos para certos tipos de colheitas e solos, trazendo uma qualidade maior de opções e deixando o maquinário muito mais especializado.
Atualmente, temos um mercado de maquinários que contam com equipamento como:
-
Colhedoras;
-
Colheitadeiras;
-
Plantadeiras;
-
Tratores;
-
Pulverizados;
-
Implementos;
-
Escavadeira.
O cuidado que deve se ter com cada um dos maquinários citados acima é diferente, com peças diversas e é sempre importante entender qual a demanda para saber se a manutenção deve ser preventiva ou corretiva.
A manutenção preventiva, como o próprio nome sugere, tem a intenção de corrigir problemas antes que eles tomem formas maiores e causem estragos financeiros.
Não realizar a manutenção pode danificar alguma parte da colheita ou, em casos mais graves, causar algum problema ou risco ao operador. Essa manutenção é feita periodicamente.
Já a manutenção corretiva, também como o nome sugere, é feita quando algum equipamento apresenta falha. Geralmente ela é feita em situações de emergência.
Para identificar qual a manutenção necessária para seu equipamento, se contrata uma empresa de consultoria em segurança do trabalho que possui uma estrutura e planejamento para identificar possíveis falhas e criar um organograma de manutenções preventivas.
Manutenção de peças
A manutenção de peças, seja preventiva ou corretiva (como visto anteriormente), são extremamente importantes para qualquer empresa do ramo.
Normalmente, um casamento desses 2 tipos garantem uma segurança tanto para o trabalhador quanto para o dono, que pode contar com uma prevenção de imprevistos – principalmente financeiros.
Com confiança no mercado para trocas adequadas de peças, encontrar um distribuidor de peças New Holland pode ser uma boa opção.
Vale ressaltar que nada melhor do que ter um especialista – ou uma equipe, dependendo do maquinário – dedicados para a manutenção no local, que tenham conhecimento adequado de peças para sempre manter a vida útil do maquinário em alta.
Peças novas ou peças usadas?
Escolher entre peças novas ou usadas requer uma atenção especial ao tipo de maquinário, quantas horas de operação/dia tem e seu histórico de defeitos.
Em caso de equipamentos que apresentem um histórico de boas condições, realizar a manutenção de algo pequeno usando peças usadas não há problema. Afinal a relação custo-benefício é alta, sendo a opção mais viável no mercado.
Mas, como já dito anteriormente, é realmente necessário entender o uso do equipamento antes de tomar essa decisão. Nesse momento tudo conta, inclusive o tipo de material que o maquinário trabalha, a qualidade, o operador, entre outros fatores.
A recomendação para maquinas pesadas é, em casos de peças fundamentais, procurar um distribuidor que contenha uma peça (pelo menos) semi-nova.
Se for algum item mais comum, optar por uma peça já utilizada, mas que apresente pouco desgaste e boa usabilidade, na hora de realizar uma verificação na peça (antes da compra) é recomendado o acompanhamento de algum especialista para ajudar na identificação da qualidade da peça.
Um exemplo é a compra de peças para escavadeira, que é uma máquina que sofre muito impacto quando escava alguma área um pouco mais densa e encontra dificuldade.
As peças dessa máquina tremem e o seu desgaste é rápido. Assim, a manutenção para esse tipo de equipamento tem de ser periódica e a substituição de peças feita com maquinário semi-novo.
Para manter um maquinário saudável e duradouro é necessário ter cautela e realizar manutenções constantes. Isso porque, ter cuidado com esse tipo de maquinário ajuda muito a aumentar o seu tempo de utilização.
Vale ressaltar que esse cuidado pode impactar até na relação dos colaboradores com a empresa, afinal, garantir boa manutenção das peças influencia diretamente na qualidade do trabalho.
Uma outra dica importante é sempre ao manusear maquinários contar com EPIS (Equipamentos de Proteção Individual), para garantir uma manutenção e operação segura.