Parceria comercial e importação de produtos
O transporte aéreo comercial é um importante modal em diversos segmentos, como turismo, segurança nacional e envio de cargas e produtos de pequeno, médio e grande porte para o mercado exterior.
Essa responsabilidade se deve às características primárias, como rapidez e economia de tempo mesmo em deslocamento entre dois pontos muito distantes, mesmo com toda a estrutura rodoviária presente em território nacional e as fronteiras com países importantes na parceria comercial.
De olho nesse mercado, empresas se especializam em diferentes serviços que podem ser oferecidos para o setor da aviação, promovendo benefícios e quebrando barreiras comerciais.
Higienização de aeronave garante qualidade
As empresas de logística passaram a investir em aeronaves de tamanhos diferenciados, atendendo às necessidades de várias empresas que enxergaram na exportação uma forma de ampliar o comércio e a produção de mercadorias nacionais.
Vale um parênteses lembrar que o setor de táxi aéreo já está consolidado no país, levando pessoas entre cidades e estados em um curto espaço de tempo, logo, aviões de pequenos porte, para até doze passageiros, por exemplo, precisam estar com a limpeza interna de aeronaves totalmente higienizada.
As empresas que trabalham nesse setor especificamente atendem casos graves de pacientes, transporte de órgãos humanos para transplante, além de políticos, celebridades, cantores e artistas com apresentação em diferentes pontos do país.
Voltando à logística, os empreendedores perceberam uma brecha em que poderiam investir mão de obra especializada e equipamentos voltados para serviços que atendem esse setor de forma exclusiva.
Dessa forma é possível encontrar uma empresa de limpeza de aeronaves que atende às áreas segmentadas desse setor, como transporte de cargas, vôos comerciais e táxi aéreo, higienizando não só aviões, mas também helicópteros, já que grande parte da frota está em território nacional.
Comércio exterior é abrangente e interessado
Os empresários brasileiros passaram a enxergar além das fronteiras e passaram a aportar em território estrangeiro, levando os produtos nacionais para serem consumidos em em outros países.
Com isso, as cargas para argentina passaram a fazer parte da logística de empresas brasileiras, com exportação de alimentos, bens de consumo e produtos industrializados dos mais diversos setores fazendo parte de cardápio variado em restaurantes, lojas, supermercados e demais pontos de venda do outro lado dos limites territoriais.
Apesar da facilidade de acesso pelas rodovias que cortam o país se estenderem até o lado argentino, muitas empresas passaram a utilizar o transporte aéreo como uma forma de entregar os produtos em um tempo curto, garantindo a qualidade empregada no processo de fabricação também na logística comercial.
As parcerias entre empresários brasileiros e argentinos se fortaleceram, com apoio dos poderes públicos federativos de ambos os países.
O transporte internacional argentina é facilitado, com a união de dados cadastrais em sistemas integrados, garantindo os pagamentos de taxas e impostos de forma compartilhada.
O importante é que os produtos cheguem
A competitividade também proporcionou benefícios para todos os envolvidos, já que os serviços passaram a ser válidos entre fronteiras, integrando os negócios de diferentes formas, inclusive na mão de obra empregada nas regiões interessadas.
A troca comercial permite que uma transportadora argentina entre no Brasil, desde que esteja tudo devidamente regularizado, de acordo com as normas regulamentadoras estabelecidas entre os dois países.
Os veículos podem transitar por território nacional com a documentação válida, tanto para caminhões, quanto para navios e aviões.
Da mesma forma, as empresas que trabalham com logística integrada entre empresas nacionais e internacionais passaram a levar as mercadorias para o exterior.
O custo de serviço de uma transportadora para argentina pode ter o custo reduzido, caso o frete seja dividido com empresas parceiras, reduzindo a burocracia e aumentando a produtividade e comercialização entre países.
Todo o mercado internacional é importante para setor comercial brasileiro, desde que o produto chegue ao destino de forma correta.
Os produtos fabricados em território nacional contam com boa aceitação no comércio exterior por diversos fatores, e para os empresários isso é ainda mais significativo, pois agrega valor às mercadorias, além de:
- Diversificar o mercado;
- Aumentar a produtividade;
- Fidelização de novos clientes;
- Incentivos fiscais nacionais e internacionais.
Para o desenvolvimento comercial dos negócios, o mercado exterior se torna interessante e passa a fazer parte de decisões estratégicas empresariais.
O reforço na qualidade é implementado, elevando os produtos a níveis internacionais, onde a competitividade é maior e a expansão é consequência.
Dessa forma, as parcerias com empresas de logística internacional se torna imprescindível, com a aviação fazendo parte de rotas internacionais não só para um país, mas para toda a América Latina e outros blocos econômicos com interesse nos produtos nacionais.