Empresa deve oferecer segurança aos funcionários
A contratação de funcionários para a realização de um trabalho deve ser feita por meio de análise curricular, mas também é preciso verificar a saúde do profissional para garantir a segurança.
Muitas tarefas exigem esforço físico, e caso o trabalhador apresente qualquer tipo de lesão, que o impossibilite de realizar os trabalhos, sua contratação pode ser anulada.
Para a segurança da própria pessoa, assim como dos contratantes, é preciso que sejam realizados avaliações físicas e mentais, por meio de uma empresa de exame admissional, para verificar a possibilidade de contratação.
Para o trabalhador, este tipo de exame serve como comprovante de que está apto para o exercício da função, e também garante uma indenização, caso ocorra qualquer tipo de acidente, durante a realização dos trabalhos.
Para o empregador, este tipo de cuidado pode identificar doenças pré existentes, o eximindo de qualquer tipo de o resguardando quanto à pagamentos de indenização.
Saúde do funcionário é primordial
São realizados diferentes exames admissionais, como aferição da pressão arterial, batimentos cardíacos regulares, e acuidade visual e auditiva. Outros exames podem ser solicitados, como:
- Eletrocardiograma e eletroencefalograma;
- Exame psicotécnico e psicossocial;
- Exames laboratoriais;
- Espirometria.
Dependendo do cargo que será ocupado pelo trabalhador, os exames podem variar, e não ser um impeditivo para a contratação pela empresa.
O médico que fará a avaliação do funcionário, em todos os casos, deverá tomar nota de todos os dados colhidos, e repassar ao departamento de recursos humanos.
Muitas empresas de medicina do trabalho se colocam à disposição para acompanhamento periódico, de todos os funcionários que foram contratados, para identificar qualquer tipo de anomalia, resguardando os contratantes para o caso de aparecimento de doenças recorrentes.
Este tipo de acompanhamento irá depender do tipo de trabalho realizado, e da faixa etária dos trabalhadores. Em conformidade com as leis trabalhistas, trabalhadores de dezoito a quarenta e cinco anos devem realizar este tipo de exame em um período de dois em dois anos.
Para idades superiores, os exames periódicos devem ser realizados anualmente, conforme a necessidade apresentada.
Profissionais identificam pontos de segurança
Para garantir o pleno funcionamento de uma fábrica ou indústria, é preciso contar com profissionais especializados, não só nas tarefas do dia a dia, mas na implementação de equipamentos e ambientação adequada.
Por isso, a contratação de uma empresa de segurança do trabalho, para identificar os pontos de segurança, e quais devem receber uma atenção, é essencial.
A presença de equipamento de proteção individual e coletiva deve constar do planejamento empresarial, assim como a instalação de equipamentos de segurança preventiva, como hidrantes e mangueiras de combate a incêndio.
Todo o espaço deve apresentar sinalização eficiente, com identificação de saídas de emergência, para garantir uma evacuação segura, em casos de acidentes.
Os profissionais também devem ficar atentos quanto ao uso de equipamento de segurança individual, para que os operadores de máquinas pesadas não sofram qualquer tipo de acidente.
A consultoria em segurança do trabalho pode ser uma contratação temporária, mas eficaz, para apontamentos quanto ao uso correto de maquinários e ferramentas industriais, ou mesmo em um canteiro de obras, voltado para engenheiros, arquitetos, mestres de obras, pedreiros e ajudantes em geral.
Para uma implementação eficiente, os funcionários podem criar uma comissão, em conjunto com supervisores e diretoria empresarial, para atender todas as normas de segurança do trabalho.
Oferecer um treinamento NR 6 para todos é uma forma de estabelecer metas de segurança, explicando que a responsabilidade é de todos, e com a colaboração de cada indivíduo, a coletividade é privilegiada quanto a um ambiente seguro e organizado.
A produtividade também sente o reflexo positivo, quando os profissionais trabalham de forma adequada, com equipamentos de proteção individual, e com máquinas e ferramentas desenvolvidas para a realização dos trabalhos, conforme especificação técnica.
Para identificar a real necessidade dos equipamentos de segurança, é preciso que seja realizado um planejamento interno, verificando os riscos ocupacionais presentes no ambiente de trabalho.
Também é preciso colocar em prática um treinamento de EPI, para que os trabalhadores possam identificar a indumentária ideal para cada setor de trabalho.
Botas, capacetes, óculos de segurança, além de roupas adequadas ao exercícios das atividades deverá ser estabelecido desde o início dos trabalhos.
A obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção individual devem ser observados e cobrados por supervisores, para garantir que tudo está dentro das normas especificadas no acordo coletivo, firmado entre patrões e empregados.