Equipamentos usados para primeiros socorros
O trabalho exercido pelos bombeiros e equipe de primeiros socorros é primordial e determinante para salvar ou não uma vida. Devida a sua importância e necessidade, a profissão é realizada por profissionais que são treinados e capacitados constantemente para atuarem nas mais diversas situações de risco a saúde de todos, inclusive as deles.
Acionados em situações de emergência e estresse, esses profissionais atuam com diversos equipamentos e acessórios que são essenciais ao desenvolvimento de suas atividades.
Por isso, também há uma mercado que é especializado no fornecimento de tais equipamentos e acessórios, a fim de atender a demanda, proporcionando processos mais simples, seguros e principalmente rápidos de serem realizados.
Como há uma variedade de produtos, é preciso realizar a compra sendo orientado por pessoas que são especialistas na área e também após um processo de pesquisa, não apenas para conseguir a melhor relação de custo-benefício, mas também para saber para que serve, suas características e benefícios.
Dentre os principais, a fim de contribuir com o processo de pesquisa, abaixo citamos alguns dos esquipamentos utilizados e suas características.
Insuflador de ar
Utilizados não apenas por equipes de resgate, o insuflador de ar para espaço confinado serve também para trabalhadores que atuam em locais muito fechados.
Sendo na maioria das vezes espaços que não são indicados para as atividades laborais, mas que, por vezes, podem ser necessários, o insuflador é adquirido e utilizado com o intuito de evitar:
- A inalação de substâncias tóxicas, asfixiantes e inflamáveis;
- Auxilio no conforto térmico;
- Movimentação e canalização de volumes de ar;
- Leves;
- Fáceis de transportar;
- Fáceis de operarem.
Assim, quando os trabalhadores estão nesses cenários de socorros ou quando a equipe de resgaste precisa realizar o trabalho nesses locais, essas máquinas são essenciais a vida de todos.
Máscara de ar
A máscara de ar mandado ou máscara respiratória de ar mandado é um equipamento utilizado por profissionais que precisam atuar em espaços onde há a presenças de substâncias tóxicas como gases ou aerodispersoides.
A sua utilização é realizada de forma individual e a máscara deve ser inserida na região do nariz e da boca para auxiliar no processo de respiração do oxigênio.
Por ser um equipamento de segurança e essencial a saúde física e mental das pessoas, a sua produção precisa seguir os padrões estabelecidos pelos órgãos reguladores, a fim de assegurar a sua qualidade e eficiência. Pois, qualquer falha provocada pode ser fatal.
Imobilizadores de cabeça
Sendo de uso comum no resgaste e socorros de vítimas de acidentes diversos, o imobilizador de cabeça consiste em um acessório que socorristas e médicos de ambulância possuem e usam constantemente no processo de assistências às vitimas.
Servindo para impedir que a cabeça da pessoa seja movimentada, essa ação aparentemente simples, impede que mais danos sejam ocasionados às pessoas que já estão acidentadas.
A sua aplicação incorreta ou não utilização, pode resultar em graves danos a saúde das pessoas, impossibilitando por vezes de andar e até mesmo se mexer. Por isso é extremamente importante e utilizado frequentemente em acidentes e demais situações de acidentes.
Cadeira de rodas
Sendo um recurso que serve para auxiliar na locomoção de pessoas que estão em estado de saúde fragilizado ou até mesmo as que estão em recuperação, a cadeira de rodas está presente em hospitais e centros de recuperação e tratamento de movimentos.
Mas, há também o caso de ser empregada às pessoas que já não conseguem recuperar o movimento.
Sendo um equipamento mais antigo, a cadeira foi beneficiada com os avanços tecnológicos e por isso, hoje, há modelos que são mais leves, automáticos e modernos para auxiliar na condução e transporte das pessoas.
Protetores individuais
Nesse contexto é possível inserir alguns equipamentos de proteção individual, conhecidos como EPIs. Em alguns cenários, a utilização de luvas é essencial para evitar que os equipamentos sejam manuseados de forma errada ou até mesmo que apresente riscos a integridade física dos trabalhadores.
Além disso, ela impede que as substâncias que são manuseadas ou presente no ar entrem em contato com a pele e proporcionem algum tipo de infecção, irritação ou contaminação.
Além delas, outro recurso utilizado constantemente nos socorros é a bota de segurança, não apenas por socorristas, mas também por muitos outros trabalhadores das indústrias que trabalham em situações de vulnerabilidade e riscos a integridade dos colaboradores.