Dicas de segurança para seu estabelecimento
Por conta da crise econômica que se instaurou no país, muitas pessoas acabaram ficando desempregadas. Com uma leve recuperação da economia, muitos pequenos, médios e grandes empresários estimam a abertura de novos empreendimentos com segurança.
Mas, para abrir seu próprio negócio, existem muitos detalhes que precisam ser vistos. Por exemplo:
- A documentação exigida nos órgãos públicos;
- O tipo de ramo em que o investimento será feito;
- O local da atuação da empresa;
- A contratação dos funcionários;
- O contato com fornecedores;
- A instalação de softwares;
- O capital de giro.
Mas, um dos detalhes fundamentais para abrir seu próprio negócio, que inclusive tem relação direta com os documentos que podem ser exigidos na prefeitura do seu município, refere-se à segurança do local.
Devido a importância dessa temática, esse artigo irá tratar sobre algumas dicas de segurança que podem ser implantadas em seu estabelecimento. Não deixe de conferir!
Garanta a segurança nas instalações elétricas
As instalações elétricas do local onde seu estabelecimento funcionará é de extrema importância para evitar acidentes por conta da sobrecarga de energia elétrica, o que poderia iniciar um curto-circuito ou danos aos equipamentos.
Por isso, é fundamental verificar se as instalações são antigas demais, se precisam de reparos técnicos, como está a situação do quadro de comando central de energia, dentre outros detalhes.
Praticamente todas as atividades realizadas dentro da sua empresa irão demandar o uso da energia elétrica e por isso, as instalações devem estar corretas. Geralmente, dentre os equipamentos elétricos que podem estar dentro da caixa de passagem elétrica são:
- Disjuntores;
- Transformadores;
- Tomadas;
- Alternadores;
- Botões de comando.
No caso de uma possível queda no sistema de distribuição da energia elétrica do seu município, é importante ter instalada a presença de uma luz de emergência, para sinalizar aos consumidores como eles se ausentam do local, de forma segura e sem estabelecer uma sensação de pânico.
Importância da prevenção contra incêndios
Uma das grandes preocupações em um negócio se refere a princípios de incêndio e ao próprio incêndio, em si. Por isso, para que seu negócio funcione de fato, o Corpo de Bombeiros emite um laudo de vistoria, que autoriza a relação das atividades no local.
Esse laudo demonstra que o local está equipado com equipamentos de segurança, possui saídas de emergência e que ainda, suas instalações foram feitas de forma correta e não oferecem riscos ao cliente.
Dentre os equipamentos que são necessários para o combate de incêndio, podemos destacar o extintor de incendio, que possui um gás especifico para o combate às chamas. Sobre o extintor, vale a pena ressaltar sobre seu prazo de validade.
Não basta apenas ter o equipamento, mas ele precisa apresentar a validade dentro do prazo e estar em um local visível, para sua remoção facilitada em uma possível precisão.
Existem vários modelos de extintores, com capacidades diferenciadas de contenção do fogo, por isso, fique atento ao modelo que mais se encaixa em seu estabelecimento.
É possível instalar também um acionador manual de alarme de incêndio, que avisa sonoramente às pessoas de que elas devem se retirar do local e ainda, existem modelos mais avançados que emitem um aviso ao Corpo de Bombeiros, como uma espécie de pedido de ajuda.
Outro detalhe interessante se refere ao abrigo de mangueira, que é um elementos mais assertivos no combate ao fogo (a depender do seu princípio de incêndio). A mangueira precisa ser abrigada em local seguro, para evitar danos ao material.
A sinalizando o local é importante para segurança
Ainda dentro da questão da prevenção contra incêndios ou da presença de luzes de emergência, é fundamental indicar ao funcionário e até mesmo ao consumidor do local, onde estão as saídas de emergência, as escadas, extintores, dentre outros detalhes, por exemplo, indicar a presença do banheiro no local.
Por isso, as placas de sinalização,14800 são tão importantes dentro de um local, porque elas sinalizam à pessoa o caminho correto a se percorrer, além de orientar no caso de uma possível emergência. Essas placas, ainda, possuem um reflexo especial diante da presença de luz, sendo mais fácil sua visualização.
Diante dessas dicas, não deixe de equipar o seu negócio, deixando-o mais seguro. O investimento em segurança é uma prevenção, mas, também consegue atrair a visibilidade dos clientes, que se sentirão mais seguros e protegidos.