Plantão de cuidadores de idosos, quais as regras a seguir?

by redator 0 Comments
Plantão de cuidadores de idosos, quais as regras a seguir?
Plantão de cuidadores de idosos, quais as regras a seguir?

O número de cuidadores de idosos está crescendo bastante, assim como a profissão em si, porque a quantidade de pessoas de idade aumentou muito. Além desse fato, também diminuiu a natalidade, assim como a quantidade de familiares que poderiam olhar.

Dessa forma, a necessidade está em alta. Mas o cuidador deve saber as regras de como cuidar de uma pessoa em seu plantão de trabalho. Por isso, muitos cursos online são feitos para atingir esse público, então veremos como são as regras para essa essa função

Plantão de cuidadores de idosos, quais as regras a seguir?

Cuidar de pessoas exige bastante responsabilidade e atenção, mas, além disso, alguns outros pontos também são necessários. Para facilitar o seu entendimento sobre o tema, separamos alguns itens importantes, confira!

O que diz a lei?

A lei referente ao cuidador de idoso diz que ele é aquele que cuida de uma pessoa ao ponto de dar um suporte de tal modo que ela possa realizar as suas atividades em casa sem precisar ter que sair para ter assistência.

Normalmente muitos familiares pela falta de tempo e outros motivos colocam o idoso num asilo ou casa de repouso. Esse tipo de trabalho está na Lei Complementar nº 150/2015, onde existem garantias para o cuidador, por exemplo:

  • Jornada de trabalho de 8 horas por dia e 44 horas semanais;
  • Jornada de 12 x 36;
  • Controle por meio de folha ponto;
  • Férias após 12 meses de contrato;
  • Férias proporcionais em caso de rescisão antes de um ano;
  • Seguro-desemprego e aviso prévio;
  • Descanso remunerado aos domingos e feriados ou outro dia escolhido;
  • Vale-transporte;
  • Vale-refeição;
  • Licença maternidade;
  • Licença paternidade;
  • Salário mínimo;
  • Carteira assinada.

Todos os pontos podem ser conferidos entre contratante e contratado, para evitar possíveis problemas no futuro.

Cálculo da hora de descanso

O cuidador de idoso precisa de sua hora de descanso como qualquer outro trabalho.Para começar a fazer o cálculo, é importante que você saiba que todo o serviço onde uma pessoa fica trabalhando em uma casa, está enquadrado na PEC das domésticas.

Dessa forma, a PEC determina que se a pessoa trabalhar mais de 6h por dia, tem o dinheiro de pelo menos 1h de descanso, se não houver isso, esse horário deverá ser incluído como um hora extra.

Quando o cuidador de idoso mora dentro da casa da pessoa, ela tem direito de descanso de pelo menos 1h mas com o limite de 4h por dia, porque são contados dois turnos.

Se o cuidador exerce um trabalho inferior a 4h, ele não tem direito a um descanso, mas se ele estiver acima disso, tem pelo menos 15 minutos.

Como fazer a definição de turnos

Esse ponto aqui dependerá da quantidade de pessoas que trabalham no cuidado do idoso, dessa forma poderá ser bem definido cada turno, bem como calculado os adicionais noturnos, que serão de 20% para aqueles que ficarem à noite.

O adicional é exigido pela lei para todo o trabalhador que estende o seu horário acima das 22h indo até às 6 da manhã. Veja como ficaria a situação:

4 cuidadores com escala 12/36 horas. Essa opção não necessita pagar hora extra, então, é considerada a melhor delas. Além disso, ela ajuda o idoso a ser cuidado 24h por dia.             

3 cuidadores e 1 diarista para o domingo. 1- das 6h às 14h , 2- das 14h às 22h, 3- das 22h às 6h (com adicional noturno de 20%).

Além desses aqui, existem outras formas e com outros tipos de regras para seguir, então é importante ser analisado todas elas para que assim possa ter melhor compreensão de cada uma, por exemplo, em cursos online.

Cálculo de adicional noturno de cuidador de idosos

O adicional noturno, como já foi dito, é de 20%, e o modo como é calculado é necessário que seja muito bem compreendido. O primeiro ponto para entender é que uma hora noturna corresponde a 52 minutos e 30 segundos.

Para você ter uma ideia de como é para fazer esse cálculo, tome como exemplo a jornada 12/36 que trabalha 12h e o período noturno se estende das 22h às 5h. Considerando que as jornadas mista são contadas depois da 5h, que dará 1h e terá adicionais.

Veja um exemplo:

Entrada às 19h e saída às 7h: levando em consideração o adicional das  22h às 7h, sendo que das 22h às 5 da manhã a hora é contada como 52,5 minutos onde são 8 horas consideradas, das 5h às 7h a hora tem 60 minutos.

Com esse exemplo é possível calcular o adicional noturno, ou seja, é só somar todos os minutos de horas que são contadas como 52,5 e dividindo por 60.

Deve haver um bom controle do turno de cuidador de idoso

Quanto melhor as regras forem seguidas, melhor fica o controle de horário, ajudando a diminuir problemas desnecessários. Quando um familiar busca um cuidador para o idoso é porque ele deseja que o seu familiar fique ligado à família.

Ele normalmente não vai fazer nenhum controle das pessoas que estarão ali cuidando dele, para isso é bom ter alguém da família que possa fazer isso. Então aplicativos ajudam no controle de toda essa situação.

Ou seja, o familiar poderá saber se nas trocas dos turnos houve algum momento que o idoso ficou sem alguém ao lado dele, ou se há alguma hora extra a ser paga.

Aplicativos também ajudam a calcular todos os pontos importantes, para que assim os pagamentos possam ser executados sem nenhum erro. Isso é possível devido a um sistema de cálculo automático, permitindo colocar informações extremamente necessárias. 

Conclusão

Seguir todas as regras com relação ao cuidar de um idoso é muito importante para que tudo que for feito se conduza de maneira certa e esteja de acordo com a lei. O plantão deve ser muito bem respeitado.

Todos os cálculos devem ser feitos de um jeito que tudo fique detalhado, para que assim as regras sejam cumpridas e não venha a ter nenhum tipo de imprevisto no final.

Diante de tudo que foi apresentado, é notado que o idoso tem que ser bem cuidado, dessa forma, o profissional deve ser muito bem escolhido, além de receber tudo que tem direito diante da lei.

Um curso de cuidador de idosos ajudará você a conhecer mais detalhadamente as regras e como deve ser o trabalho, então invista agora mesmo e aproveite a oportunidade. No mais é isso, qualquer dúvida estamos à disposição!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.