Por que as empresas estão investindo tanto em benefícios flexíveis?

Por que as empresas estão investindo tanto em benefícios flexíveis?

Entenda porque algumas empresas estão optando por benefícios flexíveis, o que são, quais são e como implementar este novo modelo de pacote de benefícios. Boa leitura!

As empresas estão sempre em busca de benefícios que possam agradar e motivar os seus colaboradores, serem economicamente positivos e que produzam resultados satisfatórios para a produtividade da equipe atingir seu máximo potencial. 

No entanto, existe uma dificuldade no momento de escolher quais serão os benefícios adotados pela companhia, quais agradarão a maioria dos funcionários e quais possuem uma gestão descomplicada para não gerar mais dificuldades.

A pesquisa HR Trends – Benefícios Corporativos no Brasil avaliou 614 empresas nacionais e multinacionais, que afirmaram, com relação ao pacote de benefícios de mais de 1,2 milhões de funcionários, que o mais difícil no mercado é conseguir suprir as necessidades de cada um dos colaboradores. 

Essa dificuldade é ainda maior em empresas de grande porte, com milhares de funcionários, pois é extremamente complicado encontrar uma alternativa que agrade a todos e satisfaça as demandas de todos os colaboradores ao mesmo tempo.

Assim, cada vez mais empresas vêm optando por oferecer os chamados benefícios flexíveis, buscando mais autonomia aos trabalhadores e uma forma de motivar a equipe, manter os talentos e evitar o absenteísmo. 

Confira abaixo o que são benefícios flexíveis e entenda porque eles estão sendo cada dia mais adotados pelas grandes organizações.

O que são benefícios flexíveis?

Os benefícios flexíveis buscam oferecer ao colaborador um poder de escolha em relação aos benefícios corporativos que recebem da empresa, de acordo com a preferência individual de cada um. 

Dessa forma, é possível personalizar o pacote de benefícios, em conformidade com itens que são mais adequados às necessidades e estilo de vida de cada pessoa, aumentando a taxa de satisfação dos colaboradores.

Para a empresa, esse tipo de benefício aumenta o bem-estar e a motivação dos funcionários, propiciando o ganho de produtividade e maiores resultados alcançados.

O desafio está em disponibilizar pacotes de benefícios que possuam o mesmo valor, pois todos os funcionários precisam ganhar de forma equivalente, mesmo que os benefícios sejam distintos. 

Diferente dos benefícios fixos, que são direitos dos trabalhadores, por lei, como vale-transporte, férias, 13º salário, licença-maternidade, entre outros, os benefícios flexíveis não são obrigatórios e cabe a cada empresa a escolha de oferecê-los ou não, além da decisão de quais benefícios dispor. 

 

Quais as vantagens dos benefícios flexíveis?

Como já citado, os benefícios flexíveis permitem uma maior autonomia para que o colaborador possa ser mais ativo na escolha dos pacotes que irão fazer parte de sua vida e atender melhor suas necessidades.

Além disso, tais benefícios auxiliam o RH quando existem diferentes gerações trabalhando em um mesmo ambiente, em diferentes estágios da vida, com gostos, necessidades e comportamentos distintos, o que dificulta a adoção de um único benefício fixo. 

A adoção de uma política de benefícios adaptáveis mostra que a empresa está disposta a investir para garantir o bem-estar de seus colaboradores, além de estar aberta a novas formas de oferecer tais benefícios, de maneira que seja mais vantajosa para todos os envolvidos.

Este pode ser um ótimo diferencial competitivo para a empresa, por fazer parte de uma inovação que coloca a satisfação do funcionário como prioridade, resultando na atração e retenção de profissionais valiosos no mercado de trabalho e que farão a diferença na equipe. 

Os planos flexíveis também ajudam os empregadores a estabelecer um orçamento, por permitir que seja fixado exatamente o valor a ser gasto para cada funcionário, tornando-se uma despesa constante e esperada para a empresa.

Funcionários satisfeitos, motivados e engajados sempre promovem grandes resultados benéficos para as empresas e, consequentemente, para a produtividade e lucratividade do negócio. 

 

Quais são os benefícios flexíveis possíveis?

Para saber quais benefícios flexíveis oferecer em sua empresa, confira abaixo alguns dos mais comuns.

 

Cartões Flexíveis 

Um dos benefícios mais escolhidos, os cartões flexíveis podem ser contratados por empresas terceiras para oferecer, através de um único cartão, diversos benefícios, como Vale Refeição, Vale Alimentação, Vale Transporte, Vale Farmácia, Vale Cultura, entre outros. 

Este cartão possui a vantagem de não precisar ser utilizado exclusivamente em um tipo de estabelecimentos, possibilitando ao funcionário a utilização do valor onde a necessidade for maior.

 

Vale-Combustível  

Uma boa opção para oferecer aos colaboradores que se deslocam até a empresa utilizando veículo próprio, a fim de evitar o transporte público, o vale-combustível pode ser escolhido no lugar do vale-transporte.

 

Auxílio-Educação

A maior parte das empresas já consideram a educação dos funcionários como um investimento no capital humano, através de auxílios que ajudam a custear cursos online, especializações, aulas de idioma, bolsas de graduação, entre outros. 

Assim, essa é uma ótima opção para incentivar o desenvolvimento educacional dos funcionários e promover a evolução pessoal e profissional do trabalhador que deseja se especializar.

 

Previdência Privada

Alguns trabalhadores brasileiros preferem optar por não depender exclusivamente da previdência pública do país e esse benefício é uma ótima opção, por atender funcionários de todas as gerações.

 

Gympass 

Uma das opções que buscam melhorar e promover a qualidade de vida dos empregados, essa vantagem possui parceria com mais de 50 mil academias espalhadas pelo Brasil.

O Gympass permite que o beneficiado usufrua de yoga, meditação, musculação, dança, pilates e outras modalidades de atividades físicas por um preço bem abaixo da tabela, graças à parceria com a empresa. 

 

Auxílio-creche ou auxílio-babá

Outro benefício que pode fazer a diferença na vida de pais de crianças pequenas, mas não é necessário para pessoas com filhos adultos ou sem filhos, esse auxílio é um diferencial importante para algumas famílias.

Com o auxílio-creche ou babá, os pais conseguem ficar mais tranquilos em relação ao cuidado dos filhos e se dedicarem mais às suas funções no trabalho.

 

Como implementar os benefícios flexíveis?

A política desses benefícios pode ser implantada a qualquer momento, mas deve ser realizado um estudo do RH, juntamente à contabilidade para averiguar os custos e vantagens, além do momento ideal.

À princípio, seria interessante realizar uma pesquisa de satisfação da empresa, principalmente se já houver algum plano de benefícios estabelecido, para ter um vislumbre de como esse plano é aceito pelos funcionários, se gostariam de realizar uma mudança ou não. 

Dependendo do resultado da pesquisa, pode ser que não valha a pena implementar um plano de benefícios diferente, pois exige tempo, dinheiro e, muitas vezes, a introdução de tecnologias à parte para a gestão.

A gestão de pessoas também precisa estar alinhada às leis que determinam os benefícios obrigatórios por lei e averiguar se o modelo de benefícios flexíveis irá agregar aos fixos de forma vantajosa à empresa.

Se a decisão for tomada, será necessário uma pesquisa do RH para decidir quais opções de benefícios irão ser dispostas aos funcionários, o que pode ser decidido com base na pesquisa mencionada, que ajuda a conhecer as reais necessidades dos colaboradores.

Depois de decidir os benefícios, será preciso encontrar fornecedores que estejam alinhados à visão da empresa e ofereçam a prestação de serviços e gestão de benefícios da forma mais adequada. 

Os benefícios flexíveis podem ser o fator que determina se uma empresa é mais ou menos atraente para os talentos do mercado, além de garantir a motivação dos colaboradores e proporcionar um incentivo inovador.