Inbound marketing: entendendo como funciona
O inbound marketing é uma importante estratégia digital que se baseia em engajar e engajar o público por meio de conteúdo valioso, ou seja, desejos e dúvidas de conteúdo responsivo. Com os recursos certos, benefícios como compromisso claro, relações de confiança e comunicação aberta com o público podem ser alcançados.
Quais são os pilares e etapas do Inbound Marketing?
Para estabelecer esse tipo de comunicação, vale ressaltar que diversas técnicas estão vinculadas para obter resultados satisfatórios no processo de inbound, aumentando as chances de aquisição e conversão: Marketing de Conteúdo, SEO (Search Engine Optimization) e táticas de mídias sociais. meios de comunicação. Essas práticas foram consideradas significativas para o mercado doméstico principalmente porque a estratégia foi desenvolvida levando em consideração os seguintes passos:
- Capitação;
- Transformação;
- Alienação;
- Fascínio.
É necessário que haja tráfego qualificado nos canais e, para isso, o conteúdo deve ser relevante. Nesse contexto, a visibilidade também é de grande importância, afinal, é uma forma de aumentar as chances dos clientes encontrarem uma empresa. Por isso, aspectos das estratégias apresentadas, como o SEO técnico, são ideais para otimizar as páginas da empresa para alcançar um melhor posicionamento nos mecanismos de busca.
Além disso, a tração se dá principalmente por meio de mídias sociais e mecanismos de busca, por meio de tráfego orgânico ou campanhas patrocinadas. Um número alto de visitantes é importante para eles converterem, mas também é importante aderir ao fato de serem visitantes qualificados devido ao direcionamento preciso do conteúdo.
A princípio, os clientes em potencial geralmente não sabem exatamente do que precisam e, por esse motivo, o conteúdo deve ser fácil de consumir e ajudar a educar o mercado. Por meio do infográfico, passos podem ser tomados para tornar o conteúdo mais envolvente e claro, como o aumento da produtividade no trabalho em um ambiente mais confortável destacando-se a Avaliação de ruído para conforto acústico, ou uma lista de vantagens, como o aumento das vendas com a aplicação de Fita plástica para amarração de carga para agilizar a entrega.
Para converter, é importante captar potenciais clientes, potenciais consumidores interessados na empresa. Esse é o processo básico para iniciar uma comunicação mais direta, geralmente preenchendo formulários em troca de conteúdo valioso, descontos ou outros benefícios.
Por exemplo, um cliente em potencial pode se interessar por um e-book sobre a importância do Paisagismo para empresa, no conforto visual, ou até mesmo assinar um conteúdo exclusivo sobre Defesa ambiental.
Portanto, conversões mais direcionadas, com nutrição de leads, são caracterizadas por conteúdos mais relevantes, pois nesta fase o cliente já identificou suas necessidades e busca a melhor solução. No entanto, mesmo após a realização de uma venda, ainda é necessário responder à atualização de conteúdo e encantar verdadeiramente os clientes, além de analisar oportunidades para iniciar o processo de inbound marketing.
Dicas para medir resultados
Um dos maiores benefícios quando se trata de marketing digital é a capacidade de verificar resultados, ajudando a fazer mudanças com base em dados detectados sobre o desempenho do negócio e outros fatores. Dessa forma, percebe-se a importância de acompanhar regularmente os resultados de cada tática, bem como controlar de forma eficaz todo o plano de marketing digital da empresa.
É claro que, ao adotar uma estratégia e desconsiderar a importância de monitorá-la, criar-se-ão incertezas em relação aos investimentos, o que pode impactar seriamente os empreendedores. Além disso, pode complicar o processo geral de otimização e análise de desenvolvimento de negócios.
Existem vários pontos que podem ser avaliados para uma análise aprofundada de cada tática aplicada no processo de entrada, porém, alguns fatores são mais importantes, como taxa de conversão, ROI (Lucro), retorno do investimento) e NPS (Net Pontuação de Condução).
O rastreamento da taxa de conversão, entre outros fatores, é crucial para verificar o desempenho de uma tática e, neste caso, é essencialmente saber quantas pessoas estão realmente engajadas e se tornam clientes.
Quando falamos em retorno do investimento, é um indicador importante para qualquer tipo de negócio, pois é a forma de determinar se há lucro ou não. Para isso, os investimentos realizados devem ser comparados com os resultados, claro, deve ser feito em períodos específicos para obter resultados específicos.
NPS é basicamente o quanto os clientes atuais estão satisfeitos com a empresa, geralmente esse tipo de análise é feito através de pesquisas para coletar dados. Assim, de forma geral, com os recursos discutidos ao longo do texto, não só é possível implementar o inbound marketing, mas também deve-se ter em mente que existem diversos fatores que contribuem para a análise e melhoria que está sendo feita.
Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimentos onde você encontra centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.