Garanta a segurança do seu negócio
Ao abrir um negócio, seja qual for o tipo de empreendimento, um dos detalhes importantes se refere à segurança do local, assim como dos funcionários na realização das atividades.
Por isso, dentro das empresas, existem setores específicos voltadas nessa preocupação de proteger o patrimônio da empresa, assim como, garantir o bem-estar e conforto dos funcionários, visando evitar acidentes nesse local.
Esse setor é fundamental e faz parte dos direitos dos trabalhadores. Devido sua importância, esse artigo abordará e trará dicas tanto para proteger sua empresa, como a integridade e saúde de seus funcionários.
Métodos e equipamentos para a segurança do seu negócio
Principalmente para setores que lidam de forma mais intensa com dinheiro, ou com bens preciosos (como joias), um detalhe importante se refere no reforço da proteção desses ambientes, visto que, eles podem se tornar alvo da ação de criminosos, por meio de roubos e assaltos.
Visando evitar ou atrapalhar a ação dos bandidos, existem ferramentas que ajudam a inibir esses atos.
Por exemplo, a instalação de câmeras de segurança, que ajudam a monitorar a imagem de quem entrou ou saiu do seu empreendimento. Outro detalhe importante se refere ao uso de cerca elétrica, principalmente para evitar roubos noturnos.
Muitos empresários têm optado também por instalar portas mais reforçadas, seja com vidro temperado (que é considerado mais resistente porque passa por um processo de aquecimento e resfriamento intenso), ou portas que se abram por meio de cartão, digital ou que possuam travamento automático, se for constatado à presença de metal.
Outro elemento fundamental, além do uso de equipamentos é realizar a contratação de empresas especializadas em segurança do patrimônio, que possuam o treinamento e armamento correto para estarem no local.
Mas, além de se importar com o espaço físico, é fundamental verificar a segurança dos funcionários no ambiente de trabalho.
O mais interessante, é que você pode contratar uma empresa de segurança do trabalho para te auxiliar em todos os pontos destas estratégias, ainda mais, ela também pode te auxiliar diretamente com os funcionários, como dito no artigo.
Investindo em segurança do trabalho
Muitas pessoas, em seu local de trabalho, atuam manuseando elementos perigosos, seja por meio de máquinas ou produtos químicos, com riscos de infecção. Já em outros, existe o risco de lesão por excesso de digitação no computador, problemas com postura, estresse, ansiedade e depressão.
Com isso, torna-se função da empresa cuidar da saúde do funcionário em seu local de trabalho, focado em sua segurança.
Tudo começa com o setor de saude ocupacional, que vai verificar o funcionário no momento da sua possível admissão. O objetivo é verificar se ele possui aptidão física e cognitiva para exercer a atividade para qual foi contratado.
Geralmente, esse funcionário é avaliado por um médico especialista em medicina do trabalho, e fará avaliações para verificar seus movimentos, visão, audição, levantamento das doenças existentes tanto no candidato como em sua família e dentre outros pontos que possam comprometer sua saúde e bem-estar no ambiente de trabalho.
Ao ser admitido, geralmente, o empregado passará pelo médico do trabalho novamente a cada ano, para verificar suas condições de saúde.
Ao começar a exercer seu cargo, o funcionário precisa receber da empresa, orientações sobre como proceder, como manusear determinado material, além da entrega dos equipamentos de proteção individual, dispostos para ambientes industriais e de impacto.
Além disso, a empresa deve fornecer um uniforme adequado, assim como condições no ambiente de trabalho que ajudem o funcionário na realização de suas tarefas, sem ser afetado.
Por exemplo, a qualidade da cadeira que ele senta, alguns minutos de pausa para conseguir relaxar, o tempo de horário do almoço, barras nas escadas, sinalização, presença de extintores no prédio e dentre vários outros detalhes, são responsabilidade da empresa que deseja contratar funcionários.
Mas, como saber de todos os detalhes?
Nesse caso, recomenda-se procurar por uma assessoria em segurança do trabalho, buscando verificar o que a legislação diz sobre isso, e o que deve ser mudado ou adaptado para garantir maior conforto e bem-estar aos funcionários.
Com uma assessoria, a empresa:
- Fica informada sobre o que deve ser feito;
- Evita multas e processos por irresponsabilidades com o funcionário;
- Atua para estar de acordo com a legislação trabalhista;
- Consegue realizar um planejamento, inclusive, orçamentário sobre o que deve ser investido nesse setor.
Em alguns casos é recomendado até buscar por uma empresa de segurança do trabalho, de modo terceirizado, para atuar junto ao seu empreendimento.
Outros serviços também podem ser terceirizados dentro de uma empresa, como é caso dos assuntos relacionados ao pagamento dos funcionários, como realizar a terceirização de folha de pagamento.