Investimento em comércio deve ser bem planejado
O empreendedorismo está sendo um caminho a ser seguido por muitas pessoas que procuram uma forma de investir em um negócio que será mais lucrativo e benéfico ao invés de trabalhar em um lugar de forma regular.
Para isso, muitas pesquisas são realizadas e, atualmente, além dos grandes centros urbanos, cidades de médio porte já possuem centros comerciais definidos, e shopping centers que são um ponto de referência comercial, com a concentração de diferentes lojas, oferecendo uma variedade de produtos que atendem a uma clientela diversificada.
Franquias: produtos e serviços
Nesse setor, houve o crescimento de uma modalidade de venda, que ajuda bastante os empreendedores que querem um novo negócio, e procuram modalidades de sucesso.
São as franquias, de marcas e produtos variados, como óculos, relógios, joias, roupas, calçados, que levam todo o histórico de sucesso, e empregam toda a experiência em novos empreendimentos comerciais, podendo atender um novo público consumidor, que está, exatamente, em lugares mais afastados das capitais e centros urbanos.
A divulgação da marca e dos produtos também é outro fator que vale a pena investir em uma franquia, pois as empresas que oferecem esse tipo de comércio já tem um planejamento de negócios com o tamanho ideal do local, o número de balcões e disposição para atender o cliente, assim como o número de funcionários.
Para funcionar de forma adequada, muitas empresas que oferecem o serviço de franquia, indicam como projeto inicial ideal um quiosque, que pode ser adaptado a diversos ambientes.
Dependendo do tipo de franquia que será comercializada, um ponto em um parque municipal pode ser o ambiente ideal. A venda de sorvetes e açaí, por exemplo, cabe muito bem em espaço como esse.
Equipamentos esportivos, como bolas, redes e meias, podem ser disponibilizado em escolas de futebol, que também são franquias, e estão espalhadas pelo país.
Mas há produtos que devem ser disponibilizados em centros comerciais, e que as proprietárias de franquias indicam montar um quiosque para shopping, onde a circulação de um público consumidor é maior, com mais variedade de pessoas, que procuram exatamente nesses locais o que buscam comprar.
Como há uma variedade enorme no campo de franquias, é preciso entender qual o tipo de produto será comercializado pelo empreendedor para verificar as possibilidades de compra do espaço, ou então se o investimento inicial é possível apenas para o aluguel de quiosque.
Assim, com o crescimento comercial e o sucesso perante o público consumidor, é possível expandir para outros espaços de vendas, verificando, por meio de pesquisas, quais as necessidades dos consumidores, e atendendo de forma eficaz um nicho que pode ser coberto, com o olhar empreendedor pessoal.
Há diversas vantagens em possuir uma franquia, e ser um representante oficial de uma marca, principalmente com o investimento em um quiosque shopping, pois o equipamento de vendas será totalmente voltado para uma marca de sucesso no mercado, com propagandas realizadas de forma direta, e também segmentada, conforme o público alvo a ser estabelecido pela empresa matriz.
Para isso, o empreendedor deverá estar atento às características dos produtos que serão oferecidos, a representação e apresentação deles, e qual o conhecimento dele sobre o produto, e o mercado em que está inserido.
Mesmo com pesquisas, é preciso estar atento a alguns detalhes, para iniciar o projeto de empreendedorismo:
- Ajudar na expansão de uma marca conhecida;
- Negócios aperfeiçoados conforme experiências anteriores;
- Acompanhamento de profissionais de negócios;
- Suporte em diversos setores, como direito, contabilidade e marketing.
Participação em feiras de negócios
Para o empreendedor, é possível encontrar o melhor investimento em uma feira de negócios, onde estão diversos empresários, com suas empresas, buscando pessoas sérias e com vontade de empreender, de acordo com o perfil que se encaixe no tipo de marca e produto que poderá ser oferecido.
Até mesmo empresas que trabalham como montadora de stands SP podem oferecer uma representação em outros locais, como interior do estado, e até mesmo em outros estados.
O crescimento de uma empresa passa por atualizações, conforme os modelos de negócio se modificam, e isso também é aplicado na vida de um empreendedor.
As experiências comprovam que é preciso entender o mercado em que se está inserido, e por isso ele pode encontrar, em um único stand, o negócio da vida não só do empreendedor, mas também de toda a região em que será instalado.
A participação em uma feira de negócios pode mudar a vida de muitas pessoas, do proprietário da marca, e dos consumidores que irão usufruir do negócio.