Dicas para um comércio eletrônico bem estruturado
O comércio eletrônico, ou negócio eletrônico, é um dos resultados da popularização da internet e dos dispositivos móveis. O termo se refere às vendas online que uma empresa individual realiza em sua própria plataforma virtual.
Para os empreendedores, o modelo de negócio significa mais liberdade e flexibilidade, dispensando as despesas exigidas por outras lojas físicas, como confecção de etiquetas para roupas ou contratação de vendedores.
O que é comércio eletrônico?
Embora muitas pessoas pensem em comércio eletrônico como qualquer venda de produtos pela Internet, os empreendedores interessados devem saber diferenciar os conceitos de e-commerce e marketplace.
Outra questão importante sobre o e-commerce está relacionada ao fato de o modelo de negócio permitir diferentes dinâmicas de trabalho.
Loja Online X Marketplace
Loja Online é uma plataforma exclusiva operada por uma empresa, seja fabricante ou varejista, resultando em um processo de vendas sem intermediários.
Já o Marketplace é uma alternativa onde uma plataforma comum permite que várias empresas vendam seus produtos, intermediando processos de cobrança, entrega ou mesmo garantia.
O Marketplace pode ser uma opção atrativa para empreendedores, pois é mais fácil de administrar por terem estruturas prontas. Nesses casos, o registro é suficiente para que os produtos sejam catalogados e vendidos no mercado.
Por outro lado, a loja online oferece muito mais liberdade, com a possibilidade de criar uma estrutura especial e design próprio da loja virtual. Isso pode ser muito importante, principalmente para empresas de médio e grande porte, como fabricante de luminárias.
As compras on-line permitem que as empresas executem campanhas, desenvolvam diferentes categorias de produtos ou serviços e outras personalizações que promovam a imagem da marca e as possíveis experiências do cliente.
Dinâmica de trabalho
Ao digitalizar os processos de vendas e atendimento ao cliente, o e-commerce também abre espaço para automação de outras funções, como estratégias de marketing, estoque e finanças.
Ajuda a agilizar o trabalho e direcionar as equipes para atividades mais estratégicas.
No entanto, o e-commerce é uma oportunidade de negócio que oferece grande potencial de crescimento anual. Nesse sentido, a estruturação bem-sucedida de um site de e-commerce é fundamental para o alcance de bons resultados, independente do setor de atuação.
Dicas para estruturar um e-commerce
É bastante normal que empreendedores se questionem como entrar neste mercado online e quais são seus principais desafios, principalmente quando entenderam o que é e-commerce e quais as vantagens de investir em uma loja online . . .
Portanto, os passos mais importantes para montar um negócio eletrônico são:
- Criar um site para venda;
- Seleção de servidor para e-commerce;
- Projeto de sistema de faturamento;
- Gestão de armazéns e logística de entrega;
- Atendimento ao cliente em todas as etapas da compra.
1. Fazendo sites para venda
Criar um site é fácil, pois a plataforma principal atualmente possui diversos templates prontos. O conselho é procurar os tópicos mais populares e entender como funcionam os sistemas de gerenciamento de conteúdo. O objetivo é criar uma loja online atraente e organizada para a loja online.
2. Escolhendo um servidor de e-commerce
Você deve estar preparado para problemas técnicos e é necessário investir em um bom servidor. Isso evita problemas típicos como carregamento lento de página ou desconexão quando muitas pessoas estão online ao mesmo tempo.
3. Desenhar o sistema de faturação
O sistema de faturação da loja online deve ser muito seguro. Afinal, gera desconfiança em muitas pessoas que ainda são contra as compras online pela necessidade de inserir informações pessoais e bancárias em sites.
É possível criar um sistema de faturação diretamente na loja online ou efetuar pagamentos indiretos com empresas especializadas neste tipo de transações online.
No e-commerce que tem como foco a venda de produtos como empilhadeira a gás, novos no mercado ou de pequeno porte, recomenda-se a utilização de sistemas indiretos, que podem ser mais seguros.
4. Gestão de Estoques e Logística de Entrega
Um dos maiores desafios das compras online está relacionado com a gestão de estoques.
A demanda do produto deve ser estimada corretamente para evitar vendas perdidas devido à falta de itens ou peças não vendidas que forçam a promoção.
A armazenagem deve ser efectuada de forma adequada, tendo em conta as condições especiais de cada tipo de mercadoria e o transporte da mercadoria até aos compradores.
Recomenda-se a colaboração com despachantes, especialmente para grandes remessas, como a venda de pneus para empilhadeira.
5. Atendimento ao cliente em todas as etapas da compra
Por fim, o atendimento ao cliente é fundamental e possui canais de comunicação para dirimir dúvidas, feedback ou procedimentos de troca e reembolso. A ausência ou ineficácia dos canais de atendimento ao cliente pode prejudicar a reputação da loja virtual e afetar negativamente a confiança dos usuários na empresa.
Estratégias de E-commerce de sucesso
Além de planejar e executar uma configuração de e-commerce com extrema dedicação, os empreendedores digitais devem estar atentos a algumas estratégias para ajudar o negócio a ganhar impulso inicial. São eles:
clientes do segmento;
- Apostas em Marketing de Conteúdo;
- Aumento do ticket médio de compra;
- Aumentar a fidelização de clientes;
- Inovações na classificação de produtos;
- Simula a experiência de compra em lojas físicas.
1. Segmentação de clientes
A segmentação é especialmente necessária em lojas online que trabalham com diferentes tipos de produtos.
Isso pode ser feito considerando os dados cadastrais além dos dados coletados pelo usuário durante a interação com a loja virtual.
A segmentação possibilita funcionalidades como o envio de e-mail marketing personalizado com ofertas diferenciadas de acordo com os interesses de cada usuário. A tecnologia de cookies contribui significativamente para a funcionalidade da estratégia.
2. Contribuir para o marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo pode ajudar a impulsionar o comércio eletrônico.
Com a ajuda de bons artigos, por exemplo, as empresas de segurança do trabalho podem atrair clientes em potencial. Isso é possível por meio de textos, vídeos ou fotos, juntamente com análises, comparações de modelos e outros conteúdos relacionados ao uso dos produtos vendidos no site e ao problema que eles resolvem em geral.
A estratégia de marketing de conteúdo baseia-se essencialmente na definição de uma persona (um perfil detalhado e subjetivo de clientes ideais com base em estatísticas); estruturar as instruções de acordo com o funil de vendas (cujas 3 etapas estão relacionadas à jornada de compra); elaboração do calendário editorial; distribuição de conteúdo através de redes sociais ou e-mail marketing, por ex.
3. Aumentar o ticket médio de compra
Outra estratégia bastante difundida no e-commerce é tentar aumentar o consumo médio dos clientes com possibilidades de compra por impulso.
Por exemplo, se um cliente procura cobertura para carros, o site pode oferecer opções de produtos relacionados aos já selecionados. Muitos afirmam que “quem viu esse produto também viu isso”, mas as recomendações devem ser consistentes para garantir os resultados esperados.
4. Aumentar a fidelização do cliente
Os cupões de desconto e os programas de fidelização são meios que incentivam o cliente a voltar a comprar na loja online.
Por exemplo, após a compra de um tubo formador, o cliente recebe por e-mail um cupom de desconto para a próxima compra. Outra opção é usar os pontos acumulados para reduzir os preços das compras.
O envio de amostras grátis com os pedidos também pode aumentar as novas compras, pois o cliente pode experimentar os produtos e ficar ainda mais satisfeito com o atendimento.
5. Atualização na classificação de produtos
Categorias de produtos versáteis agrupam mercadorias sob diferentes temas. Uma ideia é usar a estratégia para lembretes de datas, que são bastante rentáveis comercialmente.
A classificação na loja online facilita a navegação e melhora a experiência de utilização do website. Os produtos também podem ser divididos por categorias de preço.
6. Simulação da experiência de compra em lojas físicas
Uma estratégia que os empresários podem utilizar para dinamizar os processos de compra no comércio eletrônico é a introdução de simulações de negociação.
Nesse caso, por exemplo, o comprador de uma catraca biométrica pode até negociar, como pode acontecer na compra presencial.
A interação ajuda a aumentar o valor percebido do cliente em relação aos produtos e à empresa.
Os hábitos de consumo estão evoluindo a cada dia com novas tecnologias e novas formas de acesso à informação. Por isso, o empreendedor que decide abrir uma loja online deve estar sempre atento às tendências do mundo online.
Atentas à dinâmica do mercado e seguindo as recomendações, independentemente do segmento em que atuam, as empresas podem usufruir dos benefícios de investir na abertura do comércio eletrônico.
Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você encontra centenas de conteúdos informativos de diversos segmentos.