Como construir um relacionamento digital com o Cliente?
Use a tecnologia ao seu favor para manter um bom relacionamento digital com o seu cliente. Visto que é essencial que você transforme o cliente em um verdadeiro fã da sua marca.
A internet possibilita que as pessoas se mantenham conectadas umas as outras, indo além do contato físico.
É fato que o alcance no mundo digital é grande, as pessoas compram, comunicam-se e se relacionam de forma virtual.
Por isso, é preciso que seu restaurante tenha presença digital, colocando-se à disposição do cliente em qualquer momento.
Logo, existem estratégias capazes de melhorar o relacionamento digital, consequentemente, resultando no crescimento do seu negócio.
Como funciona o relacionamento digital?
Relacionamento digital é uma forma de criar um vínculo entre sua marca e o cliente.
Esse vínculo não se limita as vendas no o e-commerce, esse relacionamento é construído por meio de estratégias do marketing de relacionamento, no qual levam tempo para proporcionar resultados.
Então, relacionamento com o cliente é o resultado do mundo virtual, que afetou diretamente a forma das pessoas consumirem.
Portanto, a internet se tornou um caminho para a construção de uma relação forte e promissora com os clientes.
Qual a importância de construir um relacionamento digital com cliente?
O comércio digital também conhecido como e-commerce, fortaleceu-se com a pandemia e vem dominando o mercado.
Você precisa ser visto, então, use a tecnologia ao seu favor para atingir um maior número de pessoas ao mesmo tempo.
Além disso, ao interagir com público, naturalmente, as pessoas se identificam com marca, criando o vínculo.
O aumento da afinidade com a marca, está relacionado com marketing de relacionamento (adiante explicaremos melhor sobre o assunto).
O ambiente digital possibilita o contato íntimo entre o cliente e a marca, afinal, o estabelecimento realiza uma postagem ou manda um mensagem e tem um retorno imediato da clientela.
Ou seja, o cliente consegue comentar, questionar, reclamar e dar a opinião. O fato é que essa interação constante faz com que as pessoas criem um elo, passando a admirar a marca e se tornando um fã.
Portanto, você deve dar atenção para o cliente, ouvindo e atendendo suas expectativas, necessidades e frustrações, sendo uma estratégia eficaz para fidelizar os clientes.
Marketing de Relacionamento
Marketing de Relacionamento é o conjunto de estratégias a fim de construir e propagar a marca, fidelizar e criar autoridade no mercado.
O objetivo principal é conquistar e fidelizar o cliente, além de transformar o público em defensores e divulgadores da sua marca, ou seja, estimula as pessoas a adquirirem seus produtos/serviços.
Confira algumas práticas para garantir o sucesso da sua estratégia de marketing de relacionamento são:
- Conheça os clientes e seus hábitos, características, etc;
- Comunique-se de forma personalizada;
- Ações para incentivar o retorno do cliente, com brinde, desconto ou sorteio;
- Trabalhe o pós venda, não esqueça do cliente depois da compra;
- Monitore os resultados, colete o feedback do cliente e descubra o caminho;
- Aposte nos canais que seu público utiliza, como Facebook e Instagram.
Ações para manter um bom relacionamento digital com seu público
Separamos estratégias eficazes para que você consiga conquistar a clientela. As principais dicas são:
1- Melhore o atendimento do seu estabelecimento
Para que o cliente tenha uma boa experiência, no mínimo, ele deve ser bem atendido. Mas para agradar os clientes, é preciso investir e educar os seus colaboradores.
Profissionais engajados e motivados são capazes de realizar um bom atendimento, tratando cada cliente de acordo com sua particularidade. Afinal, você não vai oferecer carne para um vegetariano.
Logo, uma boa forma de diagnosticar o seu atendimento é coletar o feedback do cliente, assim, saberá quais serão os pontos que devem ser melhorados.
2- Tenha vários canais de comunicação com o cliente
É crucial que você tenha disponibilidade, ou seja, o cliente deve ter facilidade de encontrar você.
Por isso, crie um perfil para seu estabelecimento nas redes sociais, tenha site próprio, delivery e outros meios de comunicação.
Todos os canais são meios de se comunicar e interagir com o público para que seja possível criar um elo entre o cliente e marca.
Além disso, você consegue divulgar pratos, promoções, sua identidade e, ainda, coletar o feedback do cliente.
3- Elabore um cardápio atrativo
É fato que, na maioria das vezes saboreamos algo primeiro com os olhos, por isso, o seu cardápio deve ser atrativo para que seja capaz de despertar desejos.
O cardápio é um ponto de fidelização dos clientes, então, não limite esforços na criação.
Além de uma cozinha, alimentos e atendimento de qualidade é preciso ter um cardápio à altura, visto que, o cardápio é apresentação do seu negócio e afeta diretamente nas vendas.
A tecnologia transformou a forma de trabalho desde o relacionamento com cliente até nos equipamentos.
Por exemplo, as coisas estão sendo automatizadas e o cardápio digital ganhou espaço trazendo autonomia ao público. O cliente vivencia uma experiência única e se surpreendendo com a modernidade.
Atualmente, com a pandemia, o cardápio digital por QR code vem sendo uma boa saída para redução de gasto e prevenção, pois evita contato entre garçom e cliente ao realizar pedido.
Portanto, se deseja criar um cardápio atrativo o GrandChef pode ser uma boa saída.
O GrandChef é um sistema de gestão completo, especializado em estabelecimentos gastronômico, onde você consegue elaborar um cardápio com fotos atraentes, descrição e com envio automático do pedido para cozinha.
Não há dúvida que o cliente é seu bem mais precioso, então, sempre crie ações para manter um bom relacionamento.
Esse texto foi desenvolvido pela equipe do blog GrandChef, onde você encontra vários conteúdos esclarecedores e novidades do segmento alimentício.