Dicas para empreender com sucesso
A economia brasileira atual permite que seja mais fácil, ou seja, menos burocrático, o processo de empreender no país.
Empreender significa executar uma atividade ou projeto. Assim, pode-se dizer que empreender está relacionado como uma maneira de pensar e agir na condução de uma tarefa.
Dessa forma, é possível empreender no seu dia a dia, em todas as atividades e processos que são executados por você, para isso entretanto, é necessário treino, estudo e dedicação, afinal inovar não é um processo simples.
Mas, no mundo dos negócios, ser um empreendedor é ser uma pessoa que se dedicada a abertura e construção da sua própria empresa.
Também, por isso, são pessoas que precisam ter muita dedicação, estudo, organização e planejamento para conseguir, pelo menos a principio, gerir toda um organização sozinho.
Nesse sentido, empreender não está relacionado diretamente com inovar, mas sim com arriscar, visto que é preciso ter coragem também para abrir o próprio negócio que nem sempre apresenta resultados positivos.
Para desenvolver ideias de negócios, é preciso pesquisar e analisar bem cada uma delas, levantando seus pró e contras, ameças e oportunidades que essas ideias possuem.
Esse processo deve ser feito antes de começar a planejá-la e executá-la, pois, por meio dessa análise e estudo simples, é possível verificar se é viável ou não o seu desenvolvimento.
Planejamento
Além disso, é importante que o microempreendedor ou empresário busque por assessorias ou consultorias para auxiliar na elaboração desse projeto, pois a visão de um profissional sempre agrega valor e mais percepção de detalhes e indagações que podem passar despercebidas.
A etapa do planejamento após a verificação da viabilidade de aplicar a ideia no mercado é essencial, isso porque determina o seu sucesso ou fracasso, aqui o investimento em tempo, estudo e dedicação é aumentado e mais exigido, pois ele norteará todo o projeto.
Algumas das estratégias que devem ser definidas são:
- Vendas;
- Relacionamento com os públicos;
- Orçamentárias e de compras;
- Legislações e processo burocráticos.
É preciso definir quais serão os objetivos e valores desse negócio, sua importância e aplicação no mercado, além de seu consumo, de modo a estabelecer as primeiras metas e direcionamentos.
Comunicação e Marketing
Após o planejamento elaborado, antes mesmo do empreendimento estar funcionando, já é possível começar a desenvolver estratégias de comunicação para sua promoção.
Uma das alternativas é o abadá customizado, que pode ser desenvolvido e utilizado perto da inauguração. Se preferir, também, podem ser camisetas personalizadas, a diferença está na qualidade e valor entre ambas.
Mas, além disso, é possível realizar campanhas onlines nas redes sociais digitais e, até mesmo, optar por ações físicas, como a distribuição de flyers e instalação de banners em pontos estratégicos.
Essas ações podem continuar ocorrendo depois do estabelecimento aberto, pois elas refletem diretamente nas vendas, podendo ser aplicadas, inclusive, com esse intuito. Nessa categoria, entretanto, é preciso definir a maneira como o produto será vendido ao consumidor.
Atualmente, com o desenvolvimento de plataformas e acessórios tecnológicos, o processo de venda também foi automatizado e nem sempre a presença de um representante comercial ou vendedor é necessária para realizar a venda.
Há canais mais diretos e que atingem mais pessoas, aumentando o seu poder de venda, como os aplicativos e sites de venda.
Após todos os planejamento elaborado e estratégias definidas, é importante pensar na composição de sua estrutura.
Lembrando que, nesse momento, é importante ser objetivo e minimalista, ou seja, comprar apenas o que for muito necessário para o desenvolvimento de seu negócio, os produtos e materiais essenciais.
Se for um estabelecimento físico, é preciso verificar a viabilidade legal e econômica de abrir o empreendimento no local desejado, após essa conferência é que pode ser realizada a locação ou compra do espaço.
Depois disso, investir nos equipamentos, no caso de um empreendimento no segmento de comida, como a venda de bolos, é preciso pensar nos produtos, bem como nos maquinários para sua exposição, nesse caso há algumas opções.
Entre elas, é possível citar a vitrine expositora para bolos que contém uma programação técnica e mecânica, sendo responsável por manter os bolos em temperaturas que não gerem danos ou problemas aos consumidores, ou seja, que não estraguem.
Há também um equipamento mais presente em bares e restaurantes, que serve para manter a temperatura e conservação dos alimentos.
Nesse maquinário, entretanto, o alimento fica sem proteção. Por isso, com a pista fria self service, o alimento precisa permanecer por menos tempo e seu consumo mais imediato.
Desse modo, é preciso organizar bem as estratégias de venda, armazenamento e consumo, para evitar desperdícios e prejuízos.