Otimizar Delivery de Comida para Atender mais Clientes
Otimizar delivery de comida é essencial para que seja possível atender às necessidades do seu cliente, prestando um serviço de altíssima qualidade que seja capaz de fidelizar o público.
O delivery de comida veio para facilitar o dia a dia das pessoas, trazendo comodidade e praticidade em receber sua refeição no local desejado.
Mas para tornar a experiência do consumidor confortável e mais prática, os processos dentro do estabelecimento também precisam ser práticos e agilizados.
Afinal, por conta da correria você pode perde o controle, só que o seu cliente não pode ser atingido devido a esses imprevistos.
Por isso, é necessário procurar formas eficientes de otimizar delivery de comida, por exemplo, cuide da organização do seu negócio, tenha uma gestão eficiente e utilize todas as ferramentas ao seu favor.
Dicas para Otimizar delivery de comida
Logo, separamos algumas dicas incríveis para otimizar os processos desde do momento que o cliente entra em contato com você até obter o alimento em mãos.
1 – Tenha um sistema de delivery próprio
A marketplace de início aparenta ser um bom investimento, mas suas taxas podem pesar muito e o nível de concorrência também é altíssimo. Levando em consideração esses pontos, um sistema ou aplicativo de delivery é viável.
Com um sistema de delivery você controla de forma eficiente e segura todos os pedidos que chegam ao seu estabelecimento.
O sistema é capaz de otimizar a recepção do pedido até a cozinha, em outras palavras, no momento que você recebe o pedido, ele é direcionado automaticamente para cozinha.
Além disso, disponibiliza um cardápio online, podendo ser atualizado com facilidade sem ter custos extra.
Então, um sistema próprio é uma ferramenta poderosa para otimizar o delivery de comida. Afinal, você irá receber os pedidos, evitando que ocorram erros nas solicitações dos clientes, pois podem acontecer por telefone.
Já que, com o cardápio online do sistema próprio você pode personalizá-lo de acordo com as características da sua marca e, ainda, consegue coletar o feedback do cliente para saber se está proporcionando um bom atendimento e serviço.
2 – Monte seu Cardápio Digital
O cardápio digital é famoso pelo seu fácil manuseio, tanto para você quanto para o seu cliente.
Como já dito, você atualiza o cardápio quando quiser, alterando produto, preços e outras coisas.
Com isso, é possível criar um cardápio online com uma identidade visual atrativa, com um toque que só sua empresa tem, repleto de imagens reais e atrativas acompanhadas da descrição dos pratos.
Logo, o cliente consegue visualizar o seu cardápio digital e efetuar o pedido de forma simples e rápida.
Além de otimizar delivery de comida, estará otimizando a forma com que o cliente faz o pedido.
3 – Realize entregas rápidas
Com um sistema de delivery eficiente você ganha tempo no atendimento e preparo, mas não pode perdê-lo no processo de entrega.
Então, as entregas devem ser feitas rapidamente e mantendo os alimentos em boas condições de consumo.
Algumas ações podem tornar as entregas mais rápida como:
- Divida os pedidos por regiões, assim, cada entregador faz uma área;
- Conheça as rotas, os atalhos e as ruas com menor movimento;
- Cadastre o cliente para que a identificação da rota seja mais fácil.
4 – Conheça seu público por meio do cadastro do cliente
Para otimizar delivery de comida você precisa conhecer quem é o seu cliente e quais são suas necessidades.
Por isso, deve fazer uma análise do público que deseja atingir e os hábitos do consumidor, nesse momento, o cadastro do cliente será seu aliado.
Por meio do cadastro do cliente, você saberá qual é o prato que ele costuma pedir e com qual frequência, se pede sempre do trabalho ou de casa.
Essas informações servem de base para criar estratégias para atrair e fidelizar cada vez mais o cliente.
Por exemplo, o histórico do seu cliente servirá para criar promoções criativas, de acordo com as necessidades dele.
Portanto, o cadastro de cliente é importante na hora de otimizar delivery de comida, visto que, irá agilizar o atendimento e até mesmo a entrega.
5 – Venda por meio das Redes sociais
São bilhões de pessoas conectadas nas redes sociais, inclusive os seus clientes, por isso, o seu delivery de comida deve ter presença online em mídias digitais, como Facebook, Instagram e WhatsApp.
As redes sociais são bastante usadas nas estratégias de marketing digital, por serem meios fáceis de interação com cliente.
Além disso, nesses canais você pode apresentar os valores do seu delivery, os benefícios dos seus pratos e serviços, além de divulgar promoções e novidades.
Divulgue também fotos instigantes e reais dos seus pratos para chamar a atenção e conquistar os olhares.
São diversos conteúdos que você pode criar para seu público. Inclusive, divulgar e expor seu cardápio online pode ser uma boa opção, ou seja, você direciona seu cliente para seu delivery próprio, onde não tem concorrência nenhuma.
Portanto, se você utilizar os canais ao seu favor, irá atrair e conquistar os clientes. Consequentemente, irá aumentar as vendas do seu delivery de forma significativa.
Devo inserir o delivery de comida no marketplace?
O marketplace se trata de vários estabelecimentos vendendo seus produtos no mesmo lugar, como se fosse uma praça de alimentação online.
Anteriormente, citamos os pontos negativos da marketplace, que são suas taxas e alto nível de concorrência, mas para atingir novos clientes esses aplicativos podem ser uma boa saída.
Pois, terão presença online em meio a concorrência, podendo chamar a atenção do usuário para você.
Agora, para os clientes que já te conhecem, é interessante que você o direcione para o delivery próprio, afinal, lá o território é só seu, não tem nenhuma concorrência.
Logo, apostar ou não em uma marketplace depende do quanto você está disposto a investir.
Agora que você já conhece todas as práticas para otimizar o delivery, bora por tudo que aprendeu em ação? Sucesso para você!
Esse texto foi desenvolvido pela equipe do blog GrandChef, onde você encontra vários conteúdos esclarecedores e novidades do segmento alimentício.