Por que investir em saúde ocupacional na sua empresa?
As empresas funcionam com o apoio e trabalho diário dos colaboradores que compõem sua estrutura. Por isso, as companhias, de grande ou pequeno porte, precisam investir em programas de saúde ocupacional que incentivem o cuidado médico regular.
Você já deve ter passado por uma situação na qual precisou lidar com a redução da equipe, certo? Essa baixa poderia ter sido evitada com acompanhamento médico, ou até mesmo com ações efetivas de segurança no trabalho?
É fundamental fazer essas perguntas e, se a resposta for afirmativa, implementar programas que facilitem consultas médicas e protejam os colaboradores, diminuindo os riscos de afastamento, além de incentivar o bem-estar da equipe. Saiba mais!
Colaboradores saudáveis geram resultados
Os problemas de saúde podem chegar sem qualquer aviso, mas, em alguns casos, as enfermidades evoluem gradativamente para estados que requerem atenção e repouso maiores. Desse modo, o afastamento das atividades é uma alternativa para o tratamento.
A empresa deve respeitar a indicação feita pelo médico e conceder os dias de repouso ao colaborador. Mas, por que não oferecer caminhos que ajudem no tratamento efetivo da doença antes que ela evolua para algo mais grave? Esse é um dos objetivos da saúde ocupacional.
O tratamento pode ser feito com uma equipe especializada, que indique medicamentos e terapias que combatam a enfermidade. Assim, as chances de afastamentos são menores. Além disso, trabalhadores saudáveis têm disposição para efetuar as tarefas da empresa com maior qualidade.
Ou seja, os atendimentos preventivos realizados pelos programas de saúde ocupacional acabam sendo um investimento a longo prazo para ter uma equipe saudável. Eles vão gerar um custo para o orçamento da empresa, mas é possível diminuir a ausência do seu time.
Problemas de saúde vão além da área física
A saúde abrange diferentes áreas que requerem cuidado e acompanhamento constante. Hoje, por exemplo, o número de pessoas com problemas relacionados à saúde mental é maior, por conta do isolamento social desencadeado pela pandemia.
Então, as empresas devem entender que, mesmo não aparentando os problemas físicos de saúde, os colaboradores podem ter que lidar com outras enfermidades internas não aparentes por quem observa de fora.
O apoio psicológico e mental é fundamental para tratar diagnósticos de depressão, ansiedade e outros desgastes, característicos da Síndrome de Burnout. Os profissionais que trabalham com saúde ocupacional podem ajudar a cuidar dos trabalhadores nesses casos.
Vale ressaltar que as doenças diagnosticadas pelos médicos precisam ser reconhecidas pela empresa que, por sua vez, deve afastar o colaborador para que ele faça o tratamento da doença se houver a necessidade.
Mesmo que os serviços de saúde ocupacional façam parte dos benefícios concedidos pelas empresas, o colaborador tem o direito ao sigilo de consultas e precisa receber diagnósticos imparciais.
Investir na saúde ocupacional é fundamental!
Os programas de saúde ocupacional também são vantajosos para as próprias empresas. Os exames admissionais e demissionais podem ser feitos pelo setor e agilizar os processos internos de contratação e desligamento, pois a companhia tem uma equipe à disposição.
Algumas funções exigem exames específicos para que o colaborador assuma o cargo e execute as tarefas da melhor forma. Ter uma equipe médica preparada contribui para conseguir serviços com melhor custo-benefício.
Sua empresa possui serviços de saúde ocupacional para os colaboradores? Comente abaixo!
Artigo escrito por Leandro Oliveira, redator da MadeinWeb.