O bem-estar pessoal passa por um salão de beleza
Ter um salão comercial bem equipado, com funcionários preparados e prontos para atender o público, requer planejamento e investimento.
São vários pontos que devem ser verificados, e verificados novamente, até que tudo esteja de acordo com a possibilidade de atendimento satisfatório, que faça o cliente voltar e indicar para terceiros.
Para cada comércio, há uma demanda que deve estar de acordo com as normas regulamentadoras de segurança e prevenção de acidentes.
Para poder ter todos os pontos ligados e checados, a contratação de uma consultoria de negócios pode ser um passo importante, pois alguns detalhes podem passar despercebidos por empreendedores, e que podem ser identificados por profissionais capacitados, em cada setor.
Salão de beleza tem público cativo
A área de bem-estar pessoal é abrangente, atendendo clientes de diferentes gêneros, idade e localização. Uma pesquisa de mercado pode apontar as necessidades que um bairro ou um centro comercial têm, e apontar quais os pontos fortes e fracos para estabelecer um salão de beleza, por exemplo.
Montar a equipe de funcionários demanda tempo, assim como a compra de matéria-prima e ferramentas de trabalho, desde as cadeiras desenvolvidas para o corte de cabelo, até o expositor de esmalte para manicure.
Shampoos, condicionadores, gel para cabelo, delineadores para maquiagem, entre muitos outros produtos, devem refletir a qualidade do serviço que o estabelecimento quer passar.
A equipe de funcionários deve ser treinada para atender o público, e isso é um grande diferencial, pois os mesmos devem passar pelo crivo dos clientes, que aprovam e indicam para outros clientes.
A disponibilidade de equipamentos de trabalho, para que os funcionários possam trabalhar de maneira correta, também é essencial. Tesouras, escovas e pentes de cabelo devem ficar à disposição de cabeleireiros e cabeleireiras.
O suporte de esmalte para manicure deve estar próximo das profissionais que vão fazer os trabalhos nas mãos e pés de toda a clientela. Os materiais devem ser:
- Esterilizados, de acordo com o uso;
- Descartados, seguindo exigências da vigilância sanitária;
- Originais e com data de validade dentro do prazo;
- Atender a diferentes tipos de pele e cabelo.
Cabelos lisos, cabelos enrolados. Pele oleosa, pele seca e pele mista. Os profissionais devem identificar e saber qual o produto mais adequado, para atender de forma correta aos caprichos dos clientes, assim como proporcionar um ambiente alegre e descontraído.
Como por exemplo os apliques capilares, são bastante procurados por homens e mulheres, se seu salão de beleza trabalhar com este tipo aplique, você conquistará um bom público.
Comodidade e bem-estar para os clientes
A disponibilidade de um espaço confortável para os clientes é obrigatório, para que o mesmo sempre retorne a um estabelecimento comercial.
Um ambiente agradável, com temperatura regulada por aparelhos de ar condicionado, televisores com programas voltados para a área de saúde e beleza, pode ser um cenário perfeito, para atrair e agradar a clientela.
Um salão de beleza que tenha uma maquina de cafe expresso e cappuccino chocolate, para que possa se servir à vontade, pode ser o tratamento ideal que o cliente procura.
É claro que os serviços devem ser de acordo com toda a beleza e sofisticação que o espaço aparenta. Por isso, ter profissionais qualificados, com treinamento em técnicas de corte de cabelo, manicure e pedicure, devem ser imprescindíveis.
Acompanhar a moda e os novos modelos de cortes de cabelo, tratamento de unha, e diversificar nas cores do mostruario de esmaltes para manicure também são essenciais.
As estações do ano costumam estabelecer o que está em alta, seguindo tendências internacionais, conforme passa a primavera, o verão, o outono e o inverno.
Estes mostruários devem atender a uma alta demanda, durante o ano todo, e principalmente, em épocas sazonais, como festas e confraternizações de final de ano, e períodos de formaturas.
Casamentos, aniversários e celebrações esporádicas, como bodas, também são motivos para a procura por salões de beleza.
Por isso, estes espaços devem estar equipados, além da máquina de café e chocolate, mas principalmente, com secadores de cabelo, escovas, pentes, gel para cabelo, alisadores e tesouras preparados para atender o maior número de clientes possível.
Localização permite fácil acesso e oportunidades
Os equipamentos devidamente preparados, e contando com profissionais capacitados, um salão de beleza também deve contar com uma localização privilegiada, em que os clientes possam ter acesso facilitado, como estacionamento e ambiente climatizado.
Assim como os estabelecimentos comerciais centralizados, os salões de beleza localizados em centros empresariais e residenciais, devem contar com atrativos diferenciados, como portas para lojas de shopping, que podem ser adaptados, permitindo a entrada e saída de clientes, sem que o mesmo tenha a necessidade de abertura e fechamento.
Estes modelos de portas são acionadas por meio de sensores, que identificam a proximidade de pessoas, e se abrem automaticamente.
Ter uma estrutura totalmente equipada, para o pronto atendimento de clientes, com conforto e segurança, podem ser os pontos que diferenciam empreendimentos comerciais de sucesso, posicionando uma marca à frente dos concorrentes.