Descubra o que é Call to Action
Um call to action (CTA) funciona como um estímulo textual ou visual e é amplamente utilizado em sites, blogs, estratégias de e-marketing e anúncios.
Criado para direcionar o leitor da página a realizar uma ação específica. Portanto, é uma estratégia importante para promover ofertas de marketing digital e gerar leads para potenciais clientes.
Existem muitos tipos de call to action, e escolher a certa para cada situação pode ser muito importante.
Para exemplificar, basta pensar na aplicação de um link para outro post relacionado ao tema pisos e revestimentos, dentro de um site de uma empresa especializada em piso drenante.
Ou até mesmo um incentivo para baixar um e-book, mas para isso redireciona para uma landing page ou até mesmo um formulário.
O Call to Action é sempre pensado para que o visitante seja levado ao seu próximo estágio no funil de vendas. Por isso, é preciso saber escolher o CTA mais adequado para cada conteúdo e objetivo da marca.
Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre Call to Action e não se preocupe se você conhece pouco sobre esse tema, iremos trazer dicas e tudo o que você precisa saber para conseguir utilizar da melhor maneira possível essa estratégia em seu negócio.
Como escolher o CTA mais adequado?
Prestar atenção a essa importante ferramenta é o primeiro passo para criar um conteúdo que possa direcionar os visitantes para suas páginas.
Você precisa se atentar como utilizar o CTA que mais se adequa ao seu post, um e-book de reparo de pinça de vídeo ou artigo sobre outro tema devem ter estratégias diferentes, não é simplesmente copiar. As etapas a seguir ajudarão você a escolher a melhor opção de CTA para cada conteúdo ou página:
- Considere a etapa do funil de vendas;
- Saiba quem é o carteiro;
- Conhecer o nível de conhecimento de uma pessoa;
- Escolha o formato de entrega;
- Selecione o destino da chamada.
Portanto, acompanhe a seguir detalhadamente cada tópico dessa lista. Confira:
Considere a Etapa do Funil de Vendas
O primeiro passo é entender qual etapa do funil de vendas que o seu conteúdo aborda e quais visitantes ele atrai.
Por exemplo, no caso de uma empresa de aluguel de empilhadeira, deve-se pensar no perfil dos leitores, nas principais dúvidas que ainda podem ter e outras coisas relacionadas à adequação do produto e seu mercado.
Um visitante que é novo no site, mas provavelmente não conhece a empresa (adequada para o topo do funil) pode estar interessado em usar uma chamada para ação em um e-book educacional sobre como pilotar drones com segurança.
Por outro lado, pode haver uma pessoa no processo de decisão de compra que está no meio ou no fundo do funil e, portanto, já sabe mais informações sobre a empresa e os produtos ou serviços que ela oferece.
Nesse caso, a sua empresa pode incluir CTAs na programação de visitas à exposição para incentivar o pedido de orçamento para móveis de fibra sintética área externa ou outros testes gratuitos de produtos, ou serviços.
Assim, a chance dos visitantes do site se tornarem leads de vendas aumenta. Se o site de uma empresa tem tráfego mensal de até 70% de novos visitantes, faz sentido usar CTAs de primeira linha, como e-books, webinars e outros materiais.
Para o resto do público, no entanto, também deve haver chamadas para ação que se encaixem no meio e no fundo do funil. Desta forma, a empresa garante que os visitantes continuarão sua jornada de compras para móveis planejados para comércio.
Saiba quem é a persona da postagem
O próximo passo é saber exatamente a quem o conteúdo é direcionado. Uma persona é um personagem semi-ficcional útil para planejar várias estratégias de marketing que representam o cliente ideal de uma marca com base em dados e pesquisas.
Conhecer a persona do seu conteúdo é importante, porque ao identificar uma oferta exclusiva para um determinado segmento, permite criar apelos mais interessantes.
Ao incentivar as personas que leem, por exemplo, um e-book sobre como manter sensores de segurança para máquinas, a marca certamente alcançará maior eficácia. Até porque a persona envolve a compreensão das necessidades, problemas e desejos dessa pessoa.
Conhecer o nível de conhecimento da persona
Nos casos em que os blogs possuem artigos para todos os níveis de conhecimento e habilidades, a produção de conteúdo deve seguir essa linha e segui-la de acordo com os produtos e serviços oferecidos pelas empresas.
Uma escola de yoga com vários alunos, desde iniciantes até avançados, pode ter um pôster sobre os benefícios do exercício. Isso despertará o interesse em pessoas que são novas no yoga.
O conteúdo ou a oferta de “poses mais detalhadas” pode não ser um bom apelo à ação para um artigo novato.
Isso deve ser especialmente considerado nas chamadas para submissão de artigos. Isso também se aplica aos sites de empresas de diversos setores, como empresas de hidrojateamento industrial.
Escolha o formato da sua chamada.
O formato da oferta é outro aspecto importante a considerar, com várias opções como:
- Uma barra lateral que aproveita as lacunas do arranjo;
- Texto adicionado ao conteúdo com hiperlink;
- Imagens adicionadas aos posts;
- Deve ser testado entre outras coisas.
Cada formulário tem finalidades diferentes. O conselho é experimentar imagens com cores, texto e frases de chamariz para que você possa analisar a melhor escolha possível para a ação.
Escolha do objetivo do CTA
O CTA é uma proposta de ação desejada de uma empresa e pode ser utilizado para vender diversos tipos de negócios como banners e até mesmo motoredutor industrial. No entanto, alguns objetivos são comuns no ambiente da internet, como:
- Aumentar o tráfego de determinados artigos do blog;
- Assinatura de Newsletter;
- Recomendação para download de conteúdo exclusivo;
- Páginas de destino, páginas de resultados;
- Aumento de ações, curtidas e comentários nas redes sociais;
- Aumento da popularidade e número de seguidores nas redes sociais;
- Uso de conteúdo educacional (ex. vídeos);
- Participação no evento presencial ou via Internet;
- Respondendo a pesquisa com um formulário.
Portanto, agora que você definiu o objetivo chegou a hora de entender onde você deve usar o CTA. Acompanhe:
Onde se usa o CTA?
O CTA pode ser utilizado com diversos recursos e ferramentas de suporte disponíveis na Internet. No entanto, conhecer os formatos é extremamente importante para que você possa escolher o mais eficaz para cada tipo de negócio.
Se uma pessoa chegou ao site da empresa, é muito provável que ela esteja interessada em um produto, serviço ou assunto que lhe diga respeito, então ela pode ser recebida com uma oferta de ação logo na página inicial.
Chamadas gerais também podem ser adicionadas a páginas, como fim de mensagens. Nas mídias sociais, um CTA pode incentivar a interação e o compartilhamento além da publicação de uma postagem no blog corporativo, como costuma ser o caso.
O Call to Action também aparece nas mensagens de marketing na internet, levando o leitor a, por exemplo, um artigo no site de uma empresa de folha de ponto ou até mesmo uma compra do serviço dessa empresa.
Eles ainda podem estar associados a anúncios, compartilhamento de vídeos e ofertas. Os materiais são auxiliares nas jornadas de compra dos clientes.
Como você sabe se um CTA está funcionando?
Depois de fazer um bom trabalho na escolha e aplicação do Call to Action, é necessário analisar quantitativamente e qualitativamente os resultados das ações.
Nesta fase, ferramentas de análise são usadas para estudar os testes, onde os erros são sempre descobertos e aprendidos. O objetivo é alcançar a estratégia mais eficaz para a empresa.
Para lidar com os visitantes recorrentes nos sites, ainda é válido contar com os CTAs inteligentes. Eles geram ofertas de acordo com uma avaliação do lead e facilitam promoções e ofertas adequadas para as segmentações criadas pela própria empresa.
Por fim, uma empresa que está ciente do impacto das estratégias de desempenho de CTA e ações tem maior probabilidade de aumentar as taxas de conversão e, assim, expandir seus negócios.
Esperamos que o texto de hoje tenha sido extremamente útil. Faça dele o seu guia e siga nossas orientações para conseguir encaixar da melhor maneira possível essa estratégia de grande valor em sua empresa.