Qual a comunicação visual ideal para restaurantes?
A comunicação visual vem se destacando na indústria nos últimos anos, com várias empresas dando alta atenção para esse quesito e investindo pesado no marketing. Vale destacar que essas ações de comunicação podem ir desde o conjunto de cores até os uniformes e toda a decoração do ambiente.
Nos restaurantes isso é ainda mais vivo, pois é importante despertar o desejo visual no seu cliente. É comprovado que as cores são ligadas a emoções e, assim, certas cores podem causar sensações como paz, raiva e até mesmo a principal chave para restaurantes: a fome.
Confira no artigo a seguir alguns pontos para uma comunicação visual realmente efetiva e que é possível adotar para o seu negócio.
Investindo no visual dos funcionários
Mais do que o próprio local, os colaboradores são a peça fundamental de qualquer negócio e entram de forma ativa na relação com a comunicação visual do restaurante.
O ponto chave aqui é investir de forma adequada nos uniformes e suas cores. Vamos entender um pouco melhor sobre certas medidas em que é possível trabalhar a comunicação visual.
1. Representatividade orgânica
Esse ponto é o casamento entre todo o marketing orgânico (feito de pessoa para pessoa) em que opta pelo seu negócio. É possível neste ponto escolher entre:
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Banners;
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Folders;
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Placas;
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Embalagens personalizadas.
Mas aqui, a atenção é para outro material que é muito útil para seu negócio: o cartão de visita. Esse cartão é feito para apresentar o seu restaurante de forma rápida, eficaz e para que seja guardado para o cliente realizar a consulta.
O marketing orgânico fornecido por esse cartão é claro, uma vez que é de fácil transição entre pessoas.
Deve ser sempre feito de forma elegante, limpa e que contenha as principais cores do local. É recomendado ainda fazer o cartão de pvc para manter um padrão de qualidade do material.
No uso de cartões é importante também focar em detalhes de forma rápida, destacar os principais itens do cardápio e o valor, fazendo assim com que o cliente entenda melhor a média de preço do local e as especialidades.
Em caso em que é preciso passar uma gama maior de informações a dica é usar os folders, esse item contém mais espaço e pode informar até uma lista de pratos e especiarias. O folder geralmente é feito em um papel com encapamento de plástico.
2. Identificação como ponto forte
Uma opção que tem sido muito adotada por restaurantes é o uso de crachás para identificação.
Nesse sentido, é possível achar no mercado um modelo de crachá que se encaixe no seu negócio. Os benefícios de adotar essa ferramenta são muitos, dentre eles um dos mais importantes é a administração da parte interna do estabelecimento, fazendo com que seja rápido identificar alguém circulando nas áreas internas sem permissão.
Da mesma forma é possível destacar que outro benefício é a aproximação dos clientes com os atendentes por meio de uma fácil identificação, criando um laço de proximidade.
Vale ressaltar que o crachá deve ser sempre feito pensando no visual de todo o ambiente.
Usando as cores
Como já abordado aqui, cores tem o poder de despertar uma espécie de “sugestão” para as pessoas. Desse modo, é importante se atentar em qual paleta de cores irá usar no seu ambiente para que transmita os valores do seu negócio de forma correta.
Entre as representações mais clássicas das cores é possível citar::
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Branco: paz, divindade e infância;
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Preto: melancolia, dor e tristeza;
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Azul: verdade, serenidade e confiança;
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Amarelo: conforto, esperança e iluminação.
Existem ainda software para restaurantes que informam sobre as melhores cores para se optar em certas ocasiões.
A cor mais aconselhada para ambientes alimentícios é a vermelha, por trazer uma sensação de fome, de anseio e que, se bem trabalhada, pode agregar um valor a mais para restaurantes.
Esse software pode ainda auxiliá-lo na administração do local, possibilitando controlar os itens que estão em estoque, valores de entrada e saída, alimentos próximos da validade, entre outros fatores.
Com ele é ainda possível controlar o horário e acessos dos colaboradores do local além dos pagamentos corretos.
Sem dúvidas investir no visual é crucial. Uma das possibilidades para se editar no seu negócio para obter uma identidade visual mais concisa é a letra caixa, que normalmente compõem a fachada de lugares e, em alguns casos, faz parte da decoração interna.
Esse produto faz parte da comunicação visual direta, afinal são letras que passam uma mensagem clara, é um tipo de comunicação que vale muito a pena usar, não só para comunicação direta mas também para compor um visual mais elegante. Para isso é possível optar pelo uso da letra caixa acrílico.