Doenças ocupacionais e estresse no trabalho: como evitar?
As doenças ocupacionais e o estresse no trabalho são alguns dos principais fatores responsáveis por retirar milhares de profissionais de seus postos de trabalho anualmente, durante a realização do tratamento.
O trânsito, as horas extenuantes de trabalho, as cobranças excessivas e pressão são algumas das causas desse esgotamento.
De acordo com uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association (Isma-BR), cerca de 32% dos brasileiros apresentaram a Síndrome de Burnout, que é o esgotamento físico e psíquico devido às condições de trabalho.
Isso tem levado muitas empresas a se perguntar: como evitar que o estresse dos colaboradores chegue a esse ponto? Confira a seguir algumas dicas!
Adote medidas preventivas
Você sabia que muitas doenças ocupacionais podem ser evitadas quando o colaborador tem conhecimento sobre elas? Por essa razão, é de suma importância que a empresa adote medidas de segurança para os procedimentos internos.
Além disso, ela precisa repassar para os colaboradores esse conteúdo, a fim de reduzir as lesões por esforço e para manter os trabalhadores seguros durante o desempenho de suas funções.
Aliás, vale lembrar que a corporação precisa também prezar por medidas que evitem improvisos por parte do trabalhador para que ele não se submeta a ações de risco.
Faça exames periódicos
Cuidar da saúde dos profissionais que atuam internamente é uma responsabilidade da empresa. Em muitas ocasiões, o estresse está interligado a outras doenças — como a depressão e a ansiedade.
Assim, procure incentivar os exames periódicos da equipe ou sempre que detectar alguma inconformidade. Dessa maneira, a empresa pode analisar tendências que têm levado os colaboradores À esses quadros e estabelecer estratégias para resolver a situação.
Incentive a prática de exercícios físicos
O bem-estar interno também deve ser levado em consideração na hora de estabelecer estratégias de prevenção às doenças ocupacionais. Nesse caso, a empresa pode (e deve) investir em práticas como a ginástica laboral.
Ela ainda pode oferecer incentivos como, descontos em academias, planos de saúde e outros. Apesar de atuar de maneira indireta, essas ações são importantes, pois incentivam o colaborador a ter mais qualidade de vida.
Crie um ambiente de trabalho propício
Móveis ergonômicos, ambiente tranquilo, locais para relaxamento são algumas maneiras de evitar as doenças ocupacionais — como a LER (lesão por esforço repetitivo) —, mas também contribuem para a diminuição do estresse, já que o trabalhador tem a possibilidade de fazer pausas em locais adequados.
Além do espaço em si, é importante que a empresa ofereça todos os equipamentos de segurança (EPIs) para que o trabalhador possa atuar de maneira adequada e sem riscos à sua saúde e integridade física.
Tenha atenção ao excesso de trabalho
Um agente nocivo ao estresse no ambiente de trabalho é a hora extra. Sim, muitas vezes o colaborador já teve horas extenuantes de trabalho e ainda precisa cumprir mais horas até terminá-lo. Como gestor, você deve estar atento a isso.
Procure avaliar a forma de trabalho e repense a divisão dele. Uma falha comum é sobrecarregar uma única pessoa, por exemplo. Por isso, acompanhe de perto se a situação tem sido recorrente a fim de prover a solução que evita o excesso de trabalho e causa o estresse.
Como destacamos no início do texto, os casos de doenças ocupacionais e estresse no trabalho têm aumentado, mas isso pode ser contornado a partir do momento em que a empresa olha para os seus colaboradores de maneira mais humana e passa a criar condições para que o trabalho seja feito de maneira prazerosa.
Agora que você já sabe melhor sobre o assunto, que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais? Assim você ajuda outros gestores a melhorar a performance dentro de suas empresas e demonstra que está por dentro do assunto!