Os cursinhos preparatórios e suas especificidades
Para estudar em boas faculdades ou tentar entrar para o serviço público é preciso passar por provas específicas e muitas delas requerem um alto grau de preparação.
Neste sentido, existem os chamados cursos preparatórios ou mais popularmente conhecidos, cursinhos.
Os cursinhos preparatórios para vestibular ou para concursos ajudam no preparo de pessoas de diferentes idades sendo mais gerais ou mais específicos.
Este tipo de empreendimento vem sendo procurado cada vez mais por conta do aumento da concorrência, grau de dificuldade das questões e exigências maiores.
O cursinho pré vestibular ou preparatório de concursos não apenas tratam dos conteúdos dos editais, mas também técnicas de estudo, estratégias e segredos das provas para que a preparação ocorra de forma mais completa e segura.
Portanto, montar um cursinho preparatório pode ser bem lucrativo, mas para isto é necessário chamar a atenção para alguns aspectos como a valorização dos profissionais especializados como professores, que tem um método de ensino diferenciado e uma gestão empresarial focada em um ensino mais humano.
O que é preciso em um cursinho preparatório?
Um cursinho preparatório precisa de muito pouco para começar e ao mesmo tempo muita coisa.
Isto porque apesar do investimento em infraestrutura ser baixo em comparação com outros tipos de estabelecimento, a composição de profissionais do curso precisam ser altamente bem feitas.
Professores de qualidade oferecem aulas inovadoras, conteúdos bem elaborados que permitem que o aluno após a aula entre em uma cabine de estudo individual e consiga estudar com muito mais tranquilidade e eficiência.
Deste modo, investir nas equipes de professores é um fator-chave para que o empreendimento seja bem sucedido.
Para contratar professores de qualidade é preciso seguir indicações e também investir em professores novos que estão recém-formados.
Além de serem uma boa experiência para esses profissionais o cursinho sempre fica com “sangue novo” e com metodologias diferenciados.
Ofereçam também a eles a possibilidade de almoçarem ou se alimentarem com comida para empresas para que assim haja uma dedicação exclusiva.
O plano de ensino para os cursinhos
Um dos pontos mais importantes além dos profissionais é a metodologia na qual eles ensinarão.
Dependendo do público-alvo o plano de ensino tem que ser trabalho com firmeza e muito profissionalismo. Devem ser levados em conta os editais das provas e concursos, além dos conhecimentos prévios dos alunos.
Deste modo, existe alguns pontos que podem ser levados em consideração para a montagem de um plano de ensino eficiente, seja para um cursinho pequeno que está instalado em uma sala para palestra seja um cursinho grande, como:
- Quais são os temas principais?
- Referências práticas e teóricas;
- Recursos necessários (slides, internet, livros);
- Estratégias a serem usadas (exercícios, cases).
A dica é usar um check-list durante a montagem deste plano de ensino para que ele seja acompanhado de uma forma mais séria, e caso ocorra, sejam identificados as lacunas e então fechadas não prejudicando a aprendizagem.
Divulgação do seu curso
Qualquer negócio que queira estabelecer sua marca e desenvolver um bom relacionamento com clientes e futuros clientes precisa desenvolver estratégias de marketing e divulgação.
Esta etapa é muito importante para a prospecção dos seus clientes e para consolidar a marca na sociedade. Para isto existe uma série de estratégias como:
- Divulgação nas redes sociais;
- Anúncios em revistas, jornais e TV;
- Desconto especial para os inscritos;
- Divulgação nas redes socais;
- Realização de vídeos e texto para blogs.
Em alguns casos os cursos preparatórios podem emitir alguns certificados para atestar como especialização em currículos de profissionais diversos.
Cursinhos preparatórios online
Além da modalidade presencial os gestores podem apostar e investir na elaboração de um cursinho preparatório online. Este cursinho tem a premissa de seguir uma metodologia de EAD (Ensino à Distância) e oferecer o curso todo em vídeo aulas.
Essas vídeo aulas seguem um plano de ensino pré-definido e em alguns casos diferentes do presencial.
Além disso é usado diversos materiais de apoio como apostilas, slides, imagens e questionários que os alunos usem, ajudando na aprendizagem e trazendo resultados maiores.
As vantagens do cursinho online são variados como parcelas menores, entre outros.
Portanto, montar um cursinho preparatório presencial ou online precisa de professores e profissionais capacitados e uma metodologia estruturada de ensino para que os alunos consigam aprender e passar nas provas de concurso e vestibular.