Expanda seus negócios com o Inbound Marketing
O Inbound Marketing pode ser usado por empresas de diversos setores, de lojas de roupas a empresas fabricantes de painéis elétricos.
Com o desenvolvimento da Internet e mudanças drásticas no comportamento do consumidor moderno, passou o tempo em que as pessoas não tinham muito controle sobre o que queriam ver.
Isso porque o consumidor não aceita mais interrupções em suas atividades diárias devido a um anúncio promovendo os benefícios do serviço X ou do produto Y.
A situação fica ainda mais complicada quando o cliente percebe ao realizar uma compra que, além de perder tempo visualizando oferta comercial, ele perdeu dinheiro por um produto de baixa qualidade.
Além disso, a Internet permite que os usuários usem ferramentas virtuais de bloqueio de anúncios ou vejam apenas as coisas que melhor atendem aos seus gostos e necessidades.
E é justamente neste último ponto que o texto se baseia e visa explorar uma estratégia digital que as empresas estão utilizando cada vez mais: o inbound marketing, uma nova forma de conquistar e manter clientes.
O que é marketing de acesso?
O marketing de acesso, que pode ser traduzido para o português como marketing de atração, tem um nome bastante sugestivo. Essa estratégia consiste em criar e compartilhar conteúdo para um público-alvo específico.
Isso é feito para criar um relacionamento saudável e sustentável entre empresas e consumidores com base na permissão de comunicação. Então, diferentemente de antes, essa nova forma de marketing é baseada em envolver as pessoas com conteúdo que importa para elas, em vez de distraí-las com algo que elas não querem ver.
É muito comum que as pessoas recebam propagandas sobre determinado produto e não tenham o menor interesse por esse tipo de assunto.
Nesse sentido, as pessoas hoje são mais propensas a controlar o que consomem, como conteúdo, canais e outras entidades, em vez de coisas que não podem controlar.
Isso porque as mensagens entregues pelas marcas chegam no momento certo para os usuários. Isso significa que uma pessoa que precisa reformar sua casa provavelmente se interessará por publicações de empresa de esquadrias. Como outro exemplo, um pequeno empresário novo no mercado que deseja fazer um rebranding pode estar interessado em conteúdo como personalização de loja, desenvolvimento de logotipo, caixas de papelão ondulado embalagens etc.
Depois de receber o conteúdo de que gostam, os usuários se sentem confiantes e permitem que eles se aproximem das marcas. Com isso, as empresas podem vender produtos para as pessoas de forma mais fácil e saudável.
Os benefícios da implementação do inbound marketing
Os benefícios do inbound marketing para as empresas são os mais diversos possíveis, pois essa estratégia cobre algumas lacunas recorrentes nos modelos de marketing mais tradicionais. Nesse sentido podemos citar:
- Alcançar o público ideal
- Mais perto dos clientes
- O ciclo de vendas é encurtado
- O poder de persuasão aumenta
- Custos diminuem
- Resultados podem ser medidos em tempo real
Com esta porta de enrolar, por exemplo, uma loja a venda de acessórios para porta de enrolar pode verificar se o seu investimento numa determinada atividade de mercado é eficaz ou não. o que permite um planeamento futuro mais correto.
Qual é a diferença entre inbound e outbound marketing?
Relativamente às medidas de marketing de saída, importa referir que estamos em contacto, por exemplo, por e-mail, telefone, lojas, comunicados nas lojas.
Em geral, o marketing externo é maior e nem sempre é possível mensurar os resultados de tais ações. Isso ocorre porque os anúncios de TV para, digamos, uma loja que vende equipamentos para aerolevantamento atingem um grupo grande, mas diversificado de pessoas.
Isso significa que, apesar do grande investimento, não há garantia de que os interessados começarão a assistir os anúncios naquele momento.
O inbound marketing, por outro lado, utiliza conteúdos que podem captar a atenção do público por meio de canais digitais como redes sociais, blogs, sites ou e-mails. Os custos dessas operações costumam ser menores e a mensuração dos resultados mais eficiente e precisa.
Outro aspecto que difere entre o outbound e o inbound marketing é que enquanto o último utiliza uma comunicação mais aberta por meio de um maior compromisso de manter relacionamentos de longo prazo, o outbound marketing é unidirecional.
Isso ocorre porque o objetivo de sair é promover um serviço de assistência técnica de celular por exemplo, ou algum produto para um grande público com a esperança de que algumas pessoas se comprometam com isso. Consequentemente, o outbound marketing gera menos engajamento.
Processo de Inbound Marketing
Tendo descoberto o que é inbound marketing, agora é possível destacar como ele acontece nas empresas. Assim, a chegada funciona a partir de uma estrutura simples e é dividida em quatro etapas principais:
- Visão
- Conversão
- Vendas
- Encantamento
1) Visão
Esta primeira parte consiste em chamar a atenção de uma pessoa aleatória para ver determinado conteúdo. Isso pode ser feito publicando conteúdo interessante e relevante que atraia tráfego de usuários em canais digitais.
No entanto, este produto não se baseia em atrair um grande número de visitantes, como as pessoas “olhando” dentro da loja, mas em atrair visitantes reais. Estes são os que estão mais propensos a fazer uma compra no futuro.
Estratégias usadas para gerar leads incluem: marketing de conteúdo, sites, blogs, mídias sociais e técnicas de SEO. Todas essas ferramentas estão interligadas e funcionam da mesma forma.
O marketing de conteúdo é uma das estratégias de inbound marketing mais importantes. Baseia-se na criação de conteúdo que seja interessante ou relevante para as pessoas.
Assim, por exemplo, uma empresa de aluguel de andaimes para construção civil pode publicar um texto explicando os benefícios do uso de andaimes, por exemplo, no aspecto técnico do serviço. Isso atrai os usuários para o espaço e faz com que eles se sintam mais próximos de comprar um produto ou alugar um serviço.
Além das redes sociais, esse conteúdo também pode ser compartilhado em blogs e sites. Estas, por sua vez, incluem redes sociais famosas que são responsáveis por uma comunicação mais próxima entre empresas e consumidores.
Tudo isso funciona em conjunto com SEO (Search Engine Optimization), ou seja. todos os fatores que mecanismos de pesquisa como Google ou Bing usam para classificar o conteúdo e organizar como ele é exibido quando alguém faz uma pesquisa. para algo
Dessa forma, o SEO torna mais fácil para as pessoas encontrarem um site, o que aumenta o tráfego de usuários.
2) Conversão
Depois de chamar a atenção da maioria das pessoas, elas precisam ser convertidas em leads, ou seja. potenciais clientes para o produto. É nesse ponto que a relação entre a empresa e o consumidor deve ir além da produção de conteúdo. Portanto, técnicas como a criação de formulários ou “call to action” são importantes ferramentas de persuasão. Anúncios de hardware podem ser enviados para pessoas que leram artigos sobre coisas como esquadrias de Alumínio Portas e Janelas.
3) Vendas
Depois de conseguir converter uma pessoa desconhecida em lead, é hora de dar o passo final: convertê-la em clientes. Mais pessoal pode ser fornecido para incentivar compras, como enviar e-mails pessoais, automatizar certas medidas de marketing, acompanhar o progresso do engajamento de leads.
4) Encantamento
Finalmente há um feitiço, o momento após a compra do produto. Assim, quando um lead se torna um comprador muito satisfeito com sua compra, ele pode se tornar um promotor da marca, divulgando sua compra para outras pessoas. Isso só pode ser alcançado se o produto entregue for de alta qualidade e o relacionamento com o cliente e a comunicação com esses clientes forem sempre mantidos. Assim, por exemplo, um comprador de um cilindro de metal duro pode ser incentivado a comprar outros produtos da mesma empresa enviando conteúdo contínuo e direcionado.
Isso mostra a importância do inbound marketing para as empresas hoje. Com a crescente utilização da Internet e das suas ferramentas, é imperativo que as marcas se posicionem no mundo digital, tenham um desenvolvimento de sites adequado e se diferenciem dos seus concorrentes.