Entenda a importância da contabilidade para empresas
A contabilidade é um dispositivo indispensável para a administração de qualquer empresa.
É através dela que um gestor consegue produzir dados que servem de subsídio a adoção de políticas financeiras e administrativas de forma geral, realizando um planejamento mais completo e conseguindo acompanhar o desenvolvimento dos procedimentos aplicados às atividades empresariais.
Como organizar as finanças de uma empresa?
A organização das finanças e da estrutura contábil são feitas por um profissional chamado de contador, que realiza o controle da entrada e da saída de dinheiro de um estabelecimento, estudando estratégias eficientes para gestão desses dados de movimentação e organização das responsabilidades fiscais.
As atribuições de um contador são várias. Veja, a seguir, alguns exemplos:
- Cabe a ele fazer o registro de qualquer dado referente à movimentação monetária de uma empresa;
- Organizar métodos de controle baseados nas necessidades e características específicas das empresas;
- Trabalhar com a exposição de dados coletados nesses processos anteriormente descritos;
- Proceder a análise desses fatores para implantação de estratégias econômicas alinhadas as particularidades corporativas;
- Além de estar sempre acompanhando a correta implantação desses programas.
É necessário que o contador conheça e trabalhe com os valores de recebimento e despesas como, por exemplo, aquelas atribuídas à folha de pagamento.
Além disso, um contador pode atuar realizando consultoria financeira às empresas, a fim de melhorar as suas estratégias de arrecadação e aprimorar os ganhos.
Também há uma necessidade de contar com os serviços de contabilidade relativos ao funcionamento legislativo de uma empresa.
A garantia da regularidade legal e do ajustamento de tributações, conforme as várias mudanças que a legislação sofre no tempo são atribuídas ao setor de contabilidade dentro de uma empresa.
O controle e o planejamento, portanto, passam necessariamente por essa área corporativa.
O papel da contabilidade na abertura e no fechamento de empresas
Tanto a abertura quanto a alteração e o Encerramento de empresa são serviços que demandam uma série de processos de caráter tributário, contábil e legal.
As ações envolvidas nesses processos são bastante minuciosas e, portanto, demandam profissionais habilitados e especializados em cada uma dessas áreas.
Assim, desde o registro do CNPJ, passando pela definição do tipo de empresa (por exemplo: Sociedade Anônima,
Sociedade Civil, sociedade por cotas de Participação, etc.), até a obtenção das certidões necessárias junto aos órgãos expedidores responsáveis, as atribuições dos escritórios de contabilidade são diversas.
Assim, da mesma forma que a etapa de abertura de uma empresa, o Encerramento de empresa exigirá a participação de um contador especializado.
O escritório de contabilidade pedirá ao responsável legal, uma certidão que comprove a ausência de dívidas por parte da empresa, irá também cancelar e dar baixa nas matrículas realizadas junto aos órgãos do governo, em nível
Municipal, Estadual ou Federal, e aqueles que são reguladores.
Vale lembrar que esses procedimentos são obrigatórios aos meios corporativos e independem do tamanho e da razão social das empresas.
Tanto o fechamento de uma grande empresa quanto o fechamento de microempresa são procedimentos que demandam o serviço especializado da contabilidade para seu funcionamento efetivo dentro do que é determinado pela lei.
O que são microempresas e quais os procedimentos envolvidos em seu encerramento?
As microempresas são empreendimentos individuais regulados por uma legislação fiscal que determina seu tamanho de acordo com a receita recolhida em um determinado ano.
Conta com uma redução na quantidade de impostos pagos à receita e formas de recolhimento mais fáceis do que as aplicadas às empresas de maior porte.
Existe ainda o microempreendedor individual, uma categoria de empreendimento de pessoas que trabalham por conta própria, sem a contratação de funcionários.
Neste caso, se um empreendedor individual resolve realizar o fechamento de microempresa, por exemplo, é necessário contratar o serviço de contabilidade para realizar o procedimento dentro das normas estabelecidas em lei.
Para ficar regular com as responsabilidades tributárias, o microempresário deve seguir a ordem de alguns passos de fechamento.
Caso haja sócios, é preciso elaborar um documento que formalize a partilha dos bens da empresa, bem como determine com quem ficarão os documentos fiscais do empreendimento.
Também é preciso emitir um certificado de Regularidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e da regularidade frente a outros impostos que incidem sobre o fazer empresarial.
Além disso, o fechamento de empresa mei exige o arquivamento na Junta Comercial dos atos de extinção da empresa ou do empresário. Para finalizar, seguem-se as etapas de encerramento do CNPJ e do MEI de forma definitiva.